artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Patrícia Langlois, autora de literatura para a infância, entra para a Academia Literária Feminina

No dia 9 de julho de 2018 a Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul celebrará a posse da escritora e ilustradora Patrícia Langlois na cadeira nº 9, cujo a Patrona é Ana Cândida Alvim. Na cerimônia a Paraninfa será a acadêmica Jacira Fagundes, que ocupa a Cadeira nº 29.

Patrícia Langlois é natural de Porto Alegre, artista plástica com formação pelo Instituto de Artes da UFRGS. Iniciou sua carreira literária em 2009 como ilustradora e em seguida descobriu novas possibilidades na escrita, criando histórias para a infância com imagens e palavras. Com sua arte ilustrou textos de Paulo Bocca, Leila Pereira, Léia Cassol, Cláudia de Villar, Dirce Camargo Longo, Álvaro Braga , Marion Cruz , Viviane De Gil, Elis Simon, Rodrigo Barcelos , Dilan Camargo entre outros. Entre suas obras como escritora destacamos os livros “ Tudo que Couber no Coração” Editora Cuore, que foi finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2014, “ Toc! Toc! -Quem é? Editora Cuore e “O Misterioso Caso do Parque da Redenção” Coleção Livros Único Kombina. A sua produção como ilustradora e escritora abrange as publicações de 16 livros para o público infantil e juvenil. Seu trabalho mais recente foram as ilustrações do livro “A Cidade dos Ventos” de Dilan Camargo Ed. Vivilendo lançado em abril de 2018. Atualmente está finalizando o livro de sua autoria Sobe e Desce , com previsão para início de 2019. Foi Patrona de Feiras de livros das escolas EEEF Leopoldo Tietböhl, EEEF Daltro Filho, e Colégio Marista Assunção e Ilustradora homenageada na Feira do Livro da Escola Rainha do Brasil.

Com sua criatividade Patrícia Langlois, com as demais acadêmicas, também contribuirá para a promoção da literatura de autoria feminina do Rio Grande do Sul através de novos projetos.

A acadêmica Dra. Noemy Valle Rocha, já falecida, foi a primeira mulher graduada em Medicina pela UFRGS. Noemy benfeitora da Academia, doou sua casa com o intuito torná-la guardiã do espírito feminino, que na época não tinha vez. Para que também nela continuasse o trabalho iniciado pelas 40 mulheres, e que assim perpetuasse a memória e as obras de notáveis escritoras. Ao longo do tempo constituiu-se um rico acervo que reúne a produção das sócias-fundadoras da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, das 40 Patronas e das demais acadêmicas, nestes últimos 74 anos de atividades ininterruptas. Este material é disponibilizado frequentemente para pesquisadores, geralmente estudantes do curso de Letras, Graduação e Pós -Graduação e demais segmentos cultuais que dedicam-se a estudar a história da literatura de autoria feminina.

 

Data: 09/07/2018

Fonte: Patrícia Langlois

Mais informações sobre Patrícia Langlois

 

A presença de Patrícia Langlois no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na