Fim de semana privilegiado para os porto-alegrenses que não querem pegar chuva na praia. Além de Ópera do Malandro, que segue em cartaz até domingo no Teatro de Câmara, vale a pena conferir as peças Inimigas Íntimas e O Urso.
Inimigas Íntimas, um show de versatilidade de Fernanda Carvalho Leite e Ingra Liberato, conta a histórias de duas mulheres de meia idade, amigas de infância e adolescência, que se reencontram depois de anos e marcam um jantar. A partir desse mote, Fernanda e Ingra conseguem fazer o público rir de suas próprias idiossincrasias, de seus próprios caprichos, e refletir sobre suas próprias amizades e suas próprias invejas, graças a um texto muito bem costurado de Artur José Pinto. A peça fica no Novo DC até o dia 08 de fevereiro.
O Urso, apesar de ser um texto do russo Tchekov, escrito no século XIX, também é uma comédia de costumes com direito a ironias finas e piadas centenárias sobre a afetação das mulheres e a traição dos homens. Com um ponto de partida tipicamente realista, uma viúva que mantém luto fechado quase um ano após a morte do marido até receber a inconveniente visita de um credor furioso, o texto de Tchekov contrapõe os sexos antecipando de forma surpreendente formulações feministas que só viriam 50 anos depois, ao mesmo tempo que mantém no subtexto uma fina crítica a uma sociedade fria o suficiente para cobrar dívidas de uma viúva arrasada. A montagem do Grupo dos Cinco, dirigidos por Deborah Finocchiaro, preserva o texto original, apesar de alguns ajustes lingüísticos naturais e inerentes a um texto deslocado no tempo e no espaço, e cria uma multiplicação da protagonista em três atrizes, que representariam os três estados de espírito distintos da viúva. A intersecção das ações, falas e gestos do trio de belas mulheres é um contraponto cênico interessantíssimo para um texto tão cotidiano. A peça fica na Álvaro Moreyra até dia 08 de fevereiro.
No meio da semana estréiam no Porto Verão Alegre algumas comédias de riso solto, figurinhas carimbadas do evento. Dona Gorda, com Lúcia Bendati e texto de Lisiane Berti e Marcelo Vázquez, estará na Álvaro Moreyra terças, quartas e quintas, de 10 a 19 de Fevereiro. Já Como Agarrar um marido antes dos 40, de Claudio Benevenga, fica de terça a domingo, até o dia 15 de Fevereiro, no Teatro de Câmara. Assim como o Guri de Uruguaiana Jair Kobe se apresenta na AMRIGS até dia 15.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.