Dicas

Dicas de Leitura - por Tusnelda Marins

Jacira Fagundes
08/04/2020



Dica de Leitura - por Tusnelda Marins

Título da obra - Nada me faltará
Autor – Lourenço Mutarelli
Gênero - romance

Sinopse
Paulo retorna à família após um ano de ausência dele, da mulher e da filha. Ele retorna sozinho, está apático e desinteressado. Não lembra de nada e
não suporta a cobrança de amigos e familiares para que ele recupere a memória..

Resenha
Até aí, absolutamente banal, um determinado sujeito volta sem memória. Mas o incomum no texto de Mutarelli é que o autor, ao criar um anti-herói, criou também uma forma de ler entrelinhas, de reconhecer pistas, de montar este quebra cabeça cujas peças principais é o leitor que vai colocar no lugar. Não há narração, não há sequer a certeza de que podemos confiar no personagem, já que o narrador está totalmente ausente. Todo o livro é construído por diálogos, sem as marcas linguísticas de um diálogo, sem identificação sobre qual personagem pergunta e/ou responde pra quem, O que se percebe no não dito é que o personagem volta sendo ele mesmo, uma atitude que ele nunca teve, nem em família, nem entre amigos. Paulo sempre foi aquilo que os outros esperavam dele. Esta é a grande questão: até onde nossa vida reflete o que os outros esperam de nós?
O livro vai crescendo, sem distrações. Há luzes que piscam rapidamente nos diálogos que nos revelam quem é Paulo, sua família e seus amigos. Fica implícito no texto o que motivou a fuga dissociativa do personagem. Mas aí, nada melhor do que ler Nada me faltará.
Mutarelli é um grande autor,
Cara, eu sou tua fã.


Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Tusnelda, apreciei muito tua explanação sobre esta obra. Eu não li, mas agora me convidas de forma tão absoluta. Teu olhar sobre a obra instiga a qualquer leitor. Parabéns!

Jacira Fagundes, Porto Alegre 28/04/2020 - 17:35

Tusnelda, tuas dicas, teus comentários, tuas criações literárias são magistrais. Não conhecia o autor, mas vou me interar. Obrigada.

Terezinha Lanzini, Canoas/rs 10/04/2020 - 14:25

Tusnelda grata pela dica. Não conhecia esse autor, fui ler sobre ele e vi que escreveu Cheiro de Ralo. Eu assisti o filme e adorei, fala de um homem que sobre de uma obsessão.
E li tambem que o autor o Lorenço Mutarelli, num aniversário amigas resolveram fazer uma esta surpresa e enviaram tres estranhos contratados para buscá-lo como se fosse um sequestro, algo tedrico achei. Ele terminou devido a essa brincadeira macabra, ficando com panico e depressão por dois anos. E outra coisa interessante trabalhou com o Mauricio de Sousa um periodo. Obrigado pela recomendação.

MAGALY ANDRIOTTI FERNANDES, PORTO ALEGRE RS 08/04/2020 - 19:36

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "544112" no campo.