artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Cosi, Cosi! Estamos Prontos Para Ouvir!
Celso Sisto


MHLOPHE, Gcina. Histórias da África. Ilustrações de Kalle Becker e outros. Trad. de Jaci Maraschin. São Paulo, Paulinas, 2007. 59 pp.

 

As histórias antigas têm o poder de atravessar o tempo. No trajeto vão juntando vozes, emoções e lembranças que jamais se apagam, embora se refaçam. E se ligadas a elas está a imagem de alguém amado que nos enriqueceu o imaginário, como uma avó ou um padrinho sabedor das coisas, a força é ainda maior!

Este livro reúne 10 histórias africanas, de várias partes, contadas por uma autora da África do Sul. Foi a avó quem lhe despertou, na infância, o amor pelas histórias. Daí é que vem a vontade de compartilhar com os outros a riqueza do imaginário de seu povo.
No livro está Mazanendaba, que foi buscar as histórias no fundo do mar; a tartaruga, que conquistou o respeito de todos derrotando o monstro Gongqongqo; o ferreiro Kasanko, que recebeu do rei Dabulamanzi a tarefa de transformar toda a sucata de ferro do palácio em uma pessoa; e mais sete histórias, todas igualmente emocionantes.

O tempo é sempre “há muito tempo”; os lugares são “as pequenas aldeias”; e os personagens ou são gente do povo ou animais e pessoas, igualados pela natureza. É assim nos contos tradicionais.

O gosto das línguas africanas fica na boca, enquanto a gente saboreia palavras como kudu (antílope), sawubona (“você é importante para mim”), kwesukesukela (“era uma vez, há muito tempo...”) e tantas outras. Com a linguagem simples de quem escreve o que fala.
A autora é contadora de histórias experiente e está acostumada a narrar oralmente, olhando no rosto das pessoas e saboreando a reação delas. Essa troca de emoções é que ela busca também em seus livros!

As ilustrações de Kalle Becker, Jeannie Kinsler, Kim Longhurst, Lalelani Mbhele e Junior Valentim são bem variadas em técnicas e exploram recursos que vão da pintura a óleo ao desenho gráfico, do lápis de cor à tinta acrílica ou aquarela, quase sempre com belos coloridos.
Este é um livro pra gente se fartar com a riqueza e a diversidade do continente africano! Cosi! Cosi!
 


13/09/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Olha eu adorei este livro eu leio muito ele e também queria dar meus parabéns a quem contou essa historias para a avô dessa autor né e queria dizer que este livro eu e meus colegas adoramos essa historia pois estou na 4 serie e eu e meus colegas adoramos o livro obrigado e meu nome é Natacha me preocupe por favor no meu Facebook só colocar Natacha Behrmann Junqueira mais e Natacha com s viu
Natasha Behrmann Junqueira, São Paulo 13/08/2012 - 14:30

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "495312" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na