artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A Esperança Brota do Chão
Celso Sisto


TAN, Shaun. A árvore vermelha. Ilustrações do autor. São Paulo, Editora SM, 2009. 32p.

 

Esse é o tipo de coisa que não se pode tocar com as mãos!E esperança também não é um objeto! Pode ser a confiança de que tudo vai mudar; pode ser a chegada de algo novo; pode ser a força de um desejo... É isso! Desejar é o mais importante!

Esse livro trata de um assunto complicado e delicado ao mesmo tempo. Mais do que contar uma história e apresentar respostas, esse é um livro cheio de perguntas: o que fazer quando as coisas só pioram, ficam parecendo sem saída e ninguém ouve ou entende você? O que fazer quando tudo o que acontece não faz o menor sentido e que mesmo esperando e esperando, os problemas só se multiplicam? As coisas fantásticas do mundo acontecem longe, para os outros. E há coisas que não se pode evitar!

Quem eu sou? Onde estou? O que fazer? São perguntas que sempre acompanham as pessoas. O problema é quando isso não “desgruda” mais da gente! O problema é quando tudo se repete, do mesmo jeito... Mas se a gente olhar, com calma, querendo ver de verdade, não será possível descobrir uma flor brotando ali, do nada, como se nascesse no meio do piso?

Esse livro é complicado porque não conta nada. É delicado porque trata dessa sensação de vazio, de esmagamento, de desânimo. Mas é fantástico! Talvez a palavra do nosso século seja depressão. Esse livro trata disso. Mas é emocionante!

As ilustrações são extremamente encantadoras. O ilustrador é também o autor do texto e consegue provocar arrepios somando exatamente essas duas coisas: imagens maravilhosas, fantásticas, cheias de fantasia e pouco, pouquíssimo texto! E o livro funciona ainda mais porque está na categoria do livro-álbum, uma expressão muito usada fora daqui, para designar livros grandes, com muita imagem e quase nenhum texto. Em geral, são pra crianças pequenas, mas este não é! Ou é! Depende de como será lido!

A ousadia está em falar disso para a criança. A ousadia está em colocar como personagem principal uma menina fraquinha, cabisbaixa, desanimada, melancólica, mas imersa num cenário que encanta os olhos. Que por si só já funciona como um alívio para a nossa necessidade de arte. Mesmo que os tons sejam mais para o escuro do que para o claro, mesmo que haja muito marrom, azul marinho, cinza, roxo. Quando entra o vermelho é como se chegasse o sol!

O autor-ilustrador é australiano e é muito premiado. Parece que tudo que toca com sua arte brilha como ouro! Aquece como fogo!
 


27/07/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "041310" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na