artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Maurem Kayna

Por que ler mulheres?

Desconfio que muitos leitores podem reagir ou resistir à hashtag #leiamulheres argumentando que boa literatura não tem gênero, é humana e universal. Então, para começar a conversa, acho que vale dar uma olhada nos resultados da pesquisa feita pela Alpaca Press sobre os hábitos de leitura de 2.538 brasileiros de todos os Estados:

a proporção de livros escritos por mulheres que é lido por leitores que leem mais de 10 livros por ano fica em torno de 1 a 2 (no máximo de 3 a 5, mas esta é uma resposta menos frequente);
apenas 30% das publicações no Brasil são de obras escritas por mulheres (dados de uma pesquisa da Universidade de Brasília)
em torno de 30% das personagens são mulheres
Uma outra abordagem pode ser vista no Suplemento Pernambuco, onde se pode conferir a experiência de Catherine Nichols com agentes literários e a diferença de receptividade aos textos com base no gênero do escritor (o mesmo texto enviado com pseudônimo masculino teve uma receptividade MUITO maior - 8,5 vezes maior, para ser mais exata). >> Confira
 

Maurem Kayna é engenheira florestal, baila flamenco e se interessa por literatura desde criança. Depois de publicações em coletâneas, revistas e portais de literatura na web resolveu apostar na publicação em e-book e começou a se interessar por tudo que orbita o tema, por acreditar que essa forma de publicação pode ser uma das chances de aumentar o número de leitores no Brasil. Autora da coletânea de contos Pedaços de Possibilidade, viabilizado pela iniciativa da Simplíssimo.

mauremkayna@uol.com.br
mauremkayna.com/
twitter.com/mauremk


Confira as colunas anteriores:
A presença deste colunista no AG é um oferecimento de:



Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural