artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Metamorfose realiza I Encontro com Escritores
Metamorfose Cursos


Dia 29 de setembro, sábado manhã e tarde, a Metamorfose Cursos realizou o I Encontro com Escritores. Com o objetivo de aproximar os alunos de profissionais consagrados, o evento contou com a presença de Tabajara Ruas, Luiz Antonio de Assis Brasil, Jane Tutikian, Valesca de Assis, Judith Scliar, Gustavo Czekster, Katia Regina Souza e Maria Avelina Gastal. Os autores falaram de suas trajetórias, inspirações, frustrações, escritas, dúvidas, decepções.
 
Tabajara Ruas foi quem iniciou o bate papo. Contou que, na juventude, o livro que mais o impressionou foi O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo: “Por isso, anos atrás, quando fiz o roteiro do filme, acho que tive o meu melhor emprego”. Gustavo Czekster, por sua vez, que dividiu o papo com Ruas, citou o próprio Tabajara como uma de suas inspirações e emocionou-se ao falar da influência do romancista para sua trajetória.
 
  
 
Na mesa seguinte Jane Tutikian, hoje vice-reitoria da UFRGS, contou histórias sobre seu começo na carreira literária, sendo a primeira mulher gaúcha a vencer um Prêmio Jabuti de Literatura (nos anos 80, com A Cor do Azul). Professora e ex-coordenadora do Instituto de Letras da UFRGS, quando questionada sobre a formação do escritor é taxativa: ler, escrever e ter coragem. A autora, que já foi patrona da Feira do Livro, também falou do seu próximo livro, Ele Sabe, que será lançado pela Editora Metamorfose na Feira deste ano.
 
Katia Regina Souza, autora de A fantástica jornada do escritor no Brasil, em que entrevistou 52 autores de literatura fantástica sobre o mercado editorial brasileiro, contou um pouco sobre as conversas com os autores, os caminhos para se furar o bloqueio do mercado editorial e a dificuldade de divulgação.
 
  
 
À tarde, Valesca de Assis, atual patrona da Feira do Livro, contou sobre sua carreira, a surpresa e felicidade de ser escolhida patrona, a importância das oficinas e a dificuldade de conciliar trabalho, vida familiar e literatura, especialmente para as mulheres. Na mesma mesa, Judith Scliar, viúva do escritor Moacyr Scliar, contou episódios da vida privada de Scliar, como seu começo, ainda criança, e o momento em que decidiu conciliar a medicina com a literatura. Segundo Juith, Scliar tinha uma relação tão próxima com a escrita que “ficava encantado com o fato de ser pago para fazer o que amava”. Quando questionada se nunca pensou em escrever, como o marido, respondeu: “Alguém tem que ler, né?”.
 
  
 
Na última mesa o professor e romancista Luiz Antonio de Assis Brasil encantou os presentes com dicas para a formação de um escritor e uma verdadeira aula sobre a construção de personagens, tema de seu próximo livro. Quando perguntado sobre dicas para se tornar um escritor, Assis também afirma, como Jane, que a primeira delas é ler e escrever muito, muito mesmo. A segunda é ouvir os outros - e esses outros devem ser letrados, sinceros e competentes (nem sempre aqueles que são próximos da gente possuem essas características). A terceira é frequentar algum curso ou oficina que proponha a formação de escritores. Com 73 anos, Assis já pensa em como a literatura é uma forma de lidar com a morte: “a arte nos supera, nos justifica, nos dá um futuro”. Quando perguntado sobre o porquê de escrever, foi sincero ao afirmar: “todos nós queremos escrever um livro que revolucione. Quando isso não acontece, a gente tenta de novo. Já estou na minha 23ª tentativa”.
 
Maria Avelina Gastal, autora do livro Nós, publicado pela Editora Metamorfose, contou sobre a importância que as oficinas tiveram para sua escrita, inclusive a Oficina de Criação Literária da PUCRS, ministrada por Assis.
 
  
 
Organizador do evento e mediador das mesas, o professor Marcelo Spalding afirma ter ficado muito satisfeito com o resultado, evidente nos olhos brilhando e sorrisos encantados dos participantes no momento da foto com os autores. "O grande objetivo era aproximar essas verdadeiras entidades, que parecem tão distantes de nós, com os participantes do Curso de Formação, demonstrando a eles que uma carreira se faz com dedicação, persistência, técnica e paixão", diz Spalding.
 
O evento foi organizado pela Metamorfose Cursos com participação exclusiva de alunos do Curso Livre de Formação de Escritores. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

 

Mais informações sobre Metamorfose Cursos

 

A presença de Metamorfose Cursos no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na