artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


A poesia de Helô Bacichette no Misterioso Sul
Heloisa Carla Coin Bacichette


Os escritores Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, André Ricardo Aguiar e Nil Kremer, junto com a dupla de ilustradores Gio e Doug, autografaram o livro Misterioso Sul – Lendas em Poemas (Elos do Conto – Edição e Arte, 2018), no dia 14 de julho, no Taru – Instituto Cultural (rua La Salle, 933, em Caxias do Sul).

Segundo Dilan Camargo, que escreve o texto de apresentação da obra, lendas representativas de várias culturas do Rio Grande do Sul, desde a Serra, tanto folclóricas como urbanas, “são relidas, reescritas e recontadas, e abrem uma nova agenda poética na literatura publicada entre nós”.

 

Sempre há um modo diferente de revisitar o que está presumidamente estabelecido e fixado. Sempre há um novo espaço para reinventar as formas consideradas clássicas da literatura. É o que fazem com ousadia e brilho Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, André Ricardo Aguiar e Nil Kremer.

 

A idealizadora do projeto, Helô Bacichette, não esconde que os “elos” do seu nome a estimulam a reunir outras pessoas ao redor de si. “Dessa vez, o convite foi direcionado a amigos poetas e ilustradores.” Nascia a ideia de uma coletânea de poemas, desejo antigo de escrever com a temática de mistério, “lembrança remota das histórias que minha mãe, meu pai e minha tia contavam”, comenta Helô.

 

Muitos mistérios envolviam o cotidiano daquelas pessoas que viviam nos Campos de Cima da Serra, com as quais tive o prazer de conviver parte da minha infância e adolescência. Noite após noite, éramos instigados a escutar o que não ouvíamos; a ver o que não enxergávamos; a sentir gostos e cheiros imperceptíveis. E, quando o ranger do assoalho de madeira, o farfalhar das folhas, o sibilar do vento nos despertavam, sabíamos que os donos da noite estavam chegando.

 

De acordo com o organizador, Dinarte Albuquerque Filho, os poemas se apropriam da magia das lendas. “Percebe-se, na individualidade dos versos, a carga subjetiva que anima cada poeta, que faz parte do universo de todos os que se embrenham na floresta encantada dos sonhos. O que todos parecem ter em comum é saudade de um tempo de magia e a nada tranquila busca pela palavra que encanta.”

Por enquanto, o livro está disponível nas livrarias de Caxias do Sul ou pela loja virtual do site.

 

Mais informações sobre Helô Bacichette

 

A presença de Helô Bacichette no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na