Jussara Lucena, escritora
Livros
A imigração sírio-libanesa pelas memórias de Tanous
 
No desenrolar da história oral, a loja que vendia de tudo, até mesmo artigos de primeira necessidade, funcionou até 1930, quando ele decidiu retornar ao Líbano.Lá ficou aé 1938, sendo que neste período contraiu matrimonio com Dona Toufa, quando a saudade bateu mais forte neste coração libanês,
sem memosprezar sua querida Pátria. Há transformação de uma imigração provisória para uma imigração definitiva e pela necessidade de formação familiar no país de destino.
 
Com Osman, reconhecemos como as mulheres árabes inseriram-se no processo imigratório libanês no Brasil via necessidade masculina. Muitas vinham sem saber o motivo e nem imaginavam o que era "esse Brasil de que falavam tanto..."
 
Tanous mudou o seu ramo de atividade abrindo uma indústria de confecção de malas, de colchões, maletas, vassouras e sabão. Estas atividade em sequência são relatadas por ele mesmo detalhadamente quando dá vazão às suas memórias que em boa hora adquiriram visibilidade para nosso gáudio. Tempos mais tarde, montou uma serralheria. Por fim, volta-se para o comércio com uma loja de ferragens. Ainda teve fôlego para criar uma indústria de móveis de ferro e fórmica, gerando emprego e divisas para a cidade, fomentando a economia e levando o nome da indústria  Guajaramirense para a  Bolívia e para Rio Branco, Porto Velho e Manaus.
 
Hoje, sem temor de errar, pode-se dizer em alto e bom som que Tanous foi o precursos da indústria em Guajará-Mirim. Ao suprir as necessidades da cidade como dos seringais adjacentes, não mediu esforços para atender a vasta clientela formada. Daí ao eleger como um homem progressista, exemplo de dignidade, fidalguia, de compreensão, de educação, vontade de crescer e trabalhar pelo engrandecimento deste pedaço de solo brasileiro.
 
Ao caro leitor uma mensagem que o entusiasme o suficiente a fim de que uma transcrição livre com os riscos inerentesque uma fidelidade poderia merecer, não reire a vontade de que chegasse ainda a tempo de que pudéssemos desfrutar daqueles momentos.
 
Que os detalhamentos desta epopeia sirvam de motivo para que sigam conosco.
Boa Leitura!
   

INTRODUÇÃO À GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
wwlivros, 2016.

Jaqueline Neves Lubianca
Alberto Mantovani Abeche
Helena von Eye Corleta
Jorge Alberto Buchabqui

A ideia de fazer um livro para introduzir o estudo da Ginecologia e Obstetrícia aos alunos de Medicina surgiu da necessidade dos nossos alunos de terceiro semestre utilizarem um material didático de linguagem acessível, apropriado para sua etapa no curso e com foco na prevenção e na promoção da saúde da mulher.
 

 

   

FRAGMENTOS DO DISCURSO DOCENTE
Gráfica UFRGS, 2015.

Jorge Alberto Buchabqui, uma das unanimidades de afeto da inesquecível ATM 70, está presente neste livro na sua integridade de médico dedicado e carinhoso e na sua obsessiva determinação de fazer o que faça no limite da perfeição, e, isso tudo, de maneira silenciosa e discreta.

Clique aqui para comprar

Clique aqui para acessar o livro em PDF gratuitamente

   

O BRILHO DOS INÍCIOS
Gráfica UFRGS, 2015.

Pretende-se que este livro seja lido por estudantes em formação e por profissionais em plena carreira, numa ampla gama de leitores. Um espaço, um tempo, uma problemática, um grupo, um professor, alguns escritores, muitos leitores! Esta considero uma boa leitura. Permite conhecer, no curso, as reflexões dos alunos do quarto semestre, dos seus preceptores e o pensamento do professor que coordena o “Projeto em si" e organiza esta publicação.

Clique aqui para comprar

Clique aqui para acessar o livro em PDF gratuitamente

   

EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO
wwlivros, 2015.

Os trabalhos que permitem esta publicação são resultantes de um movimento que teve início quando da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, pelo Ministério de Educação em Novembro de 2001.

Clique aqui para comprar

   

QUANDO AS FÉRIAS PODEM ESPERAR
Gráfica UFRGS, 2014.

Relatos dos alunos prestes a frequentar o 3º semestre do Curso Médico, em uma atividade extensionista de férias, cujos conteúdso são antecipatórios ao próprio currpiculo. O que será que nos dizem?

Clique aqui para acessar o livro gratuitamente

   

O CULTO (IN)VISIVEL DA EXTENSÃO.
Gráfica da UFRGS, 2013.

Relatos da inserção discente no Hospital Fêmina, 100% SUS, vinculado ao GHC/Min.Saúde, identificando o valor da Extensão Universitária indissociada do Ensino Médico, Gráfica da UFRGS, 2013.

Clique aqui para acessar o livro gratuitamente

   

DAS CIVILIZAÇÕES À IMIGRAÇÃO LIBANESA. Um Pequeno resgate histórico.
Gráfica UFRGS, 2011.

Uma busca às raizes de nossos antepassados a fim de entender um pouco de suas origens.

Clique aqui para acessar o livro gratuitamente

   

ENTRE NÓS. UMA MEDICINA EM CONSTRUÇÃO.
2003, UFRGS, FAMED.

Novos delineamentos que surgem da experiência comunitária em diversos postos de saúde do GHC.

Clique aqui para ler o livro

Clique aqui para acessar o livro em PDF gratuitamente

   

TAREFAS INDIVIDUAIS PROGRAMADAS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, Ambulatório.
CADERNO DE ENSINO MÉDICO. Reedição 2002, Gráfica UFRGS.

Material reimpresso com nova formatação e atualização científica. Tiragem 3000 exemplares.

Esgotado

   

ESPERO NUNCA ENCONTRAR RESPOSTAS
2001

"Em que outra atividade veriam meu esforço no estudo teórico ser melhor aplicado? Ainda não encontrei  resposta e, para falar bem  a verdade, espero nunca encontrar resposta, pois só assim dedicarei  o resto de minha vida em uma busca constante em melhorar as qualidade de vida não só dos meus pacientes, mas das pessoas que me cercam “.
 
Juliano Martini, setembro, 2001
 
   

MEDICINA COM VIVÊNCIA
2000, UFRGS, FAMED.

Sequência de relatos individuais discentes de 1º semestre, de suas vivências nos postos de saúde.

   

MEDICINA COMUNITÁRIA.
CONVIVIO E APRENDIZADO
2000, UFRGS, FAMED.

Segundo relato de experiências com médicos comunitários de saúde........Postos do GHC.

   

MEDICINA SERÁ QUE É ISSO?
1999 – UFRGS, FAMED

Primeiro relato impresso dos alunos do 1º semestre do Curso de Medicina, em sua inserção extensionista em postos de saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Esgotado.

   

PROMOVENDO A SAÚDE DA MULHER

– 1995, 1ª edição, Editora da Universidade UFRGS – livro didático adotado pela Disciplina de Promoção e Proteção da Saúde da Mulher, então do 1º semestre do Curso de Medicina da UFRGS, trazendo conteúdos vinculados a Ginecologia e Obstetrícia

 

   

TAREFAS INDIVIDUAIS PROGRAMADAS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, CADERNO DE ENSINO MÉDICO II
Gráfica UFRGS, FAMED, 1992.

Primeiro material didático impresso dedicado aos alunos das disciplinas vinculadas ao Departamento de Ginecologia e Obstetricia, UFRGS, FAMED

   

site elaborado pela wwsites - sites para escritores