artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia


Novo livro de Demétrio de Azeredo Soster será lançado com sarau dia 14/10, na Palavraria
AGES - Associação Gaúcha de Escritores


 

 

O livro das sombras, jazz & outros poemas, quarto livro de poemas de Demétrio de Azeredo Soster, será lançado em Porto Alegre dia 14 de outubro, uma sexta-feira, na Palavraria Livros e Cafés (Rua Vasco da Gama, 165 – Bom fim).

O lançamento, a partir das 19 horas, será realizado com um sarau onde Demétrio, acompanhado das cordas do guitarrista e violonista  Killy Freitas, declamará poemas de seu novo livro.

A obra, pela Editora Catarse, é dividida em três partes: o livro das sombras, os dez mandamentos do mate & outras cuias mais, e, finalmente,jazz poetry.

Na primeira parte, a poesia flui em uma perspectiva fenomenológica, no diálogo com Platão e com as imagens que decorrem dessa visada. No segundo momento – os dez mandamentos do mate & outras cuias mais – deparamo-nos com um exercício estilístico em torno desta bebida cara para o autor. Jazz poetry, por fim, traz consigo o resgate do oral como condição primeira da poesia.

Sobre O livro das sombras, jazz & outros poemas, no prefácio, o poeta José Eduardo Degrazia salienta que, “(...) tendo uma poesia trabalhada exaustivamente em sua forma, levando o autor a filiar-se (com originalidade) a toda uma corrente ligada a João Cabral de Mello Neto e à geração de 60, é um poeta que acredita na palavra como condutora de sensibilidade e viabilizadora da memória.”

O também poeta Celso Gutfreind, na apresentação, por sua vez, afirma que “(...) a poesia de Demétrio tem o mérito de integrar ideias e melodias, logopeica e melopeica, segundo aquela classificação do crítico poeta Ezra Pound, seguidamente lembrada e raramente atingida.” E completa: “Uma poesia verdadeiramente contagiante. E podem, ó leitores, ver e ouvir por inteiro: esses, esses poemas valem”.

Romar Beling, poeta e crítico literário, salienta, ainda, que Demétrio “(...) persegue sombras, ou é por elas perseguido, nos vazios ou nos silêncios; sorve no quenteamargo do chimarrão as verdades do viver; solta a imaginação na musicalidade dos dias, expande seu olhar sobre o mundo contemporâneo, na pressa dos dias ("meus olhos têm pressa"), pensa o tempo, esse tempo que nos foi dado viver”.

O livro das sombras, jazz & outros poemas possui 104 páginas e formato 11,5 x 22 centímetros. Capa e ilustrações são de Gabriel Renner. O preço sugerido de capa é de R$ 26,00.

CONTATOS

(51) 9995.0106, ou contato@editoracatarse.com.br

 

SOBRE O AUTOR

Demétrio de Azeredo Soster é autor, em literatura, de Tempo Horizontal (Edunisc, 2013), Livro de Razão (Insular, 2014), Quase Coisa (Catarse, 2015) – finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) em 2016 – e Pérolas de Pedro (Catarse, 2015), este em parceria com Fabiana Piccinin. Organizou e integrou mais de dez livros voltados à área da Comunicação, Jornalismo e Letras. Seus versos lhe renderam, até o momento, pouco mais de uma dezena de deferências dos mais diversos portes e valores. É pós-doutorando pela Unisinos, professor-pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras) e do Departamento de Comunicação da Unisc.

SOBRE KILLY FREITAS

Guitarrista e violonista com mais de 25 anos de carreira. Em 2012 recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos. Em 2013 recebeu o Prêmio Destaque em Música pela Academia de Artes e Letras do RS. Tem dois Cds lançados, fez duas temporadas na Espanha, gravações no Chile, Uruguai e apresentações em outros estados do Brasil, tais como RJ, Brasília - DF, MG, Bahia entre outros. Seu último Cd "Café Frio" em parceria com o renomado escritor chileno Antonio Skármeta (autor do clássico que no cinema se chamou O Carteiro e o Poeta) foi recentemente considerado pela crítica especializada uma das melhores produções fonográficas do RS do ano de 2015, recebendo dentro do gênero MPB, também um Prêmio Açorianos de Música.

 

Mais informações sobre AGES - Associação Gaúcha de Escritores

 

A presença de AGES - Associação Gaúcha de Escritores no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural