artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia


Luís Dill é patronável da Feira do Livro de Porto Alegre
Luís Dill


62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Processo de escolha do patrono entra na reta final com indicação de cinco autores

 

O processo de escolha do patrono ou patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre está em sua segunda etapa e já estão definidos os cinco autores patronáveis. São eles: André Neves, Caio Riter, Cintia Moscovich, Claudia Tajes e Luís Dill.

 

A primeira etapa do processo de escolha do patrono ou patrona se estendeu de 6 a 18 de setembro. Cada uma das 135 empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro (editoras, livrarias e distribuidoras de livros), além de patronos de Feiras anteriores e ex-presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), indicou cinco autores para que concorram ao título de patrono da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os cinco escritores mais votados são indicados como patronáveis e integram a segunda etapa da votação, que se estende até o dia 1º de outubro. Desta fase, participam as empresas associadas e diretoria da CRL, ex-patronos e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades e titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro, todas sediadas no Rio Grande do Sul). A apuração caberá à CRL e o o nome do autor mais votado será o patrono ou patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. A divulgação ocorrerá entre os dias 3 e 7 de outubro.

 

Podem concorrer autores com obra de qualquer gênero (não exclusivamente literário), gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos. São considerados, ainda, os seguintes critérios: 1) Qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; 2) Representatividade no meio intelectual e na sociedade em geral; 3) Serviços prestados ao livro produzido no Rio Grande do Sul.

 

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro de 2016 na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

 

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

 

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A 62ª edição ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro de 2016 e conta com ampla programação cultural de entrada gratuita, além de uma vasta oferta de livros nacionais e estrangeiros comercializados a preços reduzidos.

 

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro


A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de uma centena de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

 

Contato
Vitor Diel
imprensa@camaradolivro.com.br
Fone (51) 3286. 4517
Celular: (51) 9677. 1467
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160
Porto Alegre, RS - Brasil

 

Mais informações sobre Luís Dill

 

A presença de Luís Dill no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural