Dicas

Dicas de Leitura - por Maurícia Mees

Jacira Fagundes
21/04/2020



Dica de Leitura – por Maurícia Mees

Título – Bacia das Almas
Autor – Luiz Antonio de Assis Brasil
Editora – Movimento
Ano – 1981
Gênero - romance

Resenha:

BACIA DAS ALMAS

Conteúdo:

O romance fala da saga de um típico líder rio-grandense, coronel Trajano, adepto ao castilhismo; adotava os ideais positivistas e capitulava sempre aos interesses de Borges de Medeiros para poder manter-se no poder.( A geração positivista foi responsável pelo exercício de autoridade e do arbítrio produzindo uma descendência incapaz e doentia, como exemplo, os filhos do próprio coronel.) A história ficcionada sustenta a estrutura do romance com foco narrativo no caudilhismo, questão da terra, corrupção e desmistificação. Há uma clara intenção de desmistificar heróis consagrados, mostrando a falsidade de seus princípios, rompendo assim com a história oficial.

Tempo: início do século XX, até os meados de 1950.

LOCAL: Fazenda Santa Flora em Aguaclara, interior gaúcho.

Enredo
Com chantagens emocionais, Coronel Trajano não só subjuga a família, como também toda a comunidade. Não tem limites, nem escrúpulos a fim de conseguir seus intentos, por mais sórdidos que sejam. Como pai, causa problemas emocionais ou comportamentais em cada um de seus filhos. Como prefeito, espalha o medo e submete seus correligionários à submissão, conseguindo que ajam contra seus princípios morais e éticos para o benefício do coronel.

O autor nasceu em 1945. É formado em direito, é professor e escritor. Tem vários prêmios por suas obras. Lança seu primeiro livro em 1976, Um quarto de légua em quadro; 1978, A prole do corvo e em 1981, Bacia das almas que complementa a trilogia de mitos rio-grandenses.





Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Maurícia. Que beleza este teu olhar sobre a obra Bacia das Almas. O autor Assis Brasil revela o Trajano como se ele vivesse hoje, aqui entre nós, neste mundo real. Parabéns!

Jacira Fagundes, Porto Alegre 28/04/2020 - 17:29

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "555211" no campo.