artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Servidores do TRT4 participam de evento sobre informática para cegos, em Bento Gonçalves

O servidor Ari Heck participou, na tarde do último sábado (16/11), do XVI Encontro Nacional de Usuários do Sistema Dosvox, em Bento Gonçalves. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 200 cegos, teve dois dias de palestras e oficinas sobre tecnologias e temas relacionados ao cotidiano dos deficientes visuais. O Dosvox é um conjunto de programas desenvolvidos especialmente para quem não enxerga. Com ele, um cego pode operar o computador com autonomia, já que o sistema sonoriza o que aparece na tela e também o que é digitado pelo teclado. Heck é presidente da Comissão de Acompanhamento Funcional das Pessoas com Deficiência do TRT4.

No painel "Serviço Público: inacessibilidade das bancas de concursos e dificuldades no cotidiano do servidor público cego", o servidor destacou o trabalho realizado desde 2002 pela Comissão que preside. Segundo ele, graças à criação e ao desenvolvimento da Comissão, o TRT da 4ª Região avançou em termos de acessibilidade, inclusive alterando arquitetonicamente seus prédios espalhados por todo o Rio Grande do Sul. Heck também salientou que, além do TRT4, apenas mais três TRTs possuem comissões similares. Ao todo, o Brasil possui 24 Tribunais do Trabalho.

Para Heck, o Encontro Dosvox foi uma grande oportunidade de demonstrar o trabalho e a preocupação do TRT4 com os seus servidores com deficiência. "Não basta apenas cumprir a reserva legal, é preciso dar condições para que o servidor deficiente possa desempenhar suas funções com dignidade, zelo e qualidade", explicou. "Para isso, precisamos recepcioná-lo com toda a acessibilidade possível".

O painel foi coordenado pelo também servidor do TRT4, Juliano Machado, lotado na Seção de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social. Machado é deficiente visual e utilizador do Sistema Dosvox, inclusive no desenvolvimento do seu trabalho cotidiano no Tribunal. Ele participou da organização do evento em Bento Gonçalves e coordenou, além da palestra com o servidor Ari Heck, outra atividade relacionada às dificuldades do trabalho da pessoa com deficiência visual na iniciativa privada. "É importante que a experiência do TRT4 seja divulgada. Ainda existem melhorias a serem feitas, mas realmente houve muitos avanços na acolhida dos servidores com deficiência nos últimos anos", avaliou.

(Secom/TRT4, com foto do arquivo pessoal de Ari Heck)

 

Mais informações sobre Ari Heck

 

A presença de Ari Heck no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na