Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Escola de Teatro

 

 Programação Escola 2017

OFICINA DE TEATRO – PALAVRA, GESTO E AÇÃO

Ministrante: Patsy Cecato

CARGA HORÁRIA – 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

DE 09 DE AGOSTO A 29 DE NOVEMBRO – QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

SALA 501 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

Objetivos:

Desenvolvimento da criatividade, do carisma, da expressão e da imagem pessoal construindo, assim, uma performance mais completa do atuador (seja para utilização no teatro ou em outras áreas específicas onde os elementos acima sejam ferramentas fundamentais). Traçar um panorama da arte de representar e o ambiente, as circunstâncias e as influências que envolvem o ato. Um passeio pelo cantar, dançar, escrever, inventar, improvisar, enfim criar uma expressão de si mesmo. Uma experiência bastante intensa, reveladora e cheia de possibilidades.

 

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

09/8

06/9

04/10

01/11

16/8

13/9

11/10

08/11

23/8

20/9

18/10

22/11

30/8

27/9

25/10

29/11

       

 

 

Programa:

Sensibilização – respiração e treino corporal.

Criatividade – criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e contracenação.

Criação do texto curto – prática de criação de perfis, minicontos e minicrônicas.

Interpretação -  texto improvisação e performance do ator

Conceito – Informações e discussão sobre conceito estético, tendências, movimentos artísticos, orientação sobre o consumo de arte.

 

Técnica Pedagógica:

Fase1: Trabalho corporal utilizando as técnicas de aquecimento muscular, alongamento e trabalho respiratório.

Fase 2: Trabalho de Sensibilização e Criatividade utilizando estímulos de textos poeticos e musica.

Fase 3: Através de jogos de cena, ilustrar os conceitos de tempo/espaço, foco, contracenação.

Fase 4: Através de motes induzir a escrita de micro textos

Fase 5: Utilizar o material de textos produzidos em aula e gerar cenas onde serão exercitados todos os conceitos vistos nas etapas anteriores.

Fase 6: Encaminhar e orientar a discussão de conceitos estéticos, de tendências, movimentos artísticos e consumo de arte.

 

Currículo da Orientadora:

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa PPGL PUCRS. Administra o Complexo Criativo Cômica Cultural – produtora e escola de teatro, vídeo e literatura. É co-autora das peças SE MEU PONTO G FALASSE (1997), O MISTÉRIO DA CALÇA AZUL-MARINHO (2000), (com Júlio Conte e Heloísa Migliavacca). Recebeu o PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA – EDIÇÃO 1999 - CATEGORIA DRAMATURGIA por SE MEU PONTO G FALASSE – WS Editor. É autora da peça Hotel Rosa-Flor HOTEL ROSA-FLOR (1996) editada pelo Instituto Estadual do Livro dentro da coleção Dramaturgia Gaúcha e contemplada com o Prêmio de Montagem Myriam Muniz 2006. Como autora e diretora, destaca MANUAL PRÁTICO DA MULHER MODERNA (2002), NO RITMO DO AMOR (1992/2003), MULHERES PESSEGUEIRO – Texto contemplado com a Bolsa de Criação Artística – Categoria Dramaturgia da Funarte, edição 2008 e ORÁCULOS. É roteirista do curta-metragem A BREVE HISTÓRIA DE CÂNDIDO SAMPAIO (2000) produzido pela Nova Bossa com direção de Pedro Carvana, e do curta-metragem DONDORLEI, adaptação do conto Dondorlei e o Cometa de Fernando Neugbarth. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem GOSTO.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

- O TEATRO DE ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE (Hamilton vaz Pereira, PerfeitoFortuna e Evandro Mesquita)- R.J.

- IMPROVISAÇÃO NO JOGO DO ATOR (Márcio Machado)- Paris

- TEATRO DE DANÇA (Lia Robato)- Bahia

- OFICINA DE TEATRO (Maria Helena Lopes)- Porto Alegre/RS

- TEATRO ORIENTAL (Irion Nolasco)– Porto Alegre

- CANTO E PREPARAÇÃO VOCAL (Déa Mancuso, Juliano Courtois e Caludia Braga)- Porto Alegre/RS

- DANÇA CONTEMPORÂNEA (João de Deus, Ângela Dip e Felipe Vasconcelos)

- AS SETE FASES DO TRABALHO DO ATOR (Bia Lessa)- S.P.

- ACROBACIA - (Walkíria Grehs)- Porto Alegre/R.S.

- O TEATRO DE GERALD THOMAS (Gerald Thomas)- R.J.

- OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA - curso de extensão e pós-graduação do Instituto de Letras e Artes da PUCRS (Luis Antonio de Assis Brasil) – Porto Alegre/RS

- DANÇA MODERNA (Graziela Rodrigues)- S.P.

- ATUAÇÃO (José Possi Neto)- S.P.

- SEMINÁRIO DE IMPROVISAÇÃO (Viviana Tellas)- Argentina

- LÍNGUA ESPANHOLA (Hispanohablantes e Instituto de Cultura Hispânica - PUCRS)

- RADIALISTA - (Locutor Anunciador, Locutor Apresentador e Entrevistador pelo Centro de Educação Permanente da Fundação Educacional Padre Landell de Moura - Feplan)- Porto Alegre/RS

- DRAMATURGIA (Júlio Conte)– Porto Alegre/RS

- INTRODUÇÃO AO MÉTODO TCHEKHOV (Mr. Scott Fielding)– Chicago/ US  

- EURITMIA E A ARTE DO ATOR (Margrethe Skou Larsen)– Alemanha

- ANÁLISE DO MOVIMENTO POR LABAN (Marina Benini)- Paris

- ALQUIMIA TAOÍSTA– Iron Shirt Chi Kung , Healing Love, Fusão I, II, III (Ely Brito) - RJ

- REIKI - Níveis I e II (Mestra Maria Buena)

- YOGA, CHI KUNG E GINÁSTICA CHINESA (Tais Fonseca)– Porto Alegre/RS

- FRONTEIRAS DO PENSAMENTO(Conferências Sócio, políticas, culturais – edições 2007, 2008, 2009)

- CURSO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO AUDIO VISUAL (Ulbra/RS)

- MESTRADO EM ESCRITA CRIATIVA (PUCRS)

 

INVESTIMENTO

A Vista: 612,00

Parcelado: 4 x de 170,00

 

*alunos e ex-alunos da comica pagam 4 x de 153,00 ou 612 a vista

 

 

 

RESIDÊNCIA TEATRAL DA CÔMICA CULTURAL

Ministrantes: Júlio Conte e Patsy Cecato

Pré-requisito: ter formação teatral

 SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30 – PERFORMANCE – VÍDEO ARTE – PEÇA CURTA

CARGA HORÁRIA: 33 ENCONTROS – 99 HORAS/AULA

10 de abril a 11 de dezembro

*férias de 18 de julho á 6 de agosto

Júlio Conte é psicanalista, diretor de teatro e dramaturgo.  É graduado em Direção Teatral e Medicina pela UFRGS. È psicanalista com especialização em Psicoterapia Psicanalítica no Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre - CEP de POA. Escreveu e dirigiu Bailei na Curva, Não Pensa Muito Que Dói, Cabeça‑Quebra‑Cabeça, Zona Proibida, Pedro e a Girafa, Um Negócio Chamado Família, A Coisa Certa, Se Meu Ponto G Falasse e O Bafafá da Calça Azul Marinho, O Rei da Escória, Beckett &Bion – o gêmeo imaginário e a Mecânica do Amor.

 Dentro da escola de Teatro Cômica Cultural, Conte estreou as peças: Pílula de Vatapá(2007), Dançarei sobre oteu cadáver(2008) e Larissa não mora mais aqui(2009), A Milímetros de Mercúrio(2010), Vendetta Corsa (2011) e Enquanto Agonizo (2012), dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira e Homem Mãe (2015), dirigida por Fernando Kike Barbosa.

 Patsy Cecato é atriz, diretora e professora de teatro. É graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É coordenadora da Cômica Cultural, escola de formação de atores e produtora cultural. Destaca-se de sua carreira teatral os espetáculos Se Meu Ponto G Falasse, Manual Prático da Mulher Moderna, No Ritmo do Amor, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro e Hotel Rosashock. No Cinema destaca-se Isaura, curta-metragem de Alex Sernambi premiado no Festival de Brasilia/2000 ca categoria Melhor Atriz e Boa Ventura, de Guilherme Castro. Na TV destaca-se as séries 5xÉrico, Sete Pecados (RBSTV), A vida de Rafinha Bastos (FX).  Participou dos programas Linha Direta, Da Cor do Pecado, Mad Maria, Por Toda a MInha Vida - Elis Regina (TV Globo).

 Na escola de teatro Cômica Cultural estreou os seguintes trabalhos: Emoções, Fragmentos da Lua, Besteira Pouca é Bobagem, Cabaret do Gato Pardo, Oráculos e Woodyálogos.

 

PROGRAMA:

 A residência teatral é uma experiência que o Complexo Criativo Cômica Cultural abre com a possibilidade de manter um grupo de atores em exercício durante o ano de 2017 para a realização de três projetos: uma performance teatral, um vídeo arte e uma peça curta. Para isso o grupo terá encontros semanais de 3horas/ensaio onde, num primeiro momento se acessará as técnicas desenvolvidas pelos diretores Júlio Conte e Patsy Cecato, possibilitando a criação dos três formatos propostos: peformance, vídeo e peça curta.  A partir da conexão do grupo com a linguagem da Cômica Cultural, poderá se estabelecer as temáticas s serem trabalhados durante o ano e direcionar  processo para que cada trabalho fomente o próximo e que todos possam integrar o trabalho final.

 A RESIDÊNCIA TEATRAL DA CÔMICA CULTURAL funcionará como um curso de especialização na arte do espetáculo. O conteúdo do curso será estudado pelo SATED/RS afim de acesso à profissionalização do ator.

 Patsy Cecato ficará ao cargo dos conteúdos de corpo, texto e interpretação, com o objetivo de extrair do ator suas capacidades performáticas, de ator/dramaturgo e de compreensão do texto e da verdade na fala. Cecato, ficará responsável pelos formatos Perfomance e Vídeo-Arte.

 Júlio Conte, através de seu domínio nas técnicas de improvisação, desenvolverá a dramaturgia da peça curta, proponda a idéia de que a criação de um personagem pode gerar em si uma narrativa própria. Assim, o personagem escreve sua narrativa no romance teatral.

Os dois diretores trabalharão conectados nas concepções dos trabalhos e seus formatos.

 

Cronograma

 

Abril – 3, 10, 17

 

Maio – 8, 15, 22, 29

 

Junho - 5, 12, 19, 26 * Performance

 

Julho – 3, 10, 17

 

Agosto - 7, 14, 21, 28

 

Setembro - 4,11,18,25 *Video

 

Outubro - 2, 9, 16, 23, 30

 

Novembro - 6, 13, 20, 27

 

Dezembro - 4, 11 * Peça Curta

 

INVESTIMENTO:

 Á vista: R$ 2592,00

 Parcelado: 8 x de 360,00

 

 *alunos e ex-alunos da comica pagam 2400 ou 8 x de 300,00

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

OFICINA DE TEATRO MÓDULO II – WOODY ALLEN

Ministrante: Patsy Cecato

 

Pré-requisito: ter alguma experiência anterior em teatro

 

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

CARGA HORÁRIA: 38 ENCONTROS – 76 HORAS/AULA

 08 de março a 13 de dezembro

*férias de 13 de julho a 1 de agosto

 

Patsy Cecato é atriz, diretora, dramaturga, produtora e professora de teatro. É coordenadora da Cômica Cultural, escola de formação de atores e produtora cultural.

Seus trabalhos mais conhecidos são as peças Se Meu Ponto G Falasse, Manual Prático da Mulher Moderna, Gozadas, No Ritmo do Amor, Hotel Rosa-Flor e Mulheres Pessegueiro no teatro e as séries 5xÉrico e Sete Pecados e o curta-metragem Isaura, todos veiculados na RBSTV.  Participou dos programas Linha Direta, Da Cor do Pecado, Mad Maria, Por Toda a MInha Vida - Elis Regina, na TV Globo.

 

PROGRAMA:

Dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2012, a diretora, atriz e dramaturga Patsy Cecato assume a Oficina de Teatro Módulo II. Seguindo o trabalho de Catharina Conte acerca da dramaturgia do diretor e roteirista norte-americano Woody Allen e adaptando seu humor peculiar para o teatro, a oficina desenvolve a narrativa universal de suas situações com muito ritmo nas cenas, contrastando com os dramas cotidianos que seus personagens são submetidos.

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 2.025,00

Parcelado: 10 x de 225,00

*alunos e ex-alunos da comica pagam 2.025 a vista ou 10 x de 202,50

 

______________________________________________________________________

 

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL

Ministrante: Sofia Ferreira

 

QUINTAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 35 ENCONTROS – 70 HORAS/AULA

09 de março a 14 de dezembro

*férias de 14 de julho á 02 de agosto

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Sofia Ferreira é atriz licenciada em Artes Cênicas e professora especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Em março de 2017 conclui seu mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS, na linha de pesquisa Teorias e Culturas da Educação. Iniciou sua formação como atriz em 2004, tendo participado de mais de 18 de espetáculos teatrais ao longo destes 12 anos de experiência.  É professora de linguagem corporal no Curso Preparatório Rubik Pré-Enem, para jovens e adultos. Teve como formação teatral sua passagem pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, o curso de formação de atores do TEPA e os Estilos Teatrais de Máscara Neutra, Commédia Dell'Arte, Tragédia Grega, Shakespeare, Bufão, Clown, Tchekhov e Beckett. Seu trabalho mais recente como atriz foi a participação no longa metragem Rifle, dirigido por Davi Pretto, a ser lançado em 2017.

Sofia também dedica-se à La Reina Produções, produtora que assina a realização do lançamento nacional do disco ‘Leve Embora’, indicado ao Grammy Latino 2016, de Thiago Ramil, e realiza o primeiro festival internacional de música experimental de Porto Alegre, Ovo Festival Sonoro, em parceria com a artista Carina Levitan.

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 1.710,00

Parcelado: 10 x de 190,00

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 1.710 ou 10 x de 171,00

 

____________________________________________________________________________

 

LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM – NELSON RODRIGUES

Ministrante: Fernando Kike Barbosa

 

TERÇAS-FEIRA DAS 19:30 AS 22:30

CARGA HORÁRIA: 39 ENCONTROS – 117 HORAS/AULA

De 07 de março a 13 de dezembro

*férias de 12 a 31 de julho

* Pré-requisito: ter formação teatral

 

Fernando Kike Barbosa é ator, diretor e dramaturgo com trabalhos em teatro cinema e televisão. Fez sua formação junto ao grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o qual, trabalhou ao longo de 8 anos, e realizou diversos projetos, com intensa atividade na área da pesquisa teatral, voltada tanto para espetáculos em ambientes fechados como para as ruas, exercendo as funções de ator, oficineiro, diretor, produtor. Entre os espetáculos deste período destacam-se trabalhos como "Antígona" (90) e"Dr. Fausto" (94) que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator-coadjuvante. A partir de 97 passa a trabalhar com diversos grupos e diretores onde destacam- se: "Uma Professora Muito Maluquinha" (97) direção de Adriane Mottola. Prêmio Tibicuera (RS) e Prêmio Iznard Azevedo SC) de Melhor Ator-coadjuvante, “Dois Perdidos Numa Noite Suja"(97) e "O Barão nas Árvores" (98) direção de Roberto Oliveira, “O Beijo no Asfalto” (98), direcão de Patricia Fagundes. "Os Crimes da Rua do Arvoredo" (99) direção de Camilo de Lélis (Prêmio Açorianos de melhor Ator). Como diretor realizou: "Álbum de Família" (96 - Indicado para o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), "Dorotéia" (99 - Seis indicações ao Prêmio Açorianos incluindo de melhor direção e espetáculo. Co-dirigiu e atuou em "As Malcriadas" (2001 - Sete indicações ao "Prêmio Açorianos" incluindo de melhor ator-coadjuvante, melhor espetáculo e melhor direção.Em 2006, ao lado do ator e diretor Sergio Ectchichury dirigiu "Zona Contaminada". Em 2010 Dirigiu o espetáculo de teatro de rua “A Caravana da Ilusão” com o grupo POVO DA RUA. Faz parte dos espetáculos do repertório da Cia Stravaganza, entre os quais, “A Comédia dos Erros”, “Bebê Bum” e“Sacra Folia.

           

Em 2013 escreveu e dirigiu os espetáculos “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotdianas” (Prêmio Brakem de Melhor espetáculo 2014) e a peça de Rua “Zona Paraiso”. Ainda em 2013 escreveu a peça “Circo de Horrores e Maravilhas” em parceria com Vera Parenza. Em 2015 dirigiu o espetáculo “Homem Mãe”, montagem de conclusão do “Laboratório de Pesquisa e Montagem 2015” do Complexo Criativo Comica Cultural.

 

PROGRAMA:

O ator, diretor e dramaturgo Fernando Kike Barbosa, diretor e dramaturgo do espetáculo “Pequenas Violências  - Silenciosas e Cotidianas” é o responsável pela montagem profissional desse ano da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho. Utilizando as técnicas de improvisação, construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Cômica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.

Nesse ano, o foco será o dramaturgo mais genial, crítico e despudorado do Brasil: Nelson Rodrigues. Ao longo do curso, vários experimentos serão feitos ao redor de diversos textos do autor construindo um mosaico de informações que culminará na montagem e adaptação de uma obra clássica de um dos mais fascinantes escritores brasileiros.

Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008) e Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010), Vendetta Corsa (2011) e Enquanto Agonizo (2012), dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira e Homem Mãe (2015), dirigida por Fernando Kike Barbosa.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.880,00

Parcelado: 10 x de 320,00

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 2.880 ou 10 x de 288,00

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES 

Ministrante: Fernanda Moreno

 

SEXTA-FEIRAS  DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 37 ENCONTROS - 74 HORAS/AULA

De 10 de março á 15 de dezembro

*férias de 15 de julho á 3 de agosto

 

Fernanda Moreno é professora de Literatura adjunta da rede estadual de ensino em Porto Alegre e atriz da Companhia Cômica Cultural. Mestranda em Letras – Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Letras – Português pela PUCRS. Vencedora do II Festival de Esquetes da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com O Retrato de Laura (2012). Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira e Sandra Possani; “Oficina de Comédia!” – (2007); “Curso de Verão” – Ministrante por Jacqueline Pinzon; “Grupo Teatral de Pesquisa e Montagem” (2008) – Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011 e 2012) – Ministrante: Bob Bahlis, “A performance do ator + teatro musical” – Ministrantes: Patsy Cecato e Cíntia Ferrer (2012), entre outros.  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006) – Direção: Roberto Oliveira e Sandra Possani; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011) – Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) – Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros no Velório de Peter Pan (2011) – Direção: Bob Bahlis; Gozadas (2012) – Direção: Patsy Cecato, entre outros. Como professora de teatro, participou com seus alunos do I Festival Internacional de Teatro Estudantil com a peça Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda.

 

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.710,00

Parcelado: 10 x de 190,00

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 1.710 ou 10 x de 171,00

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

CURSO LIVRE DE TEATRO AOS SÁBADOS

Ministrante: Nina Eick

 

SÁBADOS DAS 12:30 AS 14:30

CARGA HORÁRIA: 19 ENCONTROS – 38 HORAS/AULA

De 11 de março á 15 de julho

 

NINA EICK é bacharel em Artes Visuais, habilitação em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de arte e teatro na escola infantil Descobrindo o Saber. Participou também do Projeto Uniescolas ministrando aulas de artes no Educandário São João Batista. Entre seus trabalhos teatrais constam as atuações em “O Duplo, Um Outro Machado de Assis”, direção de Patsy Cecato, “Dançarei Sobre Teu Cadáver”, direção de Júlio Conte e “Dez (quase) Amores”, direção de Bob Bahlis. Integra atualmente o elenco de “Manual Prático da Mulher Moderna”, de Patsy Cecato, um dos maiores sucessos de público e crítica do Rio Grande do Sul.

 

PROGRAMA:

O Curso de iniciação teatral leva a um primeiro contato com a arte dramática desenvolvendo nos alunos liberdade criativa, sensibilização, autoconhecimento, desinibição, expressão vocal, expressão corporal , através de jogos, improvisações, criação de cenas e textos dramáticos.

 

 

INVESTIMENTO:

à vista: R$ 855,00

Parcelado: 5 x de 190,00

*alunos e ex alunos da comica pagam 855 a vista ou 5 x de 171,00

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Programação Escola 2016

 

INTENSIVO DE INICIAÇÃO TEATRAL

Ministrante: Nina Eick 

DE 14 A 30 DE NOVEMBRO – SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS – 19:30 as 21:30

CARGA HORÁRIA – 6 ENCONTROS – 12 HORAS/AULA

 

 SALA 401 COMICA CULTURAL

 

PROGRAMA:

O primeiro contato com o ofício teatral. Uma oficina intensiva de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição, criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.

Formada em Artes Visuais pela UFRGS, Nina Eick vem participando de exposições de Arte Contemporânea; estuda canto com a cantora e preparadora vocal Lúcia Passos desde 2009; participou por dois anos do Grupo Experimental de Dança de POA, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Airton Tomazzoni, entre outros cursos de dança. Sua formação como atriz se deu a partir de diversos cursos e workshops desde 2001. Dentre os seus trabalhos mais relevantes destacam-se as peças "Criança Pensa" (Ronald Radde, 2010), "Eu Chovo Tu Choves, Ele Chove..." (Fabiano Geremias, 2008) - peça onde obteve a indicação ao prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante, "Dançarei Sobre o Teu Cadáver" (Júlio Conte, 2008), "O Duplo" (Patsy Cecato, 2008) "Manual Prático da Mulher Moderna" (Patsy Cecato desde 2011),”Piá Farroupilha”, “Filhote de Cruz Credo” e “10 quase amores” (Bob Bahlis desde 2010). É professora de arte e Teatro de crianças e adultos. Em 2014 foi a autora do processo de modelagem da estátua em homenagem ao jogador Fernandão do Esporte clube Internacional e também do troféu da copa Fernandão. É integrante do NECITRA desde 2015 e da Comica Cultural desde 2009.

 

 

                                         INVESTIMENTO

               Matrículas até 05/11: R$ 208,00 a vista

                                          Após 05/11:  

                                           Á vista

                                        R$ 230,00

                               Parcelado: 2 x de 130,00

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LABORATÓRIO DE STAND UP, PERSONAGENS E CRIAÇÃO DE PIADAS – TERCEIRA EDIÇÃO

Ministrante: Índio Behn

04, 05 E 06 DE NOVEMBRO – sexta das 19 as 22 horas, sábado e domingo das 15 as 18 horas

CARGA HORÁRIA – 3 ENCONTROS – 9 HORAS/AULA

SALA 501 – COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

PROGRAMA

Desenvolvimento do raciocínio cômico e teoria da comédia, estruturação e montagem de piadas para uso geral no humor. Montagem e criação de números cômicos de stand up e personagens.

 

Tópicos a serem trabalhados:

·         Criando e estruturando uma piada.

·         O que é Punch Line e Setup?

·         Limpando e refinando uma piada?

·         Potencializando o Punch Line.

·         Pausas e tempo de comédia.

·         Criando personagens cômicos.

·         Criação de voz para números cômicos.

·         Criação de piadas para personagens.

·         Montagem de sets e ordenando piadas em um número.

Índio Behn é comediante, cronista, roteirista, musico e um eterno operário do entretenimento. Pegou gosto pelo humor escrevendo para internet, em 2011 começou a se aventurar no stand up. Em 2012 criou seu primeiro personagem, que lhe rendeu milhares de seguidores na internet. Tem formação de ator, palhaço, roteirista e acredita no humor universal, na piada que pode fazer uma criança e um idoso rir ao mesmo tempo. Foi finalista no quadro Quem Chega Lá, no Domingão do Faustão e tem ganhado cada vez mais notoriedade na comédia se apresentando em grandes casas do gênero como Comedians Comedy Club, Ao Vivo Bar, Comedy4 dentre outros, junto com grandes nomes da comédia nacional. É um dos nomes mais relevantes da nova geração de humoristas do estado e em 2016 foi semifinalista do Prêmio Multishow de Humor, além de ser integrante do Comédia Urbana.  

 

INVESTIMENTO

Matrículas até 23/10: R$ 150,00

Após 23/10:

A Vista: R$ 180,00

Parcelado: 2 x de 100,00

*alunos e ex-alunos da comica pagam 2 x de 90,00 ou 180,00 a vista

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NO AUDIOVISUAL

Ministrante: Frederico Pinto

CARGA HORÁRIA – 3 ENCONTROS – 9 HORAS/AULA

DIAS 23, 24 E 25/09 – SEXTA-FEIRA DAS 19:30 AS 22:30, SÁBADO E DOMINGO DAS 15 AS 18 HORAS

SALA 501 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

Através de conceitos teóricos, exercícios de escrita e dinâmicas de grupo, o laboratório é um espaço de criação, reflexão e desenvolvimento de personagens audiovisuais. Focado na etapa de roteiro, o laboratório proporciona um ambiente de experimentação no qual os textos são debatidos e reescritos pelo grupo. O laboratório acontece em três encontros de 3h cada e é voltado para roteiristas, diretores e atores.

 

Aula 01: Principais teorias + análise de personagens + exercícios práticos

Aula 02: Ação + Diálogo + Caracterização + exercícios práticos

Aula 03: Criação de cenas e leitura dramática

Máximo de 12 alunos

Frederico Pinto é roteirista e Diretor dos longas As Aventuras do Avião Vermelho (animação, 2014 -lançado em mais de 50 cidades brasileiras e comercializado para a China, EUA,Austrália e Japão) e Balões, Lembranças e Pedaços de Nossas Vidas (Documentário,2013 - integrante do projeto Histórias que Ficam da Fundação CSN) e de diversos curtas e programas de TV (De lá pra cá, Foi onde deu pra Chegar de Bicicleta, Os Olhos do Pianista, Docinhos, entre outros). Seus filmes participaram diversos festivais nacionais e internacionais, como Brasília, Gramado, Cartagena (Colômbia), Havana(Cuba), Bilbao (Espanha) e Chicago (EUA). Em 2005, Foi onde deu pra chegar de bicicleta venceu 8 categorias no prêmio Histórias Curtas RBS TV, entre elas Melhor Filme, Direção e Roteiro. Em 2012, o curta De lá pra cá ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Bilbao (Espanha). Em 2015, foi Supervisor de história da primeira temporada da série Dino Aventuras (animação, Disney Jr.).

De 2006 à 2009, ministrou as disciplinas de Roteiro I e II, direção e projeto no curso de Produção Audiovisual da ULBRA. Em 2009, ministrou a oficina de formatação de projetos em animação na Faculdade de Bellas Artes de Medellín (Colômbia). Em 2010, apresentou o painel de Work In Progress do filme "As Aventuras do Avião Vermelho" no Festival de Annecy (França). Cursou o Taller Avanzado de Guión na EICTV (Cuba, 2006), a oficina IberoAnima - promovido pela Ibermedia e pela Associação Espanhola de Produtores de Animação (Espanha, 2013) e Sujeitos da Psicanálise: Freud, Klein, Lacan e Winnicott (PUC-SP,2015).

 

INVESTIMENTO

Á Vista: R$ 230,00

Parcelado: 2 x de 130,00

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 208,00 ou 2 x de 104,00

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO ATENA: DESCONTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO FEMININO

UMA EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO COLETIVA, PRÁTICA E CRIATIVA SOBRE O FEMININO NA CONTEMPORANEIDADE

Ministrantes: Catharina Conte e Laura Spritzer Galli

QUARTAS-FEIRAS das 19 as 21:30

CARGA HORÁRIA – 11 ENCONTROS – 28 HORAS/AULA

14 DE SETEMBRO A 07 DE DEZEMBRO

SALA 501 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

O que é ser mulher?

A partir do entendimento de que ser mulher é algo que se desenvolve no tempo e que pode ter inúmeras variações, queremos investigar coletivamente: Como podemos trabalhar em cena questões próprias do que é ser mulher? É possível articular o feminismo com exercícios teatrais? Acreditando na potência da reflexão aliada a uma prática criadora e artística, a proposta deste curso é aprofundar algumas discussões feministas combinadas com aulas de teatro voltadas para o desenvolvimento de mulheres.

Corpo, sexualidade, maternidade e empoderamento são os eixos principais que nos guiarão nessa jornada. A professora de história e feminista Laura Galli trará elementos teóricos a respeito de cada tema, para fomentar a discussão com as alunas, e a atriz e professora Catharina Conte desenvolverá exercícios e práticas relacionados com cada um deles. A partir do estudo de personagens do teatro e da literatura e também da experiência das próprias alunas, desenvolveremos coletiva e artisticamente cada assunto.

Ao final dessa imersão, as alunas farão uma mostra de processo, uma pequena celebração. Apresentação de cenas autorais que funcionam como desdobramento prático da reflexão desenvolvida ao longo das aulas. Não é necessário ter experiência prévia. Apenas vontade e desejo de discutir o feminino. 

PLANO DE AULAS

14/setembro: aula inicial, apresentações, conversas iniciais e primeira aula teórica/debate tema sobre corpo

21/setembro: aula prática corpo

28/setembro: aula prática corpo

05/outubro: conversa sobre prática do tema “corpo” e aula teórica/debate sobre sexualidade

12/outubro: feriado

19/outubro: aula prática sexualidade

26/outubro: aula prática sexualidade

02/novembro: feriado

09/novembro: conversa sobre prática “sexualidade” e aula teórica/debate sobre maternidade

16/novembro: aula prática maternidade

23/novembro: aula prática maternidade

30/novembro: conversa sobre prática “maternidade” e aula teórica/debate sobre empoderamento (relacionando com os temas anteriores)

07/dezembro: apresentação de processo e avaliação final

Catharina Cecato Conte(DRT 0012619) é atriz, produtora cultural, roteirista, locutora, dubladora e professora, tendo contato com o teatro desde pequena. Sócia de Patsy Cecato no Complexo Criativo Cômica Cultural. Formada no curso de Produção Audiovisual da faculdade de comunicação da PUCRS (TECCINE/FAMECOS/PUC), no qual dirigiu o curta- metragem “Do lado de lá”, orientação de Eduardo Wanmaccher e Fabiano de Souza. É bacharel em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD-IA-UFRGS), com ênfase em interpretação teatral. Seu trabalho de conclusão foi “Como sobreviver ao fim do mundo”, monólogo com foco no trabalho vocal, impulsionado pelos dois anos e meio de pesquisa de iniciação científica com a prof. Dra. Mirna Spritzer, a cerca do universo radiofônico e da vocalidade do ator. a atriz executou um trabalho continuado de pesquisa em cima da temática da vocalidade, oralidade, performance de escuta, teatralidade, silêncio, e as relações da voz com o espaço e tempo. Experienciou, em intercâmbio, o estudo de atuação para cinema na escola americana New York Film Academy, em Los Angeles, Califórnia, pelo período de dois meses. Quando pequena, estudou ballet por sete anos, dos sete aos quatorze anos. É professora de teatro na escola porto alegrense Cômica Cultural desde março de 2011. Seu primeiro trabalho como atriz foi aos nove anos, no espetáculo “Deu a louca nas bruxas” (2001), texto de Cristina Savian e direção de Patsy Cecato. Participou como atriz de cerca de quinze espetáculos, os quais destacam-se “Beckett-Bion: o Gêmeo Imaginário”(2011) e “Bailei na Curva”(2012); sob direção de Julio Conte; “Mulheres Pessegueiro”(2012), direção de Patsy Cecato; “Zuccos” (2013), direção coletiva com Aline Jones, Anna Júlia Amaral e Isadora Pillar; “O clube dos Cinco”(2012), de Bob Bahlis; “Como Sobreviver ao Fim do Mundo”(2014), direção de Kevin Brezolin, entre outros. Em sua trajetória estudantil, passou por professores como Tatiana Cardoso, Julio Conte, Adriane Mottola, Cristiane Werlang, Gisela Haybeche, Suzi Weber, Jeremy James, Sérgio Penna, Roberto Oliveira, Daniela Carmona, Zé Adão Barbosa, entre outros. Em 2014, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de melhor atriz Revelação pelo trabalho em “Como sobreviver ao fim do mundo”. Em 2015, estreou como produtora no festival de inverno Experimenta Teatro. Atuou em 2015, sob direção Edson Erdmann, no espetaculo Eu sou Maria, no natal luz de gramado e no projeto JOGO DA VIDA, da fundação Thiago de Moraes Gonzaga, apresentando-se em escolas municipais de Porto Alegre. Em 2016, atuou no filme CONTOS DO AMANHÃ, direção de Pedro Marques.

 

Laura Spritzer Galli é historiadora, professora de história e produtora cultural. Formada em bacharelado e licenciatura em História na UFRGS, seus dois trabalhos de conclusão permeiam os temas da história das mulheres, gênero e feminismo. No bacharelado, pesquisou a presença da teoria feminista na historiografia brasileira, fruto da experiência de pesquisa com a professora Céli Pinto. Na licenciatura, estudou possíveis diálogos entre história das mulheres e educação patrimonial no ensino de história. Tem experiência como professora e ministrante de oficinas sobre mulheres na história de Porto Alegre. Como produtora, trabalhou no Projeto Unimúsica, da UFRGS, e no Programa de Alfabetização Audiovisual (PAA), parceria das Secretarias de Cultura e Educação de Porto Alegre. No PAA, produziu eventos como o 8º Festival Escolar de Cinema, que levou mais de 6 mil estudantes de Porto Alegre a salas de cinema, e os cursos do Vagalume - Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação. Integra o bloco de carnaval e coletivo feminista Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, no qual é brincante e compõe o grupo de produção.

 

INVESTIMENTO

Á vista: R$ 480,00

Parcelado: 3 x de 175,00

*alunas e ex-alunas da Comica pagam 3 x de 140,00 ou 420,00 a vista

___________________________________________________________________________________________________________

 

FALA COMIGO: WORKSHOP DE DESINIBIÇÃO E ORATÓRIA – SEGUNDA EDIÇÃO

Ministrante: Catharina Conte

CARGA HORÁRIA – 3 ENCONTROS – 10 HORAS/AULA

DIAS 02 E 03/09 – SEXTA-FEIRA DAS 19:30 AS 22:30 E SÁBADO DAS 10 AS 13 E DAS 14 AS 18 HORAS

SALA 501 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

Direcionado para atores, que desejam aprimorar o falar na cena teatral; e para não-atores, que buscam aprimoramento nas técnicas de oratória. Acima de tudo, o que trabalharemos aqui é a relação do ser humano com a PALAVRA e a VOCALIDADE. 

O mundo de hoje demanda bons comunicadores. 

A palavra promove a ação; mas um bom discurso impulsiona a TRANSFORMAÇÃO. 

Falar e fazer-se ser escutado é uma arte. 

A voz desperta emoções, memórias, sonhos e imaginação. As palavras e a vocalidade emitem, em sua sonoridade, a essência da vida. 

O workshop FALA COMIGO será composto de uma série de exercícios que propõe a desinibição e o estímulo a criatividade, com enfoque especial na relação da voz e da palavra. A arte teatral é a base para o desenvolvimento das capacidades oratórias, que podem ser aproveitadas tanto no âmbito profissional como pessoal. A oficina busca instrumentalizar o aluno para a descoberta da sua liberdade vocal; as possibilidades da expressão e da potência de sua própria voz. Através de exercícios lúdicos, jogos teatrais, meditações e experiências sonoras com o rádio, o aspecto poético da fala, a anatomia das palavras, e a descoberta do seu corpo vocal e poético serão explorados.

Autoconhecimento, desinibição, espontaneidade e melhora nas habilidades de improvisação serão os efeitos colaterais dessa experiência. A musicalidade, o ritmo, o tempo, a respiração, exploração de timbres serão aspectos especialmente desenvolvidos nessa intensa vivência em busca de um corpo mais livre e criador, capaz de enfrentar com mais graça a hostilidade e opressão que vivemos diariamente. 

Catharina Cecato Conte(DRT 0012619) é atriz, produtora cultural, roteirista, locutora, dubladora e professora, tendo contato com o teatro desde pequena. Sócia de Patsy Cecato no Complexo Criativo Cômica Cultural. Formada no curso de Produção Audiovisual da faculdade de comunicação da PUCRS (TECCINE/FAMECOS/PUC), no qual dirigiu o curta- metragem “Do lado de lá”, orientação de Eduardo Wanmaccher e Fabiano de Souza. É bacharel em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD-IA-UFRGS), com ênfase em interpretação teatral. Seu trabalho de conclusão foi “Como sobreviver ao fim do mundo”, monólogo com foco no trabalho vocal, impulsionado pelos dois anos e meio de pesquisa de iniciação científica com a prof. Dra. Mirna Spritzer, a cerca do universo radiofônico e da vocalidade do ator. a atriz executou um trabalho continuado de pesquisa em cima da temática da vocalidade, oralidade, performance de escuta, teatralidade, silêncio, e as relações da voz com o espaço e tempo. Experienciou, em intercâmbio, o estudo de atuação para cinema na escola americana New York Film Academy, em Los Angeles, Califórnia, pelo período de dois meses. Quando pequena, estudou ballet por sete anos, dos sete aos quatorze anos. É professora de teatro na escola porto alegrense Cômica Cultural desde março de 2011. Seu primeiro trabalho como atriz foi aos nove anos, no espetáculo “Deu a louca nas bruxas” (2001), texto de Cristina Savian e direção de Patsy Cecato. Participou como atriz de cerca de quinze espetáculos, os quais destacam-se “Beckett-Bion: o Gêmeo Imaginário”(2011) e “Bailei na Curva”(2012); sob direção de Julio Conte; “Mulheres Pessegueiro”(2012), direção de Patsy Cecato; “Zuccos” (2013), direção coletiva com Aline Jones, Anna Júlia Amaral e Isadora Pillar; “O clube dos Cinco”(2012), de Bob Bahlis; “Como Sobreviver ao Fim do Mundo”(2014), direção de Kevin Brezolin, entre outros. Em sua trajetória estudantil, passou por professores como Tatiana Cardoso, Julio Conte, Adriane Mottola, Cristiane Werlang, Gisela Haybeche, Suzi Weber, Jeremy James, Sérgio Penna, Roberto Oliveira, Daniela Carmona, Zé Adão Barbosa, entre outros. Em 2014, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de melhor atriz Revelação pelo trabalho em “Como sobreviver ao fim do mundo”. Em 2015, estreou como produtora no festival de inverno Experimenta Teatro. Atuou em 2015, sob direção Edson Erdmann, no espetaculo Eu sou Maria, no natal luz de gramado e no projeto JOGO DA VIDA, da fundação Thiago de Moraes Gonzaga, apresentando-se em escolas municipais de Porto Alegre. Em 2016, atuou no filme CONTOS DO AMANHÃ, direção de Pedro Marques.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 180,00

Parcelado: 2 x de 100,00

*alunos e ex-alunos da comica pagam 2 x de 90,00 ou 180,00 a vista

_____________________________________________________________________________________________________________________

OFICINA DE TEATRO TIM BURTON – SEGUNDO SEMESTRE

Ministrante: Nina Eick

SÁBADOS das 12 as 14 horas

CARGA HORÁRIA – 18 ENCONTROS – 36 HORAS/AULA

20 de agosto a 17 de dezembro

SALA 501 – COMICA CULTURAL

NINA EICK é bacharel em Artes Visuais, habilitaç

Av. Osvaldo Aranha, 1070/503 - Fone 51 3268.7016 - comica@terra.com.br

Site desenvolvido pela Metamorfose Agência Digital