Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Saúde prevenção e informação através do teatro - Crack Queimando a vida , O Exame e outras peças

> APRESENTAÇÃO
> FICHA TÉCNICA
> NECESSIDADES TÉCNICAS
> SOBRE A DIREÇÃO
> FOTOS


APRESENTAÇÃO

Tendo em vista o poder e o alcance da representação cênica como caminho de questionamentos e transformações, esse projeto tem como objetivo esclarecer, prevenir e informar o público de diferentes idades e classes sociais sobre o uso das drogas, comportamentos de risco e formas de prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

As peças são apresentadas de uma forma leve, bem humorada, acessível e versátil. Três atrizes dão vida às histórias - Crack - Queimando a Vida”, “O Exame”, Sexo, Drogas, e Bota a Camisinha!” e "Prazer é a melhor idade" - uma doutora e duas assistentes proferem divertidas palestras sobre determinado assunto e no decorrer da apresentação transformam-se em outras personagens para ilustrar as situações. O espectador senta-se à vontade, envolve-se emocionalmente e torna-se aberto para assuntos de difícil abordagem. Além disso, cria-se um ambiente propício para a entrega de material informativo, estimulando o interesse, a receptividade e o envolvimento da família e da comunidade.

Cada uma das peças tem duração de aproximadamente 30 minutos e podem ser assistidas por crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e adultos. 

CRACK – QUEIMANDO A VIDA
O foco é a suscetibilidade ao vício por parte de qualquer pessoa, independente de idade e classe social. Combinando elementos dramáticos e recursos da comédia, a peça retrata efeitos e conseqüências do uso da droga e fala da importância da conscientização de toda sociedade para, através da união, sem preconceitos, contribuir para o combate deste mal.

O EXAME
Um alerta e esclarecimento sobre os comportamentos de risco e as bem sucedidas formas de prevenção do HIV, chamando atenção, principalmente, para o combate ao preconceito e a garantia da qualidade de vida.

Prazer é a melhor idade
Direcionada para o público maior de 60 anos, é abordada a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância das vacinas.

Sexo, Drogas, e Bota a Camisinha!
Esclarece questões delicadas como os efeitos maléficos das drogas (incluindo o álcool) e como o público deve se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

LOCAL DAS APRESENTAÇÕES
Poderão ser realizadas no pátio de escolas, salas de aula, praças, auditórios, centros comunitários, ginásios, salões paroquiais, hospitais, empresas e demais locais sugeridos pelo contratante.

OBJETIVOS

  • Atingir um grande número de crianças, adolescentes, adultos e seus familiares;
  • Envolver e integrar a comunidade;
  • Contribuir para a redução e prevenção do uso do crack, e da contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Esclarecer e informar sobre os riscos do consumo de drogas (incluindo o álcool) e sobre a facilidade de “cair” no mundo das drogas;
  • Informar sobre as possibilidades de ajuda no combate ao uso do crack e a importância do papel da família no tratamento;
  • Alertar sobre a importância das vacinas para o público da melhor idade;
  • Informar sobre o perigo do uso abusivo do Viagra para o público da melhor idade;
  • Estimular e provocar mudanças de atitude e comportamento;
  • Combater o preconceito.

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção - Deborah Finocchiaro
Elenco - Elaine Regina, Patrícia Soso e Sandra Alencar
Produção e Realização - Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Grupo dos Cinco


NECESSIDADES TÉCNICAS
Sonorização (necessário somente em espaços grandes ou abertos):
03 microfones Headset Countryman Sem Fio Shure, 01 mesa de 08 canais; 02 monitores de palco; sistema de PA compatível com o local.

Montagem: mínimo de 1hora

Transporte, alimentação e estadia:
Equipe de 06 pessoas (não incluindo motorista): 03 atrizes, 01 diretor, 01 produtor, 01 técnico de som (somente quando houver o uso de equipamento de som).
Alimentação:para 06 pessoas ou diária de R$ 40,00 por pessoa
Rooming list: 02 apartamentos duplos, 02 apartamentos single
Obs: Se o transporte da equipe for van, incluir motorista para alimentação e estadia.


SOBRE A DIREÇÃO

Deborah Finocchiaro, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, é Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora de espetáculos. Ao longo de sua carreira, recebeu 24 prêmios, entre eles 5 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 1 de melhor direção e 1 como Melhor Artista de Teatro.  Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Criou a Companhia Solos & Bem Acompanhados, e dela fazem parte os espetáculos que atua e dirige: Pois é Vizinha..., Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana e Histórias de Um Canto do Mundo - Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Integrou o elenco de Os Crimes da Rua do Arvoredo, direção de Camilo De Lélis (1999), Hamleto, direção de Luciano Alabarse (1994), Kaspar Hauser, direção de Oscar Simch (1986), Risco, Arisco e Corisco, direção de Roberto Oliveira (1988) e A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa (1991). No cinema, atuou em A Matadeira, direção de Jorge Furtado (1994) e Nossa Sra do Caravaggio, direção de Fábio Barreto (2004). Na televisão, nas minisséries da Rede Globo Incidente em Antares (1994), Comédia da Vida Privada (1997) e  A Casa das Sete Mulheres (2003) e os programas especiais da RBS TV Contos de Inverno, Na Trilha dos Farrapos (2001) e Histórias Curtas (2001 e 2007). É também integrante do Grupo dos Cinco, onde assina a direção do premiado espetáculo O Urso de Anton Tchekhov.
Atualmente assina a coluna de teatro na Rádio BandNews FM Porto Alegre - 99,3.


FOTOS

Todos os direitos reservados a Deborah Finocchiaro