Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Projeto O Macaco & A Velha - peça e oficina para crianças

> APRESENTAÇÃO e SINOPSE
> A OFICINA
> FICHA TÉCNICA
> BREVE CURRÍCULO DAS ATRIZES
> NECESSIDADES TÉCNICAS
> FOTOS


APRESENTAÇÃO E SINOPSE

A peça O Macaco e a Velha do gaúcho Ivo Bender, é baseada num conto do folclore afro-brasileiro que trata da difícil relação entre um macaco muito esperto e a dona do Bananal onde ele vive. Na briga pelo usufruto deste paraíso, ambos descobrem que, só unidos, poderão defender o seu tesouro.
Os personagens ganham vida através da caracterização das vozes e corpos das atrizes que transformam-se aos olhos do público.
A trilha é executada ao vivo, com variados ritmos e efeitos sonoros. Todas as músicas foram arranjadas de modo a valorizar a poesia e o espírito lúdico do texto.
Com estes elementos, O Macaco e a Velha permite ao espectador vivenciar a história e ser conduzido a sentir as emoções e surpresas que fazem parte do universo das personagens. Um espetáculo que privilegia a palavra e instiga a imaginação num divertido jogo que envolve pela graça e fantasia, sendo um excelente canal de incentivo à leitura e interpretação de textos.

Duração: 40 minutos

A OFICINA

Com o objetivo de ampliar o projeto, será oferecida uma oficina para as crianças no qual serão desenvolvidos jogos e improvisações com os personagens, músicas e partituras corporais que compõem a peça. Essa experiência possibilitará um espaço de expressão e diferentes formas de relacionar-se. Aqui a linguagem teatral reafirma seu potencial transformador despertando e expandindo a criatividade.

Ministrantes: Arlete Cunha, Deborah Finocchiaro e Heloisa Palaoro
Duração: 1 hora

FICHA TÉCNICA
Texto - Ivo Bender
Elenco - Arlete Cunha, Deborah Finocchiaro e Heloisa Palaoro
Concepção - Deborah Finocchiaro
Direção - O grupo
Trilha Sonora - Deborah Finocchiaro
Realização - Companhia de Solos & Bem Acompanhados

BREVE CURRÍCULO DAS ATRIZES

Arlete Cunha, atriz e diretora teatral premiada 6 vezes como melhor atriz e 2 vezes como melhor diretora, iniciou sua carreira em 1983. Participou de importantes e premiadas montagens teatrais, entre elas Fim de Partida, Ostal e Antígona - Ritos de Paixão e Morte, todas realizados durante os 12 anos de trabalho com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Fez a orientação cênica de espetáculos musicais e dirigiu, entre outros, Cara Queimada, de Marius Von Mayenburger, Álbum de Família, de Nelson Rodrigues e A Revolução dos Bichos, adaptação da obra de George Orwell. Atuou também nas peças Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertold Brecht, Dorotéia, de Nelson Rodrigues, Espancando a Empregada, direção de Eduardo Kraemer, O Barão nas Árvores, direção de Roberto Oliveira, além da pesquisa: O Foco do clown que resultou nos processos Prá Cima com a Viga, Moçada! (adulto) e Mário Marinheiro (infantil), ainda em execução. Na área de arte-educação, desenvolve oficinas para crianças, adolescentes e adultos, bem como capacitação para educadores. Desenvolveu o projeto: Teatro – Prática Criativa para Reordenação do Cotidiano, atendendo a população adulta de rua (moradores de rua) e crianças e adolescentes em situação de rua e risco.

Deborah Finocchiaro, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, é atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora de espetáculos. Ao longo de sua carreira, recebeu 25 prêmios, entre eles 5 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 1 de melhor direção e 2 como Melhor Artista de Teatro.  Entre outros trabalhos atua e dirige os espetáculos: Pois é Vizinha..., Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana e Histórias de Um Canto do Mundo - Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. TambémIntegrou o elenco de Os Crimes da Rua do Arvoredo, direção de Camilo De Lélis (1999), Hamleto, direção de Luciano Alabarse (1994), Kaspar Hauser, direção de Oscar Simch (1986), Risco, Arisco e Corisco, direção de Roberto Oliveira (1988) e A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa (1991). É também integrante do Grupo dos Cinco, onde assina a direção do premiado espetáculo O Urso de Anton Tchekhov.
Atualmente assina a coluna de teatro na Rádio BandNews FM Porto Alegre - 99,3.

Heloisa Palaoro, da Companhia Etceteratral, estreou no teatro em 1980. Atriz, professora, produtora, atuou em inúmeros espetáculos entre eles O Rei da Vela (Oswald de Andrade, 1980); Marat Sade (Peter Weiss, 1982); As Aventuras da Família Brasil (Luis Fernando Veríssimo, 1984); Bella Ciao (Luis Alberto de Abreu, 1989); Cassino Atlântida (Guto Greco, 1992); O último Tango em POA (Dilmar Messias, 1994). Entre os infantis destacam-se O Enigma de Cid (Guto Greco, 1986); O pequeno Príncipe em Busca de um Amigo (Guto Greco, 1988); Guerreiros da Bagunça (Guto Greco, 1989); Escravos de Jó (Carlos Carvalho, 1991).
Diretora e roteirista do Projeto Cia das Histórias, onde ganhou o financiamento Fumproarte de 1997. Na TV atuou no curta Control Z do Projeto Histórias Curtas da RBS, e apresentou o quadro A Hora do Lanche no Programa Papos e Pratos na TV Bandeirantes durante 3 anos.
Há 15 anos ministra aulas de teatro. Desde 2003 atua no monólogo Que Raio de Professora Sou Eu?, de Fanny Abramovich com apresentações em Porto Alegre e todo interior do estado. Já recebeu 7 prêmios de Melhor Atriz e 11 de melhor espetáculo.

NECESSIDADES TÉCNICAS
O espetáculo tem versatilidade, podendo adaptar-se a diferentes espaços e em diferentes condições técnicas a combinar.

Sonorização (necessário somente em espaços grandes ou abertos):
03 microfones head set shure sem fio;
01 direct Box;
02 monitores de palco

PA compatível com o local

Iluminação

12 lâmpadas par #5

10 PCs 1000 W

Mesa de 12 canais

01 técnico para montagem

Rack e fiação compatível

Torres de sustentação (para espaços sem estrutura convencional)

Estadia e alimentação:
Para 04 pessoas (não incluindo motorista) - 03 atrizes e 01 técnico de som e luz
Rooming list: 01 apartamento triplo e 01 apartamento single ou 04 apartamentos single

Montagem:
Mínimo de 04 horas

 

Todos os direitos reservados a Deborah Finocchiaro