artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Celebração da alegria
Celso Sisto

MONT’ALVERNE, Rosana. Meu pai é uma figura. Ilustrações de Mauricio Manzo. Belo Horizonte, Aletria Editora, 2011. 40p.

Esse é um livro pra lá de contente! E quando ele termina, a gente sente pena que não tenha mais coisas! É porque fica aquele meio-sorriso no canto da boca e uma fagulha de contenteza brilhando nos olhos.

Não chega a ser uma história. Poderia ser um poema! Uma canção, talvez. Uma descrição bem humorada de alguém que a gente ama! Esse sim é um ponto importante neste livro: uma visão de alguém muito cativante, visto pelos olhos da admiração e do amor!

Então, o sujeito em questão é o pai do narrador, que tanto pode ser a voz de um menino, como de uma menina. E essa voz vai descrevendo o pai, como ele se comporta, o que ele faz. E tudo gira em torno do fato dele ser diferente, fazer coisas engraçadas, inesperadas, se relacionar com o mundo de uma forma criativa.

Eis aí outro ponto importante deste texto: a criatividade! Este homem, que é um pai especial e diferente, aproxima-se do universo infantil porque conserva um certo bom-humor e uma alegria, quando visto pelos olhos desse narrador (ou narradora!). A construção desse pai é transpassada por uma visão onírica, fantasiosa, de brinquedo e revela um sujeito de bem com a vida! É a visão do afeto que mais importa. Sim, porque é esse afeto que faz o narrador descrever o pai de forma tão única! Pois então: esse pai é tão só seu, porque faz fantoches de meias velhas e bichos de origami; nunca usou terno; usa óculos de aros roxos, adora ver desenho animado na TV e ouvir futebol no rádio, dentre tantas outras coisas diferentes.

O livro tem um mote: a cada verso de cinco ou seis estrofes, aparece a frase “todo mundo diz: seu pai é uma figura!”. E é essa repetição que traz para o texto esse aspecto musical, lúdico, poemático. E tudo isso empresta ao texto um ritmo gostoso, para ler e para contar.

Por fim, a imaginação toma conta do texto e o narrador, com o auxílio da ilustração, mostra como o pai seria se ele fosse um professor, um pintor, um músico, um cantor, um artesão, um escritor, um inventor. E ele se multiplica em retratos divertidos.

Em última análise, é o padrão-comum que é questionado neste livro. O sucesso deste pai está garantido exatamente porque ele foge do padrão!

As ilustrações do ítalo-brasileiro Maurício Manzo exploram as cores quentes, os detalhes em branco (com silhuetas que se destacam), as colagens e os ângulos ampliados, inusitados, caricaturados.  E os vazados, que no correr das páginas modificam o retrato do pai, reforçam a construção lúdica do livro. A capa vibrante e com predomínio do amarelo, torna o livro alegre e eufórico. Elementos, que certamente ajudarão o ilustrador e designer gráfico a conquistar outras menções, como os selos Altamente Recomendáveis da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e a participação no catálogo da Feira Infantil de Bolonha.

Belo trabalho! Bela dupla!


01/11/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "131710" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na