artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Releitura de obra: um ato de coragem
Cláudia de Villar

Uma releitura de qualquer rabisco que seja é um ato de coragem. Chega-se a esta conclusão, pois qualquer indivíduo “rabiscador” sabe o quanto do emocional foi transferido para aquele primeiro rabisco. Ao pegar um papel ou estar em frente de uma tela em branco o ser, desprovido de amarras, cerimônias e sanções comportamentais despeja toda a sua alma naquelas lindas páginas em branco. O termo é este mesmo: despeja, pois na ânsia de “se livrar” de toda bagagem emocional a criatura despeja palavras, frases, vírgulas e parágrafos. E a consequência inevitável? A releitura dos tais rabiscos.

Reler é muito mais do que ler outra vez. Ler outra vez é um ato mecânico aprendido nas escolas infantis. Ler novamente é passar os olhos e traduzir códigos em sons compreensíveis e decifráveis. Entretanto, reler uma obra recém-escrita é ficar cara a cara com suas excentricidades, suas vontades, seus sonhos, seus medos e seu egoísmo literário: “a obra é minha e eu falo o que eu quiser da forma que eu quiser e pronto!”.

Calma aí, senhor escritor! Há que se tenha mais do que paciência e força de vontade. Há que se ter coragem para enfrentar a si mesmo. Como se os tais rabiscos se transformassem num espelho, naquele momento é necessário olhar para si e procurar as pequenas marcas de expressões que foram surgindo com o tempo. Aquelas marcas que se formaram por tanto repetir as mesmas caretas, as mesmas palavras. Há que procurar pelas manchas causadas pelo sol e pelos mesmos repetidos modos de se dizer coisas iguais ou diferentes. Faz-se necessário ter olhos bem abertos para enxergar tudo o que o espelho quer mostrar. E haja coragem para abrir os olhos e ver o que o coração faz questão de não olhar.

Portanto, releitura é arregalar os olhos, rasgar o coração, atravessar a ponte do EU e aproximar-se do leitor. Releitura é ler com os olhos do outro, é desprender-se dos gostos pessoais, hábitos e censuras. Reler é reVer conceitos e viajar pela possibilidade do e se...” .


10/07/2017

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "071704" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações