Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Equipe

Patrícia Cecato

Nome artístico: Patsy Cecato

Contatos: 51. 99638270 / 32687016

É atriz, diretora, professora, produtora e autora teatral.

Iniciou sua trajetória profissional em 1980 em uma oficina com o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone. No mesmo ano fundou a Cia. Tragicômica Balaio de Gatos, grupo de criação coletiva, onde completou sua formação. Hoje coordena a produtora e a escola Cômica Cultural. É formanda em Produção Áudio-Visual da Universidade Luterana do Brasil.

Como atriz, destaca, no teatro a peça A Coisa Certa, de Júlio Conte, indicação de Melhor Atriz do Prêmio Açorianos/ 1995 e Se Meu Ponto G Falasse, Prêmio Açorianos/ 1999 de Melhor Texto de Dramaturgia e indicação de Melhor Atriz do Prêmio Açorianos/ 1997, o show Gozadas e Stand Up Drama.

Como diretora, destaca Escondida na Calcinha – representante do Brasil no I Festival Mujeres em Escena em Cali, na Colômbia, e Manual Prático da Mulher Moderna.

É co-autora das peças Se Meu Ponto G Falasse, Violeta e Margarida e Manual Prático da Mulher Moderna, autora da peça No Ritmo do Amor, da peça Hotel Rosa-Flor, editada pelo IEL – Instituto Estadual do Livro e vencedora do prêmio Myriam Muniz de montagem da Funarte/2006, da peça Mulheres Pessegueiro texto contemplado pela Bolsa de Criação Artística categoria Dramaturgia da Funarte/2008 e do curta-metragem A Breve História de Cândido Sampaio com direção de Pedro Carvana.

Na televisão, participou dos videoclipes “Saideira” do Skank, com direção de Roberto Berliner e “Aquilo” de Lulu Santos, com direção de Gringo Cardia. Participou do episódio O Sangue do Dragão da série Histórias Curtas, com direção de Eduardo Weinmaker e de A Fome e a Vontade de Comer, com direção de Cristiano Trein da série Contos de Inverno, dos especiais 5xÉrico – episódio Caminhos Cruzados com direção de Gilberto Perin, 7 Pecados e da série On Line, com direção de Cristiano Trein, todos na RBS TV. Participou da série Mulher de Fases, com direção de Ana Luiza Azevedo. Na rede Globo participou do programa Linha Direta, episódio O Caso Otto, da novela Da Cor do Pecado, e do episódio Elis Regina da série Por Toda a Minha Vida com direção de Ricardo Waddington.

No cinema, participou dos filmes Lua de Outubro, de Henrique de Freitas Lima, Isaura, de Alex Sernambi (Melhor Atriz do Festival de Brasília/ 2003) e Rummikub de Jorge Furtado. Dirigiu o documentário Das duas uma e o curta-metragem Gosto.

Na literatura destaca a antologia Contistas Bissextos com o conto Entre as orquídeas do delegado, editora LPM, organizada por Sérgio Faraco (2007).

Dentro do projeto Teatro e Literatura, desenvolveu em Diálogo Colômbia (2007), um diálogo teatral entre a obra de Gabriel Garcia Marques e Efraim Medina Reyes para a 53°Feira do Livro de Porto Alegre. Organizou em O Duplo (2008) um diálogo teatral entre a vida, a obra e a temática do duplo na literatura de Machado de Assis.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

- O TEATRO DE ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE(Hamilton Vaz Pereira, Perfeitofortuna e Evandro Mesquita)- R.J.

- IMPROVISAÇÃO NO JOGO DO ATOR(Márcio Machado)- Paris

- TEATRO DE DANÇA (Lia Robato) - Bahia

-OFICINA BÁSICA DE TEATRO (Maria Helena Lopes)- Porto Alegre/RS

- TEATRO ORIENTAL(Irion Nolasco)– Porto Alegre

- CANTO E PREPARAÇÃO VOCAL(Déa Mancuso)- Porto Alegre/RS

- DANÇA CONTEMPORÂNEA(João de Deus, Ângela Dip e Felipe Vasconcelos)

- AS SETE FASES DO TRABALHO DO ATOR(Bia Lessa)- S.P.

- ACROBACIA- (Walkíria Grehs)- Porto Alegre/R.S.

- O TEATRO DE GERALD THOMAS (Gerald Thomas)- R.J.

- OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA- curso de extensão e pós-graduação do Instituto de Letras e Artes da PUCRS (Luis Antonio de Assis Brasil) – Porto Alegre/RS

- DANÇA MODERNA(Graziela Rodrigues)- S.P.

- TEATRO DE DANÇA(José Possi Neto)- S.P.

- SEMINÁRIO DE IMPROVISAÇÃO(Viviana Tellas)- Argentina

- LÍNGUA ESPANHOLA(Hispanohablantes e Instituto de Cultura Hispânica - PUCRS)

- RADIALISTA- (Locutor Anunciador, Locutor Apresentador e Entrevistador pelo Centro de Educação Permanente da Fundação Educacional Padre Landell de Moura - Feplan)- Porto Alegre/RS

- DRAMATURGIA(Júlio Conte)– Porto Alegre/RS

- INTRODUÇÃO AO MÉTODO CHEKHOV(Mr. Scott Fielding)– Chicago/ US

- EURITMIA E A ARTE DO ATOR(Margrethe Skou Larsen)– Alemanha

- ANÁLISE DO MOVIMENTO POR LABAN(Marina Benini)- Paris

- ALQUIMIA TAOÍSTA– Iron Shirt Chi Kung,, Healing Love, Fusão I, II, III (Ely Brito) - RJ

- REIKI- Níveis I e II (Mestra Maria Buena)

- YOGA, CHI KUNG E GINÁSTICA CHINESA(Tais Fonseca)– Porto Alegre/RS

- FRONTEIRAS DO PENSAMENTO/2007/2008/2009– (cultura, filosofia e política)  Porto Alegre/RS

 

Minicurrículo

Patsy Cecato é o nome artístico de Patrícia Cecato, nascida em 1963 em Florianópolis, Santa Catarina e radicada em Porto Alegre desde 1969. É atriz, diretora, dramaturga, roteirista, professora e produtora teatral.

Patsy Cecato iniciou sua trajetória teatral em 1980 junto ao grupo carioca Asdrúbal Trouxe o Trombone. Na década de 80, marcou a cena teatral gaúcha junto A Cia. Tragicômica Balaio de Gatos, especializada em performances, intervenções e peças teatrais que uniam teatro, dança, música e artes plásticas. Em meados dos anos 80 participou da banda Urubu Rei, que unia o teatro pop ao punk rock.

Nos anos 90 se dedicou à direção teatral e a formação de atores. Iniciou-se na literatura, especialmente na estrutura do conto e na dramaturgia. Dedicou-se, então, a temática feminina.

Em 2000 abre uma produtora teatral – Cômica Cultural - para gerir os trabalhos da sua companhia teatral e uma escola de formação de atores. Produziu 11 espetáculos de teatro, revitalizou três espaços cênicos. Conta, atualmente do repertório da Produtora as peças Bailei na Curva, Se Meu Ponto G Falasse, Manual Prático da Mulher Moderna.

Em 2009 inicia o curso de Produção Áudio-Visual da Universidade Luterana do Brasil.

Em 2011 organiza a Mostra Tragicômica de Teatro na Casa de Cultura Mário Quintana com 8 espetáculos do repertório da Cômica Cultural.

 

Gustavo Saul - Assessor de imprensa e Produtor executivo

Gustavo Braga Saul nasceu em 1978, em Pelotas – Rio Grande do Sul. Formado em 2005 em jornalismo na Universidade Luterana do Brasil, já trabalhou com assessoria de imprensa, rádio e televisão. Atualmente é ator, produtor e assessor de imprensa na Cômica Cultural. No teatro, atuou nos espetáculos “Traição – 8 Contos de Nelson Rodrigues”, com direção de Zé Adão Barbosa, Daniela Carmona e Jezebel de Carli, “Vendetta Corsa- Porque A Minha Ferida é Mortal”, de Júlio Conte, “Nada Me Faltará’, direção Patsy Cecato e “Backstage – O Musical”, direção Cíntia Ferrer. Na televisão participou da minissérie de grande sucesso “VidaNormal”, exibida de 2007 á 2009 na TV COM. Também assina a coluna de teatro do site O Café (www.ocafe.com.br). 

 

 

 

Av. Osvaldo Aranha, 1070/503 - Fone 51 3268.7016 - comica@terra.com.br

Site desenvolvido pela Metamorfose Agência Digital