artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

O Monstro da Saudade
Celso Sisto


HETZEL, Graziela Bozano. O lobo. Ilustrações de Elizabeth Teixeira. Rio de Janeiro, Manati, 2009. 44p.

 

A convivência faz a gente criar laços. Mas esse tipo de laço é invisível e não dá pra ficar medindo. Sentimos falta de alguém e pronto! Gostamos de alguém porque gostamos, ora! Um abraço, um sorriso diário, uma palavra carinhosa e já estamos prisioneiros do afeto das pessoas! Isso é também uma construção, não?

Todas as noites o pai lia histórias ou dizia versos ou cantarolava para a Lília. No colo, a menina vai vivenciando todas as emoções, do medo à curiosidade. Um dia o pai não volta pra casa. A mãe diz para a filha que o pai viajou. Lília não compreende essa viagem sem aviso, sem despedida. Tem pesadelos, chora, vai e volta ao livro, exatamente na parte em que o pai parou a leitura. Conversa então com o lobo da história, na tentativa de aceitar o sumiço e a ausência do pai. Daí pra frente se torna meio calada. O tempo passa e o pai não volta. Até que ela ouve a mãe conversando com uma voz de homem na sala da casa e descobre que o pai foi levado dali à força. O homem promete ajudar. Lília continua sonhando e conversando com o lobo da história. Em meio ao susto da descoberta, a mãe quer ler o livro para a filha, mas ela não quer. Aquela história era só dela e do pai. As duas vivem esperando e a vida continua: Lília afogada entre a raiva e a tristeza. Um dia o homem volta para dar a boa notícia.

A história tem muitas surpresas. Tem uma história dentro da história: a história do menino e do lobo, que o pai está lendo para a menina e a história do sumiço do pai da menina. Mas há também outras histórias que não são contadas, mas podem ser deduzidas: a história de porque o pai foi arrancado à força de casa; a história do que aconteceu com o pai neste meio-tempo em que ficou fora de casa; a história do reencontro. Tudo isso torna o livro desafiador!

O livro tem outras ousadias: o tema delicado; a história velada da ditadura no Brasil; a linguagem poética sem concessões; a divisão em pequenos capítulos, contrariando a linearidade tão comum (e até empobrecedora!) nos textos destinados ao leitor criança; o sugerir mais do que explicitar. Elementos certamente engrandecedores da obra! E com um respeito enorme pelo pequeno leitor! Uma aposta na sua capacidade!

As ilustrações aquareladas de Elizabeth Teixeira são um belo contraponto para o “peso” da história e imprimem uma delicadeza inigualável ao livro. O jogo com as cores de fundo, a aposta no branco nas páginas de texto, a sobrecapa do livro, tudo revela o grande cuidado com o projeto gráfico.

A autora é das mais importantes na literatura infantil brasileira. Tem cerca de 20 livros publicados e já recebeu os principais prêmios literários do país.

Quer mais? Leia logo o livro e diga sem pestanejar se o homem é o lobo do homem!
 


14/11/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "485605" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na