artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

O livro impresso vai acabar?
Suely Braga

Há uma discussão sobre o livro impresso. Muitos acham que conforme o avanço da tecnologia, desenvolvendo cada dia mais aparelhos avançados como celulares, tablets e a internet penetrando nas cidades o livro impresso perdeu seu lugar. Agora os e-books se multiplicam nas editoras e livrarias, contribuindo para que o livro impresso desapareça.
 
No meu ponto de vista o livros impresso tem seu lugar reservado por muito tempo. Eu pessoalmente sou adepta do livro impresso. Gosto de manuseá-lo, guardá-lo em minha estante e sentir seu cheiro. A leitura dos e-books na internet me cansa e não me incentiva.
 
Os fatos demonstram que o livro impresso ainda está em alta. Temos, no momento, o exemplo da Feira do Livro de Porto Alegre que acontece ineterruptamente todos os anos e já está na 61ª edição.É a maior Feira a céu aberto da América Latina.Na época da Feira a praça da Alfândega abriga uma grande festa.Acorrem  pessoas de várias cidades do Estado e até do exterior.São milhares de pessoas de todas a idades visitando as bancas do livreiros, manuseando , folhando livros e comprando seus aautores preferidos.Festa também no local reservado às crianças com as mais variadas atividades para os pequenos já irem desenvolvendo o gosto pela leitura e amando os livros, que lhe introduzem no mundo encantado.
 
Outros exemplos como as BIENAIS dos livros que acontecem em São Paulo, Rio e outros Estados do país. Podemos alencar as feiras de livros que se multiplicam em quase todas as cidades do inteiror, mesmo nos menores municípios.A multiplicação de bibliotecas nas cidades e nas escolas com atividades sobre leitura.Na minha cidade,Osório, a Biblioteca Pública Municipal que tem um grande e variado acervo , realiza todos os dias a hora da contação de histórias.Cada dia uma escola do município participa.Em muitas escolas, em várias cidades do país os professores e as professoras estão realizando atividades as mais variadas com livros para incentivar o hábito da leitura nas crianças.
 
Podemos citar o grande número de escritores novos que surgem a cada ano, jovens e outros nem tão jovens. As oficinas literárias que se multiplicam, onde no final sempre é impressa uma coletânea.
 
As coletâneas e Antologias também impressas por Entidades Literárias cooperativas com textos de diversos autores.
Assisti a uma palestra com a escritora Jane Tutikan, que agora está se dedicando a escrever livros infanto-juvenis. Ela afirmou que hoje os jovens estão lendo mais.
Portanto o livro impresso tem vida longa, mesmo porque, num país continental como o Brasil e com as desigualdades sociais que tem nem toda a população tem acesso à internet.
 
 Osório, 02/11/2015

26/04/2017

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "354509" no campo ao lado.
 
  

 

  Suely Braga

Suely Eva dos Navegantes Braga é de Santo Antonio da Patrulha, RS. Foi para Osório ainda menina, onde resido até hoje. Pós-graduada em Orientação Educacional pela PUCRS, em Porto Alegre. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura em várias escolas da cidade. Quando terminou o Curso de Orientação Educacional, passou a ser orientadora nas mesmas escolas. Sempre escreveu textos sobre educação e política, poesias em revistas e jornais. Depois de aposentada, se dedica à Literatura, escrevendo contos,crônicas e poesias. Em 2007, lançou seu primeiro livro de contos e crônicas: OS ÚLTIMOS ACORDES DO CONCERTO. Participou de Antologias e Coletâneas a nível estadual e nacional e escreve em vários sites na internet: Recanto das Letras, Para ler e pensar, Artistas Gaúchos, Litoral mania.

suelybraga9@gmail.com
www.sonhadorasuelybraga.blogspot.com


Colunas de Suely Braga:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na