artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Maternidade e escrita - entrevista com Lola Carvalho
Editora Metamorfose


Em homenagem ao dia das mães, entrevistamos Lola Carvalho, que é jornalista, publicitária, mãe e escritora. Seu livro "Mãe sem limites - relatos de uma mãe totalmente normal", da Editora Metamorfose, está na pré-venda.
 
Na entrevista a seguir, Lola discorre sobre ser mãe e escrever a respeito disso, além de suas expectativas para o lançamento do novo livro e seus aprendizados e experiências com a maternidade. 
 
Editora Metamorfose: O que te motivou a escrever sobre maternidade?
 
Lola Carvalho: Foi a partir da chegada do meu primeiro filho, hoje com nove anos, que decidi escrever. Foi a forma que encontrei para colocar para fora a intensidade das transformações e sentimentos que envolvem a chegada de um filho e todos os desafios e descobertas da maternidade.
 
EM: Para você, qual foi o maior desafio quando se viu mãe?
 
lola: Foi a perda da minha autonomia. O fato de que eu não podia mais pegar a minha bolsa e sair, não era mais eu quem decidia a minha vida e sim, o meu filho, o horário das mamadas, do banho, do sono. Foi muito complicado este início.
 
EM: A pergunta clássica: como conciliar trabalho e maternidade?
 
Lola: O primeiro fator e talvez o mais importante de todos é contar com o apoio de outras pessoas. Do pai, dos avós e até dos amigos. Para funcionar, precisamos contar com a parceria de pessoas próximas que possam tornar esta jornada dupla, e até tripla, mais leve. Mas a minha carreira é um dos pilares que me traz muita realização e por isso, sempre entendi que eu voltaria a trabalhar o mais rápido possível. E então, aprendi a contar com as pessoas e tem funcionado.
 
EM: O que mudou da Lola antes e depois da maternidade?
 
Lola: A minha relação com o controle, com as expectativas e com o que é amar alguém de uma forma que não há como descrever em palavras. A minha ideia de felicidade e minhas prioridades também mudaram completamente depois dos meninos. Hoje, me sinto feliz nas pequenas coisas. Não há um dia em que eu não diga ou ouça um eu te amo e isso é maravilhoso e transforma o meu dia.
 
EM: Você acha que há uma lacuna no mercado editorial sobre maternidade? No sentido de discussão sobre o tema de uma forma mais honesta e real.
 
Lola: Acredito que o mercado editorial que fala de maternidade mudou muito nos últimos anos. Antes, víamos muitos livros que tratavam a maternidade de forma mais técnica e objetiva, como O que esperar quando você está esperando. Falavam muito do antes, mas pouco do depois. Hoje, já temos livros que trazem mais informações sobre o dia-a-dia da maternidade, mas ainda está muito voltado para o como fazer. Acredito que ainda haja espaço para falar da maternidade real, daquilo que é mais subjetivo, mas que ajuda a nivelar as expectativas e entender que todas passamos pelos mesmos desafios.
 
EM: O humor é algo presente no seu livro. Você acha que encarar a maternidade dessa forma ajuda a enfrentar as dificuldades que ela traz?
 
Lola: Nossa, eu acredito muito nesta leveza que o humor traz para a maternidade. Em como fica mais fácil lidar com todos os desafios do crescimento e desenvolvimento dos filhos. 
 
EM: Qual é o seu objetivo com o livro “Mãe sem limites”?
 
Lola: O Mãe Sem Limite é um convite a todas as mães e futuras mães a olharem para a maternidade com mais leveza e exercer a maternidade com mais liberdade, sabendo que mesmo nos dias em que nos sentimos péssimas mães, para nossos filhos, somos as melhores que eles poderiam ter. 

 

Mais informações sobre Editora Metamorfose

 

A presença de Editora Metamorfose no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na