Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Oficinas: Maratona Teatral

MARATONA TEATRAL – OFICINA INTEGRADA DE TEATRO

Clique aqui para baixar em PDF

LUZ, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

A “maratona” tem como objetivo principal integrar diversas áreas que envolvem o fazer teatral. Ministrada por integrantes da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, profissionais qualificados que atuam no mercado de trabalho há muitos anos, pretende oferecer desde noções básicas até o aprofundamento de questões pertinentes à prática teatral. Seu formato permitirá aos alunos participar dos quatro segmentos ou escolher a área, ou áreas que mais lhe interessar.

A “maratona” não visa somente a profissionalização de atores, produtores e técnicos, visa a contribuição na formação de cidadãos cada vez mais generosos e solidários no trabalho e na vida.

CRONOGRAMA -  9h às 12h - oficina de iluminação / 13:30 às 16:00 - oficina de produção teatral / 16:30 às 19:30 - oficina de interpretação

MÓDULOS

1. ILUMINAÇÃO - INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA

FORMATO: uma hora e meia de teoria e conversação; uma hora e meia de contato com equipamentos e demais elementos do espaço cênico.

CONTEÚDO: Iluminação: História da iluminação; aspectos gerais da iluminação cênica; elétrica básica; refletores convencionais e suas funções; livre conversação.

OBJETIVOS: oferecer ao leigo ou ao iluminador com pouca experiência a oportunidade de conhecer os elementos básicos da iluminação cênica; aumentar a consciência da importância do envolvimento do técnico com o espetáculo.

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos

NECESSIDADES TECNICAS: A oficina deverá ser realizada dentro de um teatro que possua equipamentos variados e um técnico responsável.

DURAÇÃO: 3 horas

MINISTRANTE: Leandro Pires
Iniciou suas atividades artísticas em 1992, atuando como Produtor de Palco no festival Moenda Da Canção, em sua cidade natal, Santo Antônio da Patrulha.
Como ator, participou dos espetáculos "Amor, Amor", uma criação coletiva de uma oficina teatral ministrada por Marco Aurélio, em 1992;  "Movimentos", em 1993; "O Despertar Da Primavera", com direção de Marco Aurélio e "Arte e Brilho Nos Santos Reis", entre 1992 e 1995. A partir de 1994, começou a trabalhar como operador de luz no teatro, em uma temporada no Rio de Janeiro, com o espetáculo teatral "Bumba", de Graça Coutinho e Pedro Oliveira, com pré – estréia no teatro Rio Othon. Trabalhou ainda neste ano na elaboração e conclusão do sistema de luz da Casa De Cultura Eduardo Cabús Teatro Bibi Ferreira – Espaço Henfil no Rio de Janeiro. Em 1995, participou do 10ª festival de teatro de Canela, na montagem ´´Don Juan`` com Ney Latorraca e Betty Goffman, direção Gerald Thomas. Nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 2007 e 2008, atuou como técnico de luz do festival de teatro Porto Alegre Em Cena . Entre 1995 e 1997, atuou como consultor de iluminação nas principais empresas de Porto Alegre, como Arco Íris Iluminação, Clara Luz, Cid Iluminação.
Em 1996, participou do 9ª festival de bonecos de Canela, como iluminador da Cia de bonecos ´´Os caras de totens``. Entre 1997 e 2008, trabalhou como Iluminador na casa noturna Dado Bier. Em 2004, fez a criação e operação de luz do espetáculo infantil "Cinderela", com direção de Nilton Filho; em 2007, fez a operação de luz na Peça teatral "Rádio Esmeralda", no teatro da Amrigs e em 2009, participou da equipe técnica de iluminação do espetáculo "Ópera Popular do Vinho", em Bento Gonçalves. Na área da música, atua desde 1994 na criação e na operação de luz em espetáculos e gravações de DVD de artistas como Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho, Frank Solari, Felipe Azevedo, Zé Caradípia, Bandas Ultra Men, Acústicos e Valvulados, Comunidade Nin-Jitsu, Formigos, Neto Fagundes, Tequila Baby e Kako Xavier, entre outros. Entre 2008 e 2009, fez a programação da iluminação para o palco das casas noturnas Long Play, Chairs Resto Lounge e Insano Bar (Porto Alegre) e SAVE (Portão) e prestou serviços como iluminador e técnico em iluminação para empresas como SpotLight, Zero DB e Clara Luz. Desde 2011, trabalha como Operador de Luz e Responsável Técnico na Companhia de Solos & Bem Acompanhados, participando dos Espetáculos “Pois é, Vizinha...” e “Sobre Anjos & Grilos”.

 

2. PRODUÇÃO TEATRAL

CONTEÚDO: A visão criativa do produtor e a valorização do seu potencial transformador; Elaboração do cronograma - planejamento das etapas de produção: pré-produção, desenvolvimento e pós-produção; Utilização das Leis de Incentivo - utilizar quando, como e por quê; Captação de recursos - dicas para captar com êxito; Sites de pesquisa e editais no Brasil.

OBJETIVOS: Conscientizar o produtor sobre a sua importância no mercado sócio-cultural e econômico do País; Mostrar as etapas envolvidas na produção teatral.

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos

NECESSIDADES TECNICAS: Cadeiras conforme o número de alunos; data show; Flip chart com canetas.

DURAÇÃO: 2h30min.

MINISTRANTE: Márcio Gobatto
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS, atua como produtor cultural desde 1995, produzindo shows musicais e espetáculos de teatro. Neste período, foi o responsável pela produção executiva de mais de 60 CDs de artistas independentes gaúchos.
Integrou a equipe de professores que ministrou as oficinas de Arte e Cultura do Projeto Juventude Cidadã, em S.Leopoldo/RS, em 2006, trabalhando com jovens de 16 e 24 anos. Palestrou sobre “Leis de Incentivo à Cultura”, durante a Mostra de CDs Independentes, na Fundação Ecarta, em 2006 e na Programação dos 40 Anos do Teatro de Arena, em 2007.
Foi o único representante gaúcho a ser contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural 2004, com o projeto “Túlio Piva – Pra Ser Samba Brasileiro”. Também foi contemplado em 2005 com o projeto “A Eléctrica e os Discos Gaúcho”, que conta a história de uma das principais fábricas de discos do Brasil nas décadas de 1910/20.
Trabalhou também nas produções dos mais recentes CDs de Maurício Marques e Nelson Coelho de Castro, que tiveram seus projetos aprovados no Programa Petrobras Cultural e da produção do CD Música para Ouvir Sentado, de Arthur de Faria & Seu Conjunto, financiado pelo Natura Musical, além do Espetáculo Milongaço, do Maurício Marques Quarteto, aprovado pelo Edital BNDES e do Espetáculo Brasil em Corda, de Daniel Wolff, pelo Circuito Funarte de Música Clássica.
Desde 2006, trabalha na área de teatro com o grupo LPC Transformação, dirigido por Túlio Quevedo, responsável pelo Espetáculo “Cerimônia do Adeus”, contemplado pelo Edital da Sulgás em 2011. Desde 2008, trabalha com a Companhia de Solos e Bem Acompanhados, dirigido por Deborah Finocchiaro tendo participado da Turnê RS 2011 do Espetáculo Pois é, Vizinha..., patrocinada pela Sulgás e sendo o responsável pela produção executiva dos espetáculos Pois é, Vizinha... e Sobre Anjos & Grilos desde 2011.
Em 2010, recebeu o Troféu Açorianos de Música como Melhor Produtor Executivo. Em 2011, foi novamente indicado, na premiação mais importante da música gaúcha.
Atualmente, produz e apresenta o Programa do Samba e do Choro, na Rádio Web Buzina do Gasômetro (www.radiobuzina.com.br), edita o Odara Blog, que traz informações na área da cultura independente produzida em Porto Alegre no RS (www.odarablog.blogspot.com) e também é o editor para o RS do site Agenda do Samba e do Choro (www.samba-choro.com.br).

 

3. INTERPRETAÇÃO - O SER EXPRESSIVO

CONTEÚDO: Serão desenvolvidas atividades práticas de expressão corporal e vocal, respiração, foco, coordenação motora, jogos teatrais e improvisação.

OBJETIVOS: Ampliar as possibilidades de expressão; Através do estímulo e desenvolvimento da observação, criatividade, sensibilização e espontaneidade tornar-se disponível para a prática teatral; O teatro como veículo de comunicação pessoal e social.

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos com idade mínima de 14 anos

DURAÇÃO: 3 horas

Orientação: É necessário o uso de roupas confortáveis, sapatos baixos, sem acessórios.

MINISTRANTE: Deborah Finocchiaro
Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora de espetáculos. Ao longo de sua carreira, recebeu 25 prêmios, entre eles 5 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 1 de melhor direção e 2 como Melhor Artista de Teatro.  Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, e dela fazem parte os espetáculos que atua e dirige: Pois é Vizinha..., Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana e Histórias de Um Canto do Mundo - Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Integrou o elenco de Os Crimes da Rua do Arvoredo, direção de Camilo De Lélis (1999), Hamleto, direção de Luciano Alabarse (1994), Kaspar Hauser, direção de Oscar Simch (1986), Risco, Arisco e Corisco, direção de Roberto Oliveira (1988) e A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa (1991). No cinema, atuou em A Matadeira, direção de Jorge Furtado (1994) e Nossa Sra do Caravaggio, direção de Fábio Barreto (2004). Na televisão, nas minisséries da Rede Globo Incidente em Antares (1994), Comédia da Vida Privada (1997) e  A Casa das Sete Mulheres (2003) e os programas especiais da RBS TV Contos de Inverno, Na Trilha dos Farrapos (2001) e Histórias Curtas (2001 e 2007). É também integrante do Grupo dos Cinco, onde assina a direção do premiado espetáculo O Urso de Anton Tchekhov.
Atualmente assina a coluna de teatro na Rádio BandNews FM Porto Alegre - 99,3.

Todos os direitos reservados a Deborah Finocchiaro