artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Dar um bom jeito
Celso Sisto


RAVISHANKAR, Anushka. Pega esse crocodilo! Ilustrações de Pulak Biswas. Tradução de Bia Hetzel. Rio de Janeiro, Manati, 2009. 48p.

Um grande problema nem sempre pede uma grande solução. Pode-se resolvê-lo de uma maneira criativa, usando a cabeça, pensando em coisas que ninguém pensou. E a resolução pode ser simples, não ocorrer na primeira vez e exigir várias tentativas. Para dar um jeito numa situação quase sem jeito, não se pode ignorar nenhuma idéia, seja ela de quem for! Mas, o fato é que depois que passa, tudo fica parecendo fácil.

O crocodilo tinha encalhado no canal. Quem viu primeiro foi Falguni, a vendedora de frutas. A notícia se espalha, comentam daqui e dali. E também se perguntam “como ele teria vindo parar ali?”. Ninguém sabe, com certeza, mas parece que veio nas águas da inundação, provocada pelo furacão e pela chuvarada. Agora, atolado no canal seco, fazem de tudo para pegar o crocodilo: tentam o policial Probin, com toda sua autoridade; o famoso doutor Duta, com uma injeção de sonífero; o famoso lutador Baianac Sing, com sua força e músculos de aço. Todos fracassam. A boca enorme e dentada do crocodilo resiste a varas, agulhas e golpes. Quando chega Mina, a menina peixeira, todos querem afastá-la do caminho, aos gritos. Mas a menina, destemida, resolve também tentar uma solução para o caso.

Este livro é antes de tudo um objeto de arte: capa dura, papel de boa qualidade, impressão bem cuidada, excelente diagramação, folha de guarda ilustrada, folha de rosto e uma alternância de cores elegantes e vistosas. O olhar já se encanta de cara!

O texto é fluido e divertido. A impressão brinca com letras de tamanhos variados, sugerindo alturas de som e ritmos, próprios de uma leitura interpretativa e em voz alta. Os elementos distribuídos na página não estão amontoados e o texto aparece com destaque, assim como a ilustração também pode ser admirada sem pressa e sem a concorrência de outros adornos.

Tudo no livro é ágil e essencial, até o virar da página. As letras no espaço (seja pelo tamanho, seja pela posição) brincam de construir poesia concreta, apelando para uma visualidade, que também faz parte do sentido do texto. E o sentido do texto, aponta para o humor, a brincadeira, a peripécia e a trapalhada. A voz do narrador ecoa como uma voz coletiva; a voz da multidão, comentando a situação. Alguns trechos têm o charme das quadrinhas e da poesia de cordel.

Grande peso tem a ilustração na obra. Em preto e branco, reforça com a cor (no caso, a verde) apenas um detalhe do personagem: a carapaça do crocodilo, o jaleco do doutor, a sunga do lutador, as frutas do cesto da vendedora, etc. Mas a graça maior está na técnica, que remete para os carimbos, para a xilogravura, para a impressão rudimentar.

A escritora é uma das mais importantes da literatura infantil e juvenil da Índia. O ilustrador é um dos mais festejados e experientes ilustradores da Índia. E o leitor brasileiro, pode conhecer, assim, bons artistas estrangeiros. Viva o livro e as boas traduções!
 


20/07/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "450201" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na