artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Brincadeiras das palavras
Celso Sisto

FRANCO, Blandina. Quem soltou o Pum? Ilustrações de José Carlos Lollo. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2010. 32p.


A língua portuguesa, nossa língua, é de uma grande riqueza! E por mais que as palavras tenham já um sentido conhecido e revelado, elas podem também carregar dentro delas, um sentido oculto e que vai se mostrando devagar...

Este livro trabalha em cima desta idéia: a possibilidade de muitos significados para uma mesma palavra! Neste caso aqui, a palavra é a palavra “PUM”.

Todo o livro é construído com o leitor sabendo, de cara, que Pum é o cachorro do menino que conta a história. E mesmo sabendo disso, o uso da palavra, as frases, as construções, brincam com a possibilidade do leitor “estar entendendo” o outro significado mais conhecido para a tal palavra, esse que diz respeito a gás e mau cheiro!

Com essa idéia duvidosa rondando a cabeça do leitor, abundam as brincadeiras do tipo: soltar o Pum; o Pum faz barulho e atrapalha a conversa dos adultos; a hora certa pra soltar o Pum; soltar o Pum na chuva, etc. Isso sem falar na quase inevitável tentativa de colocar a culpa no outro. De preferência, no irmão mais novo, que ainda não sabe falar!

Com isso, o livro torna-se absolutamente divertido, leve de ser lido e saboreado! Sim, porque um texto pode ser saboreado, dito em voz alta, com prazer e encanto! Livro bem “provado” é aquele que depois de terminado deixa no leitor a vontade de ler mais do mesmo autor; ler diversas vezes o mesmo livro; ler outros livros no mesmo estilo, ler para outras pessoas curtirem o que a gente curtiu. Esse é o verdadeiro prêmio da leitura. Essa é a leitura gostosa.

Neste livro, contribuem para o sabor, a narrativa cheia de ações e a simplicidade das ilustrações. Com um desenho feito a nanquim em fundo de página amarelada, com um ou outro detalhe destacado em branco, sobressai ainda mais a cor alaranjada-com-manchas-ocre do divertido cachorro PUM. Os personagens são caricatos e engraçados (como a síndica do prédio, o vizinho brabo, a tia Clotilde) e dão um toque de história em quadrinhos. O texto é bem distribuído, e a surpresa está garantida em cada virada de página.

A combinação entre texto e imagem é das mais felizes, principalmente porque criança e seu bicho de estimação, em mãos talentosas, sempre rendem boas obras!


20/06/2011

Compartilhe

 

Comentários:

adorei esse site foi muito criativo parabéns a todos os iscritores
jenifer comin, tapera 12/09/2013 - 15:20
Eu acabdei passando por esta pagina sem querer,apens estava procurando um tema para um jornal que vou fazer no meu curso técnico,e me deparei com esse autor.Celso Sisto,lendo suas colunas me deu uma enorme vontade de ler seus livro e procurar saber mais sobre ele,quem sabe ele um dia não vire mais um autor favorito assim como a minha favorita Jane Austen?[risos]gostei bastante,muito bom!
Linda Bernal, São Paulo 23/10/2012 - 15:02

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "521310" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na