artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Varal de Poesia
Celso Sisto


OBEID, César. Mitos brasileiros em cordel. Xilogravuras de Ernesto Bonato. São Paulo, Editora Salesiana, 2008. 64 pp.

 

Estamos, sim, mergulhados em histórias: a nossa própria história, as histórias dos outros, as verdadeiras e as inventadas (nem por isso menos reais!). E são tantas as histórias espalhadas por esse Brasil tão grande, que se estivessem penduradas num varal, dariam muitas voltas no país inteiro! Cada lugar, cada região, cada grupo tem seu conjunto de histórias.

Os mitos são essas histórias contadas para explicar o surgimento, o aparecimento, a organização, o nascimento de algo. Normalmente são conjuntos de histórias, porque se ligam a outras. E como sabemos, história puxa história. Num fantástico redemoinho que pode não ter fim!
E parece que feira é sempre o melhor lugar para se ouvir essas histórias que o povo conta, que os cantadores cantam e espalham, fazendo quem passa parar, ouvir e ainda comprar o livreto, para levar pra casa e voltar a ele quantas vezes quiser. Isso é a literatura de cordel! Ficam penduradas num varal de barbante, para depois ficarem penduradas na nossa memória para sempre!

Esse livro tem o mérito de juntar nele pequenas histórias de personagens da cultura popular brasileira, tudo num único volume e num formato que agrada os olhos e o coração. Com ele, vem morar bem perto de nós o Curupira, a Mula sem cabeça, o Boitatá, a Iara, a Cuca, o Mão-de-cabelo, o Homem do saco, o Lobisomem, o Boto, o Negrinho do Pastoreio, o Saci Pererê. Com predomínio para as histórias de medo.
Nesse tipo de texto o que importa é o ritmo, a rima, o andamento, que pode variar, inclusive de tamanho. Por isso, há textos que são setilhas, oitavas, décimas. Tudo depende de onde vai ficar a sílaba forte do verso!

Normalmente, as ilustrações dos livros de cordel são feitas em xilogravura, ou seja, a matriz é feita em madeira, escavada com objetos que fazem sulcos, para servirem como um carimbo. É dessa união dos versos melódicos das histórias (como se houvesse um som de viola por trás, acompanhando o texto falado), com as imagens com riscos e falhas, que está o encanto. E aqui, neste livro, as imagens, ampliadas para páginas, principalmente duplas, provocam um impacto muito grande. O colorido, pouco comum nos livrinhos de cordel, funcionam aqui de forma arrebatadora.

Ao final, o livro apresenta um texto informativo, também em versos, explicando o que é mito, cordel, repente e todas essas coisas do folclore. Há ainda uma disputa, uma peleja (normalmente cantada) chamada de repente, entre dois poetas, usando o nome de todos os mitos que aparecem no livro. Também há um glossário, para explicar as palavras diferentes usadas nos textos, uma bibliografia, com os livros que serviram de base para as recriações de César Obeid e César trabalha com cordel e já tem até livro premiado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Ernesto Bonato é o artista plástico que trabalha aqui com xilogravura. Mas tem trabalhos de projeção em cenários, desenhos com aquarela, murais, monotipia aplicada à fotografia, trabalhos de matrizes em madeira, etc. Já expôs seus trabalhos em outros países e faz coisas belíssimas, como este livro encantador!
 


10/12/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Gostaria muito de comprar este livro. Como poderia e onde adquiri lo?
Meu nome é Consuelo Cornelsen, moro em Curitiba na Rua Augusto Stellfeld 780, meus telefones - 41 99714005 e 41 32224045.
Muitissimo grata
Cordialmente
Consuelo
Consuelo Cornelsen, Curitiba / PR 26/10/2013 - 16:12

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "091005" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural