artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Tocar, Cheirar, Provar e Ouvir as Cores
Celso Sisto


SANTOS, Jorge Fernando dos.As cores do mundo de Lúcia. Ilustrações de Denise Nascimento. São Paulo, Paulus, 2010. 48p.

Adultos muitas vezes têm olhos distraídos. E o mistério do ver não se restringe unicamente à visão. Há coisas que só se pode ver plenamente quando entram em ação os outros sentidos.

Pois neste livro vamos encontrar um universo bastante particular. A história não é necessariamente uma narrativa focada em um conflito básico, com uma progressão de ações causadas por alguma atitude tomada pela personagem principal. Não. O livro se desenvolve, para mostrar a vida de Lúcia, para descrevê-la, para exemplificar como ela, sendo cega, desvenda o mistério e a natureza das cores. Aliás, ela conhecia as cores como ninguém! Aliás, o nome Lúcia significa luminosa, iluminada, nascida com a primeira luz, informação esta que abre o livro. E que serve de base para tudo o que vem depois.

Portanto, o narrador, que é uma voz adulta, e observa a menina, conta como Lúcia descobriu as particularidades de cada uma das cores: tocando, sentindo o gosto, o cheiro, a temperatura, as texturas e ouvindo o som delas. O livro começa com a cor branca, e na sequência, mostra as descobertas da menina para o verde, o azul, o vermelho, o amarelo, o rosa e o negro. Nestes desvendamentos, reforça a esperteza e a imaginação de Lúcia e atribui à fazenda dos avós paternos, o status de lugar de destaque no imaginário da menina.

Mas é a descoberta da sua própria cor o momento mais precioso do livro! Nas investigações sobre as cores das rosas, Lúcia descobre a si mesma. Toca seu corpo, seu rosto, prova o negro das jabuticabas e se maravilha com a única cor que seus olhos podiam ver. É emocionante!

As ilustrações são uma profusão de cores. E de texturas. E de ângulos de visão. E de movimentos. O leitor é capaz de sentir a presença do vento soprando nos cenários da história. E as cores, parecem muito mais vibrantes, muito contrastantes, nos desenhos de grandes proporções, salpicados de uma felicidade que escorre das páginas! Denise Nascimento, a ilustradora tem essas peculiaridades na composição das cenas. E talvez, por isso mesmo, já tenha até exposto seus trabalhos na Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia.

O autor tem muitos livros publicados e foi ganhador do selo “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2006, com a obra ABC DA MPB. Também é compositor, jornalista e autor de várias peças teatrais.

A editora caprichou na edição, em formato comprido, com texto bem distribuído nas paginas e com orelhas largas.  O uso de cor na parte interna das capas dá uma enorme elegância ao livro. E um objeto-livro bonito, como esse, todo leitor quer ter em suas prateleiras!


18/01/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "100905" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural