artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Fábulas para brincar de teatro
Celso Sisto

ARAGÃO, José Carlos. No palco, todo mundo vira bicho! Ilustrações de Luciana Carvalho. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2007. 56 pp.

O jogo do faz de conta é próprio do teatro e das brincadeiras de criança! “Agora eu era...” é frase comum na boca da meninada, e basta para indicar que o pacto começou! E elas são rápidas na divisão dos papéis, no desenvolvimento do enredo e na solução da história. E repetirão mil vezes se for prazeroso!

O autor deste livro se vale de algumas fábulas de Esopo (o escravo escritor lendário, que viveu na Grécia Antiga) e as transforma em cenas, bem curtas, com predomínio do humor, para serem representadas pelas crianças. Temos aqui 10 fábulas, que dão origem a 10 pequenas cenas, dentre elas “O lobo e o carneiro”, “O macaco comilão”, “O cachorro sabido e o lobo bobo”. São histórias vividas por animais com comportamentos humanos que terminam sempre em lições bem aprendidas (e experimentadas na pele!), como costuma acontecer nas fábulas!

Após a ilustração que abre cada história, há um box com a lista de personagens e o cenário sugerido para a encenação. Tudo muito simples (inclusive as falas!) e sucinto, para não complicar quem quer apenas brincar de representar. As ações sugeridas pelo autor, para os atores mirins executarem, estão destacadas dentro do texto, em verde.
Como se publica muito pouco teatro para ser lido (e representado, claro!) neste país, este livro torna-se ainda mais louvável. As crianças precisam deste tipo de material, sobretudo para se familiarizarem com os códigos do texto dramático.

As ilustrações em preto e branco, aplicadas, sobre um fundo verde são criativas e poéticas, com jeito de cultura popular, o que as tornam muito charmosas! As vinhetas (ou pequenos desenhos) aplicadas no topo ou no centro de páginas em branco também conferem beleza ao projeto gráfico do livro. A diagramação faz o livro ficar vistoso e atraente!
O autor é jornalista, cartunista, dramaturgo e tem mais de 14 livros publicados. A ilustradora é educadora e atualmente faz mestrado em Artes e Design. O trabalho de um casa muito bem com o do outro!


17/02/2012

Compartilhe

 

Comentários:

A fabula tem qualidades de penssar com atenção e prazer de estudar mas parabéns por que vocÊ meresse bjs
Vinicius Espozorio Do Nascimento, corumbá 04/09/2012 - 14:56

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "421708" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural