artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Um banho de alegria
Celso Sisto

Dentre as coisas mais misteriosas e encantadoras do mundo certamente está o mar. E quem o visita, pela primeira vez, pode ter uma experiência inesquecível. Principalmente, se for na infância.

LEE, Suzy.Onda. Ilustrações da autora. São Paulo, Cosac Naify, 2008.  40p.

 

A menina chega à praia correndo, a mãe vem logo atrás, protegida por um guarda-sol. Parece que essa é a primeira vez que ela vê o mar. Um bando de gaivotas espia a menina espiar o mar. Ela foge das ondas; ela ameaça o mar roncador que a ameaça; ela entra, pula, salta, espalha água para todos os lados. Todos os seus movimentos são replicados pelas gaivotas. Até que uma onda maior eleva-se assustadora, e vem rolando, já acrescida de outra e outra. A menina foge, os pássaros fogem. Ela provoca, faz careta, como se dissesse “você não me pega!”. O mar, então explode. Joga-a na areia, mas, com pena e talvez para aliviar o susto, brinda-a com muitas conchas, caramujos, estrelas-do-mar, dos mais variados tamanhos. Então, num pacto de amizade, menina e mar brincam, brincam, brincam e...

O livro é simplesmente lindo! Exatamente isso! A beleza na simplicidade. O mar já é belo demais para necessitar de outros acessórios. A situação é simples, cotidiana, corriqueira, e ainda assim cheia de ternura e de poesia. E mais mágico ainda fica se pensarmos que o livro atinge esse tom poético sem utilizar uma palavra sequer! Isso mesmo! É um livro de imagens, um livro sem texto. Destes feitos pra gente acompanhar a história pela sequência das páginas ilustradas, mas podendo inventar o texto que quiser! Um livro como esse oferece muitas maneiras de contar a mesma história. E dá chance para todos os leitores. É um livro sem idade!

O formato retangular amplia ainda mais a noção de linha do mar, beira d’água, aquela coisa imensa, que vai dar lá longe. E o uso das cores aumenta a beleza. A autora-ilustradora trabalha apenas com preto, branco e azul. Pronto! É o suficiente! Um traço meio inacabado, de desenho feito a carvão, um uso magnífico do espaço, das expressões da menina, das tonalidades, dos cinzas, das aguadas, das borbulhas do branco, e está feita a festa!

Por fim, fica uma gostosa sensação de liberdade, de alegria, de retrato feliz da infância; dá um prazer e uma vontade louca de mergulhar também nesse mar, de imitar a menina! Ainda que literariamente!

Suzy Lee é da Coréia do Sul, já expôs em Bolonha, ganhou prêmio na Suíça e tem distinção em Londres. Esse livro ganhou aqui o prêmio de Melhor Livro de Imagem, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e faz parte de uma trilogia. Ainda vêm por aí “Espelho” e “Sombra”. Já ficamos esperando com aplausos!


21/03/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "411810" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na