artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


I Colóquio de Contadores de História em Porto Alegre
Jacira Fagundes


Os contadores de histórias

                        Jacira Fagundes

 

  Contar bem uma história é arte que pode ou não se aliar ao talento de um escritor, sem desmerecê-lo. Mas é fascinante quando o leitor percebe a presença deste talento e ao ouvir simplesmente, se deixa guiar por este personagem contador.
 Trago este assunto ao lembrar do quanto me encantou a leitura do livro, categoria infanto juvenil, do consagrado autor baiano Jorge Amado – “O gato malhado e a andorinha Sinhá”. A obra é uma fábula contemporânea, embora tenha sido escrita há mais de setenta anos. Narra o amor entre seres diferentes com toda a carga que costuma marcar a extrema desigualdade entre bichos ou entre homens. Encanta pelo tema – o amor – e pela história narrada, como se alguém muito próximo de nós contasse, e enquanto contasse, nos embalasse em seu contar. Jorge Amado é mestre em saber contar uma história.
 Atualmente convivemos, em grande escala, com a figura do contador de histórias, leitor contumaz da imensa oferta de literatura infantil e juvenil publicada a cada ano, desempenhando o papel de contar histórias para gente pequena reunida em escolas, em livrarias ou feiras. O contador se faz presente do lado de cá da narrativa escrita, se aliando ao escritor na expressão da verdade que este depositou em sua obra. Não é um mero reprodutor da história escrita, vai além, é a voz, própria e singular do personagem contador.
Daí o ponto fascinante: uma história bem escrita valer-se da presença talentosa de alguém que narra com um vigor e uma emoção que contagiam, primeiro a ele – o contador – e logo ou simultaneamente àquele que o ouve com igual arrebatamento. Tenho assistido a apresentações de contadores de histórias. Assisto de alma lavada e inquieta, descontraio-me, dou risadas, acompanho a história com êxtase incalculável.
O escritor que se dedica a escrever para crianças carrega consigo este potencial. Ele sabe contar histórias, porém, seu campo de criação é a página, onde ele escreve reunindo todos os sentimentos possíveis e prováveis, visando encantar os pequenos leitores, e não só os pequenos. Gente grande também costuma apreciar belas histórias. Por vezes, por poucas vezes, os dois talentos unem-se num só personagem – o escritor e o contador. Quando isto acontece, é algo maravilhoso.
Uma vontade em aproximar o escritor do contador de histórias num livro infantil, permaneceu comigo por algum tempo. Nasceu na ocasião em que participei de uma exposição de cadeiras em diferentes formatos e manipulações artísticas. Na ocasião, desenvolvi um projeto de simular uma cadeira contando histórias. Em razão do pretendido, a cadeira escolhida – assento, espaldar, pernas – foi coberta por livros, páginas e ilustrações de livros infantis.
Não sei por quanto tempo a vontade foi somente uma ideia. Hoje estou feliz porque sei que ela se concretizou. Na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre fiz o lançamento do que é a consagração daquele antigo desejo, numa publicação primorosa.
E no dia 20 de março – Dia Internacional dos Contadores de histórias – estarei contando a história da Cadeira Contadeira ao público presente no “ I Colóquio de Contadores de histórias de Porto Alegre” patrocinado pela Biblioteca Lucília Minssen, na Casa de Cultura Mário Quintana.
A história da cadeira contadeira vem homenagear os contadores de histórias. A estes leais contadores, com suas linguagens próprias e performances extraordinárias, a encantar as crianças, os jovens e os adultos ao sabor da fantasia.

 

 

 

 

 

Mais informações sobre Jacira Fagundes

 

A presença de Jacira Fagundes no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na