artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Poeta gaúcha recita poemas em projeto italiano
Berenice Sica Lamas


Noite fresca estrelada, arvores e plantas olorosas, subida íngreme indicada por setas. Numa clareira no alto da colina, cadeiras enfileiradas, material de vídeo e som, microfones, computador, imenso pano branco improvisa uma tela pendurada entre arvores – spots, jogo de luzes e sombras escuras. Surpreende em pleno bosque todo material cênico e eletronico. Participo do espetáculo “Anjos no Parque” ambientado no topo da colina do parque da Villa Spada – Bairro Saragozza - dentro da programaçao de Bè-Bologna Verão 08 – leituras de poesia e narrativa, jogos e performances teatro-musicais.

O projeto experimental “Anjos nas paradas” apresenta jovens atores com grandes e brancas asas de anjo, confeccionadas com pluminhas, e rosto de assistente civil organizados para prestar serviços das 21h as 00h30 nas paradas e dentro de ônibus, visando incrementar a segurança, acompanhar viagens nos ônibus urbanos combatendo o isolamento e o sentimento de insegurança, promovendo teatro social, comicidade, lendo poesia. Trata-se de um programa de teatro de rua com função social, que visa proporcionar mais conforto a pessoas sozinhas nos ônibus, em horário noturno.

Um “anjo” me encontrou quando voltava para casa no ônibus linha 13, apòs ensaio do espetáculo do grupo “Os Herdeiros de Lucrecia”, em que recitava Fernando Pessoa. Sabendo que era poeta, me convidou para recitar poemas meus no espetáculo do verão, época em que o grupo toma ferias e muda sua programação para Anjos no Parque. Promessa cumprida! Todos eles se apresentaram com suas asas – eu vesti as minhas imaginarias ao realizar minha leitura, vários poemas meus em português e em italiano, juntamente com a breve performance poético-visivo-sonora TRE – MARE de uma atriz e poeta bolonhesa, os demais anjos que recitaram poemas seus e de poetas consagrados, incluindo Fernando Pessoa e prosa de Ítalo Calvino (Cidades Invisíveis, adequado à temática do trabalho do grupo, visando o urbano). Iniciaram com a projeção de 15 min do filme “Asas do desejo” de Win Wenders, mostrando a correlação de seus propósitos com os anjos do filme que escutavam os anseios dos humanos...

O bosque iluminado artificialmente, luzes que promoviam figuras fantasmagóricas nas arvores, as musicas, as belas imagens projetadas na tela, as vozes dos “anjos”, o publico que lotou o espaço preparado, o clima entre as pessoas e a natureza, tudo contribuiu para uma bela noite socio-cultural e de arte. Trabalho social, estética e sensibilidade.

 

Mais informações sobre Berenice Sica Lamas

 

A presença de Berenice Sica Lamas no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na