artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Da cozinha para a escrivaninha: o sabor dos livros
Cláudia de Villar

Em época de crise e incertezas políticas e financeiras a população adota algumas estratégias de sobrevivência. No entanto, em meio a tantos pedidos de respostas e socorros encontra-se o escritor que também, como todo cidadão, tenta lidar com o duelo entre as suas crises particularese as crises da sociedade. Mas como conviver com tamanha ebulição?

Não é fácil. Se em épocas mais amenas o escritor já enfrenta a dificuldade da divulgação e comercialização de seus escritos, o que dizer desse momento? Será que existirá inspiração para produção sabendo que a comercialização será incerta?

Vender e comprar livros sempre foram uma tarefa complicada. Não é como vender um pacote de bolachas. Temos duas ramificações: a fome e a gula pela literatura. Algumas pessoas têm fome por ler. Essas serão leitores ávidos em qualquer situação. Sempre irão separar uma parte de sua renda para a compra de livros. O faminto por ler abdicará do pacote de bolachas para comprar nem que seja um gibi. A fome faz doer a barriga e a alma do leitor. Enquanto ele não saciar sua necessidade de comer ele não sossegará. O alimento é necessário para a sua sobrevivência! Porém, a gula já é diferente. A gula não é necessidade de sobrevivência. A pessoa já está saciada. Não morrerá por falta de alimento. Aqui, o que provoca a vontade de comer são os olhos e o olfato. Se o que o leitor pegar em suas mãos provocar a sua “fome”, estimular o seu desejo de consumo, ele comprará o livro, senão, optará pelo pacote de bolacha ou um cineminha com pipoca e refrigerante.

Portanto, estamos em época de provocar a gula do leitor. Haja criatividade visual! Provocar a fome em pessoas já saciadas de alimento não é fácil. Devemos melhorar os recheios dos livros, modificar algumas receitas da vovó, sovar mais a massa, trocar a farinha e caprichar no tempero. O alimento final (livro) deverá ser mais do que saciador de fome, deverá ser um estimulante de vida. Talvez assim, teremos mais do que “clientes” para degustação, mas fregueses assíduos para deliciosos banquetes e suculentas palavras. Não podemos oferecer simples “petiscos”, mas um cardápio variado e colorido a fim de que tenhamos assíduos “devoradores” da palavra.


02/09/2015

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "550305" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações