artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Para viver um novo ano
Celso Sisto


LAGO, Angela. Um ano novo danado de bom (2ª ed.). Il. da autora. São Paulo, Moderna, 2006. 40 p. R$ 22,00

Um ano acaba e outro começa. A festa e os foguetes são para capturar a sorte enquanto se pensa no que passou, se adquire força para o que virá e se cultiva a esperança. Repetir, fazer diferente, tentar outra vez: ano novo pede tudo isso!

E que tal começar o ano lendo este livro?

Num tempo distante, um homem branco compra no porto 4 escravas irmãs, para trabalharem para ele. No caminho da casa do patrão as moças fogem, deixam para trás a menorzinha, que é ainda bebê, e, de remorso, são transformadas em pássaro, árvore e rio. O homem chega ao lar sem as escravas fujonas, mas com ricos presentes para a esposa e os filhos: uma pena vermelha, uma laranja de ouro e um peixe de prata, além, é claro, da pequena escrava para ser criada pela família. O tempo, que voa, cria aventuras, revela o passado mágico das meninas e traz bons motivos para festejar!

A autora, de forma fantasiosa e poética, reprova a escravidão e toca no passado histórico do Brasil. Como um conto de fadas, daqueles com transformações, objetos mágicos e final feliz, o livro usa uma linguagem quase que cotidiana, e de forma enxuta e rápida desenvolve aventuras extraordinárias para desafiar a realidade.

As ilustrações, feitas em computador, revelam o domínio dessa ferramenta e ganham um jeito mais suave, menos duro e certinho! As imagens, quase miniaturas, dão um toque delicado às reviravoltas vividas pelas escravas.

Ângela Lago é autora e ilustradora super-premiada. Sua obra traz embutido o desejo de fazer de novo e melhor! Essa inquietação estimula novos trabalhos, sempre de alta qualidade. E tem tudo a ver com quem quer começar o ano desafiando a si mesmo! Faça diferente você também!


22/01/2013

Compartilhe

 

Comentários:

QUANDO MINHA PROFESSORA DEU TRÊS FOLHAS PRA GENTE LER PARA A REESCRITA EU ACHEI QUE FOSSE CHATO QUE NÃO IA DAR PRA ESCREVER FOI AI QUE LI ADOREI FIZ O TESTE ESCREVI EM CASA SEM VER MINHA MÃE TINHA SAIDO E TINHA LEVADO.ADOREI LER ESSA HISTÓRIA VALEU A PENA
JULIA GOMES DA SILVA, BREGANÇA PAULISTA 19/11/2013 - 22:05

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "071610" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na