artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Jornal Fato Novo: Oficial da Brigada receita literatura contra as drogas
Oscar Bessi


Oficial da Brigada receita literatura contra as drogas

Capitão e escritor Oscar Bessi citou diversos exemplos bem sucedidos de inserção de jovens através da leitura

Jornal Fato Novo - www.fatonovo.com.br - Montenegro - Sexta-Feira, 24 de Junho de 2016

 

 

Encerrou-se na última quinta-feira, dia 23, a Semana Municipal de Atenção às Drogas, promovida pela Administração Municipal de Montenegro, através do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) em Parceria com a Câmara de Vereadores. 


Várias atividades marcaram os quatro dias, desde a última segunda-feira. Foram diversas palestras em diversos escolas e teatros, sempre aproximando profissionais da área de psicologia e segurança com alunos da rede escolar, com apoio de pessoas que já passaram pelos problemas de drogadição.

Na abertura, segunda-feira, o capitão da Brigada Militar, Oscar Bessi Filho, falou sobre a importância da leitura como ferramenta de conscientização contra o uso de drogas. Oscar também é escritor, com 18 livros lançados, presidente da Associação Gaúcha de Escritores, e neste ano foi o Patrono da Feira do Livro de Montenegro. Conhecedor dos males das drogas, pela luta diária que tem com o tráfico há 28 anos, desde o ingresso na Brigada, ele entende que bem mais que a repressão, a educação, na base, tem um melhor resultado para a sociedade. “Precisamos urgentemente estancar esta fábrica de delinqüentes que o Brasil vem se tornando”, apela, lembrando que para isto a leitura pode ser a grande arma.

Bessi baseia seus argumentos em números, que mostram o Brasil como o maior consumidor de crack e segundo consumidor de cocaína no mundo, e onde 70% da população não lê nenhum livro ao longo de um ano. Em contraponto o oficial mostra que iniciativas como a feita em Medellin, na Colômbia, podem trazer bons resultados. “Aquele país foi devastado por décadas pelo tráfico internacional de drogas, e o governo decidiu investir pesado em educação, com grandes bibliotecas em locais de fortes conflitos. Isto acaba mudando a cultura, só assim teremos uma geração melhor”, observa.

A para mudar a cultura, Oscar indica as pequenas ações que algumas escolas já fazem, com oficinas de leitura, semana literárias e feiras de livros ao longo do ano. “São pequenas sementes que certamente frutificarão”, afirma.

 

 

 

Mais informações sobre Oscar Bessi

 

A presença de Oscar Bessi no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações