Dicas

Dicas de Leitura - por Ana Maria Bettini

Jacira Fagundes
08/04/2020




Dica de Leitura – por Ana Maria Bettini

Título da obra - Paisagem
Autora - Lygia Bojunga Nunes
Editora - Agir 1992

Este livro faz parte de uma trilogia sendo o último da sequência:
Livro – um encontro com Lygia Bojunga Nunes - Ed. Agir
Fazendo Ana Paz – Ed. Agir
Paisagem – Ed. Agir

A escritora faz a introdução falando de seus dois livros anteriores e seu encontro com a literatura e como, neste percurso, surgiu o terceiro – Paisagem.
No primeiro capítulo ela apresenta Lourenço que é seu leitor e se dirige a nós falando de seu envolvimento com este personagem especial, suas cartas persistentes e suas perguntas sobre a sua vida intima. Na ocasião, ela mora em Londres e ele no Rio de Janeiro.
A escritora se coloca como personagem de seu livro, contado em primeira pessoa. Para quem é escritor, lembramos nesta leitura a questão da narrativa, pois quando se escreve sempre se faz isso como um personagem e nisso Lygia dá uma verdadeira aula. Embora, de fato, em sua vida pessoal tenha vivido entre Londres e Rio de Janeiro, não sabemos exatamente se a Lygia do livro é a mesma da vida real.
Um dia Lourenço escreve uma carta falando de um sonho que teve e, quando Lygia a recebe, ela se espanta, pois, seu leitor descreve a “Paisagem” do livro em que vem trabalhando. Ela então decide procurar por Lourenço no Rio de Janeiro.
Outros personagens são descritos e compõem a trama. Lourenço descreve sua namorada a Renata e fala diversas vezes dela, ele tem características peculiares de um adolescente com suas dificuldades e sua forma característica de se expressar.
O final da história é surpreendente como toda a trama.
“Paisagem” mostra muito bem o talento da escritora e seu estilo de escrita surreal e cativante.
A construção dos personagens, cenário e situações são uma lição para quem é escritor e/ou gosta de uma boa leitura.

Para saber mais sobre Lygia Bojunga http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/lygiabojunga.html


Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Ainda não tinha deixado meu comentário, Ana, sobre tua dica. Indicar Lygia Bojunga, não poderia deixar de chamar o leitor para uma das maiores escritoras brasileiras. Não sei se leste, mas gostaria que depositasses um olhar sobre "Corda bamba", da Lygia. Acho que não ganhou muitos leitores, esta obra , mas eu destaco como uma verdadeira fábula.

Jacira Fagundes, Porto Alegre 28/04/2020 - 17:51

Bom de ler Ana , sou apaixonada pela Lygia Bojunga desde que li a Bolsa Amarela. Ela é gaúcha, com premios internacionais.

Magaly fernandes, Porto Alegre, Rio Grande do Su 08/04/2020 - 19:53

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "181601" no campo.