Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Críticas e Comentários - Histórias de um Canto do Mundo

“Deborah Finocchiaro acertou em cheio, quando criou a figura do cartão postal ao vivo para definir “Histórias de um Canto do Mundo”. O espetáculo é uma cartão endereçado de longe, das memórias que não vivemos, direto aos nossos corações e mentes, que recebemos com muita emoção. É didático, é lúdico, é ávido, é moderno. Quer contar e cantar a história da capital gaúcha, de todo o Estado. De uma forma simples, direta, sem deixar de ser lírica. Quando poderíamos sonhar em ter num mesmo ato, um trecho cantado de “Antonio Chimango”, de Ramiro Barcellos, metarmofoseado em Amaro Juvenal, e também a história do Hino Rio-Grandense, a saga dos índios Guaranis, a polaridade tão peculiar em nossas terras de chimangos e maragatos, de gremistas e colorados, de capitalistas e comunistas (tudo de uma forma muito atual, na métrica precisa do rap) e as quase lendas urbanas, se não houvessem ocorrido de fato: os crimes de José Ramos, o linguiceiro da Rua do Arvoredo, e as injustiças que levaram a igreja das Dores a não ter torres durante quase um século, ficando inconclusa. Parabéns a Rosina Duarte pelo texto primoroso que nos toca desde a primeira linha. Eu já falei uma vez naquela pesquisa que a equipe da Companhia de Solos e Bem Acompanhados faz com o público, por meio de um formulário, e repito agora: “a Deborah me emociona com sua sensibilidade, seu bom gosto estético e com as suas idéias de perpetuar ainda mais os textos como os de Mario Quintana, de Dario Fo e Franca Rame e agora de preservar e resgatar a nossa HISTÓRIA”.
Luiz Gonzaga Lopes, Jornalista - fevereiro de 2009 - Porto Alegre / RS


“...El terruño que canta la autora en "Historias de um canto do mundo") es Rio Grande do Sul y en particular Porto Alegre: su estilo es, según los temas, actual y militante, lírico, trágico a veces, dramático, didáctico y reflexivo; incluye coreografía, música y canciones, algunas de la autora, la imprescindible información histórica y, por sobre todo, el refinado y elocuente arte de performer de Finocchiaro, que llena el escenario con su múltiple presencia y algunos aderezos de vestuario y escenografía que extrae de un baúl mientras habla y canta. De los espectáculos locales, "Historia de um canto do mundo" es de los mejores.”
Jorge Arias – Jornal La Republica, 12/09/2008 – Montevidéu / Uruguai
SOBRE O ESPETÁCULO


 

“As escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, com Educação de Jovens e Adultos, foram contempladas com um belíssimo espetáculo teatro-musical ...
... mesclando teatro, música, humor e emoções apresentaram um olhar particular deste nosso pedaço de terra marcado pelas “façanhas” do bravo povo gaúcho. O resultado de tudo isto foi um verdadeiro “Mosaico de Histórias”, uma bela “Colcha de Retalhos Geográficos”, uma grande “Babel Étnica”, onde Deborah , contando e cantando histórias e canções vai interagindo com o público numa intensa cumplicidade, onde os fatos históricos e as lendas gaúchas provocam reflexões agudas sobre questões e valores de nossa história e de nosso tempo como: injustiças sociais, preconceitos, racismo e violência. O que se vê neste fascinante espetáculo é que Deborah, numa performance surpreendente, transita com leveza e agudez pelas infinitas possibilidades cênicas e dramaturgicas, que são por ela colocadas em cena de forma brilhante. A pesquisa e os textos da jornalista Rosina Duarte bem como as composições musicais de Cau Netto e demais músicos somados ao trabalho cênico de direção e interpretação de Deborah, sem dúvida, contribuíram definitivamente para o sucesso deste belo, inédito e intenso espetáculo... Foi extremamente gratificante observar que o público presente no espetáculo, diante de cada uma das cenas e das músicas apresentadas, sentia-se convidado, provocado, desafiado a produzir leituras múltiplas, contra lances inesperados, manifestações plurais, num processo intenso e infinitivo de criação e pensamento. ...podemos afirmar que a riqueza das experiências oportunizadas potencializaram de forma muito significativa as aprendizagens e as formas de vida desta população tantas vezes excluída e isolada das produções culturais e artísticas de nossa cidade. Obrigado Deborah e equipe por mais essa grande e generosa contribuição!”
Paulo Mauro da Silva - diretor teatral e coordenador adjunto da EJA/SMED/POA, junho de 2008
SOBRE O ESPETÁCULO


 

“...um passo grande à frente, tanto em termos de criação como de produção. O tal veio é o do teatro-show alicerçado em colagem de textos e linguagem multimídia. Mas o que importa neste espaço é destacar que a competência de Deborah pode ser levada para casa: Histórias de um Canto do Mundo é também um CD e livro (80 páginas recheadas de fotos)... A jornalista Rosina Duarte, autora dos textos, escolheu temas que enfatizam uma visão social e crítica dessa história, com boas doses de humor. ...Deborah assume os textos como se estivesse observando as cenas, suas clareza vocal e maleabilidade dramática são notáveis. ...irretocável trilha-sonora criada em parceria com Cau Netto, bamba dos teclados e computadores.
...Deborah revela-se cantando e tocando violão. Entre as participações, destacam-se a voz linda da garotinha Fê Pouche, o coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, o multimúsico Edinho Espíndola. Projeto financiado pelo fundamental Fumproarte...”
Juarez Fonseca - Revista Aplauso, Setembro de 2008 - Porto Alegre / RS
SOBRE O CD
 

 


Apresentação | Equipe | Histórias de Um Canto do Mundo para Todos | Peça-Show |
Espetáculo Teatral Solo | Livro / CD | Críticas e Comentários | Depoimentos do Público |
Agenda
| Vídeos | Imprensa | Fotos

Todos os direitos reservados a Deborah Finocchiaro