Em sala de aula

Professor, é muito produtivo trabalhar com hipercontos em sala de aula, pois os alunos adoram atividades em laboratórios de informática, e essa é uma atividade lúdica que também trabalha com habilidades de leitura.

Talvez por isso o projeto Hiperconto tem sido citado em livros didiáticos e acadêmicos, como o livro "Multiletramentos na escola", organizado por Roxane Rojo e Eduardo Moura.

Algumas sugestões de trabalhos com seus alunos:

  • Interpretação textual: oriente cada aluno a fazer o percurso que quiser, mas anotar suas escolhas. Depois, em grupos, reflita sobre o motivo de o autor ter escolhido aquele final para aquele percurso. Você perceberá que cada final tem relação com o caminho escolhido: por exemplo, as escolhas mais intempestivas provocarão um final mais violento;
  • Conhecimento literário: "Um estudo em vermelho" é um texto que faz diversas referências a clássicas histórias de detetive de Sherlock Holmes e Edgar Allan Poe. Você pode pedir para seus alunos pesquisarem sobre outros livros e autores policiais, bem como fazer uma relação com o sucesso desse gênero no cinema.
  • Criação de um hiperconto coletivo: depois de a turma conhecer o hiperconto, você pode pedir que os alunos criem uma história e deixem a indicação de duas continuações possíveis. Num segundo momento, eles se reúnem em duplas, escolhem uma das histórias e cada um escreve uma continuação, deixando outras duas possibilidades. Assim sucessivamente até a turma ter uma única história com a participação de diversos alunos.


Hiperconto é citado em livro acadêmico

O projeto Hiperconto tem sido citado em livros didáticos e acadêmicos. Confira clicando nas imagens abaixo:


ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p. > comprar