Roberto Borges
torne-se fã desse artista
Músico, compositor, natural de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do sul, extremo sul do Brasil na fronteira com o Uruguai. Iniciou a carreira profissional no ano de 1998, fazendo parte do grupo de Joca Martins, onde trabalhou como músico instrumentista até o ano de 2003. Neste perÃodo, participou de vários projetos culturais, entre eles o projeto 30 Anos de Califórnia , que celebrava os trinta anos do festival, viajando em turnê por várias cidades do Estado e Sta. Catarina, também como músico venceu a VigÃlia do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul em 2000.
Ainda neste perÃodo, ao lado de artistas como João de Almeida Neto, Renato Borguetti, Marco Aurélio Vasconcelos, Luiz Marenco, Fabiano Bacchieri, João Fontoura entre outros participou dos mais destacados festivais nativistas do cenário, como a Califórnia de Uruguaiana, o Reponte de São Lourenço do Sul, Um Canto para Martin Fierro de Santana do Livramento, Reculuta de GuaÃba, Festival de Cinema de Gramado também entre outros; participa como intérprete do disco de Joca Martins Por ter Querência na Alma e grava o disco do cantor Fabiano Bacchieri entitulado Marca.
Em 2004 começa a atuar ao lado do cantor, compositor e acordeonista Leonel Gomes, em shows, festivais nativistas e programas televisivos na RBS TV e TVE.
No ano de 2005 começa o trabalho de composição vencendo a Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel, com uma premiação paralela de melhor melodista do festival e atuando no 3ºlugar ao lado de Leonel Gomez.
Em 2006, como instrumentista, grava o disco Pago Lendário, com poemas inéditos do poeta Jaime Caetano Braun, ainda ao lado de Leonel Gómez. Paralelamente no cenário nativista, premia composições na Sapecada da Serra Catarinense em Lages, em parceria com os poetas Gujo Teixeira e Renato Daudt, vencendo, ainda naquele ano a Yerra da Canção Nativa em Santa Vitória do Palmar , em parceria com Christian Davesac e Fabiano Bachieri.
Em 2007, vence dois dos mais expressivos festivais do Estado, 4º Aldeia da Música do Mercosul, obtendo também a premiação de melhor melodista, no tema entitulado “Sul”, defendido por Luis Marenco; e a 9ª edição do Festival Um Canto Para o Martin Fierro, com a composição “À una lágrima de rocÃo”, em parceria com Martin César Gonçalves, ainda com os prêmios de melhor melodia, melhor arranjo, e Shana Muller como melhor intérprete do festival, nesta composição.
Em 2009, como arranjador vence a Comparsa de Pinheiro Machado, o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, a Nevada de São Joaquim e a Sapecada da Canção em Lages, ambos em Santa Catarina, o Festival Pampa e Cerrado no Distrito Federal em BrasÃlia, viaja em turnê com Luiz Marenco pelos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, BrasÃlia, Santa Catarina e Uruguai, o último, também com Marenco, a convite do uruguaio Jorge Nasser na ocasião da gravação do dvd Dúos. Atualmente produz parcialmente trabalhos do Marco Aurélio Vasconcelos e prepara seu primeiro trabalho discográfico entitulado Los dos Rios.
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Roberto Borges no portal é um oferecimento de:
|