artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Picada Café inicia sua 17ª Feira do Livro em 02 de outubro
AGES - Associação Gaúcha de Escritores


Ao encontro do leitor: Evento literário começa dia 02 e segue até dia 07, com atividades no Parque Jorge Kuhn e nas comunidades. Nesta edição do evento são seis dias de programação, três no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn e quatro em outros espaços. Dois em Joaneta, na Casa de Cultura e Sociedade Joaneta, um na Sociedade Aliança e outro na Comunidade Evangélica São João. “Temos muitos locais representativos para a comunidade, com muita história e cultura. E esse ano queremos começar a estender a Feira do Livro para a comunidade, convidando as pessoas a interagirem”, salienta o coordenador da feira, secretário municipal de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin. Toda a programação é aberta à comunidade sem cobrança de ingressos.

De segunda a quinta-feira, 02 a 05 de outubro, a programação será nas comunidades e a partir de sexta-feira, 06, as atenções voltam-se para o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. Na sexta-feira acontecem as palestras com os escritores convidados e o grande espetáculo da abertura oficial, no período da noite. A entrega simbólica dos vales-livros também será na abertura.

E no segundo dia no parque haverá uma série de oficinas na parte (vagas limitadas) na parte da manhã e muitos espetáculos culturais à tarde. A programação encerra com uma roda de conversa com o professor Sérgio Schneider, da UFRGS, agraciado recentemente com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Durante as atividades no Parque Jorge Kuhn haverá à disposição praça de alimentação, brinquedos infláveis e toda a estrutura permanente do parque.

A 17ª Feira do Livro é uma realização da Associação Cultural de Picada Café e da Prefeitura Municipal. Conta com o financiamento do Pró-Cultura RS, patrocínio de Piá e Coopershoes. São apoiadores a Sicredi Pioneira RS e a Associação Rota Romântica.

O patrono e os escritores convidados

Celso Sisto (patrono)

É escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).

Algumas de suas obras: Chá das Dez, Eles que Não se Amavam, O Rei das Pequenas Coisas e Como Posso te Amar.

Marô Barbieri

Escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Autora de 27 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil mas, a partir de 2013, começa a produzir livros para público infanto-juvenil. Foi Presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) nos biênios 2004-2005, 2006-2007, 2010-2011 e é membro do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura (Proler/Fundação da Biblioteca Nacional).

Marco Cena

É designer gráfico, capista, autor e ilustrador de livros infantis. Pela BesouroBox, publicou os livros Te Amo (2007), Mãe (2008) e Eu Te Amo (2011) e Os Zumbis da Pedra. Prêmio Henrique Bertasso, de melhor ilustrador de livros infantis (1998). Prêmio O Sul/Correio do Povo, de melhor capa/livro (2003). Prêmio destaque 47ª e 48ª Feira do Livro de Porto Alegre. Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (2015/2016)

Christian David

É formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É e um dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica e autor dos livros O Filho do Açougueiro e Mão dupla, este último selecionado para o Catálogo de Bolonha 2009, entre outros. Participou de diversas antologias e coletâneas de Projeto Feira do Livro de Picada Café 2017 contos de terror e fantasia. Nascido e criado em Porto Alegre, vive cercado de livros e de filmes de ficção científica e de fantasia, com os quais têm uma antiga e duradoura relação. Utiliza-se dos cenários fantásticos e sobrenaturais para contar suas histórias e discutir suas inquietações.

Luís Dill

É formado em Jornalismo pela PUC / RS. Como jornalista já atuou em assessoria de imprensa, jornal, rádio, televisão e Internet. Atualmente é Produtor Executivo da Rádio FM Cultura na capital gaúcha onde reside. Como escritor estreou em 1980 com a novela policial juvenil “A caverna dos diamantes”. Possui mais de 40 livros publicados além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de alguns prêmios literários tendo recebido o Açorianos na categoria Conto pelo livro “Tocata e fuga” (Bertrand Brasil) e na categoria Juvenil com os livros “De carona, com nitro” (Artes e Ofícios) e “Decifrando Ângelo” (Scipiome). Recebeu o prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores na categoria Poesia com o livro “Estações da poesia” (Positivo). Também foi laureado com o terceiro lugar do prêmio Biblioteca Nacional na categoria Juvenil com o livro “O estalo” (Positivo). “Destino sombrio” (Companhia das Letras) recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Na sua atividade de escritor, participa de feiras do livro e de variados tipos de encontros com leitores em escolas e universidades.

Programação:

02 de outubro – Segunda-feira
11h às 20h – Venda de Livros na Sociedade Joaneta
11h às 16h – Exposição de trabalhos das escolas na Sociedade Joaneta
12h às 13h – Apresentação Cultural da Escola Santa Joana Francisca na Sociedade Joaneta e na Casa de Cultura
15h – Roda de Conversa com José Martim Alles na Casa de Cultura Joaneta
18h às 20h – Leituras na Mesa na Casa de Cultura Joaneta

03 de outubro – Terça-feira
11h às 20h – Venda de Livros na Sociedade Joaneta
12h às 13h – Apresentação Cultural da EMEI Quatro Estações na Sociedade Joaneta
14h – Caminhada com saída da Casa de Cultura Joaneta
15h – Palestra com o Escritor Luis Dill e Siziane Koch no Auditório da Escola 25 de Julho
20h – Apresentação do Coro Municipal e Coro Jovem na Casa de Cultura Joaneta

04 de outubro – Quarta-feira
12h às 20h – Venda de Livros na Comunidade Evangélica São João
14h às 20 – Exposição de trabalhos das escolas na Comunidade Evangélica São João
15h – Roda de conversa com Eugenio Spier e Karin Spier na Comunidade Evangélica São João
18h – Leituras na Mesa com música na Comunidade Evangélica São João

05 de outubro – Quinta-feira
11h às 22h – Venda de Livros na Sociedade Aliança
11h às 22h – Exposição de trabalhos das escolas na Sociedade Aliança
12h às 13h – Apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho na Sociedade Aliança
14h às 16h – Roda de Conversa com Luiz Werle na Sociedade Aliança
20h às 22h – Sarau Literário com João Pedro Roriz na Sociedade Aliança

06 de outubro – Sexta-feira
8h às 22 – Venda de Livros no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
8h às 11h30 – Palestra com o escritor Celso Sisto para alunos do 1º ao 3º anos das EMEF’s Santa Joana Francisca e 25 de Julho no Auditório da EMEF Santa Joana Francisca
8h às 9h – Palestra para Educação Infantil com escritora Marô Barbieri no Centro Joaninha
9h30min às 11h30min – Palestra para Educação Infantil com escritora Marô Barbieri na EMEI Quatro Estações
8h às 10h – Palestra com o escritor Marco Cena para alunos do 6º ao 9º anos das EMEF’s Santa Joana Francisca e 25 de Julho no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
10h30min às 11h30min – Palestra com o escritor Christian David para alunos do 6º ao 9º anos das EMEF’s Santa Joana Francisca e 25 de Julho no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
8h às 10h – Palestra com o escritor Christian David para alunos da Escola Décio Martins Costa
10h30min às 11h30min – Palestra com o escritor Marco Cena para alunos da Escola Décio Martins Costa
13h às 16h30min – Palestra com o escritor Celso Sisto para alunos do 4º e 5 º anos das EMEF’s Santa Joana Francisca e 25 de Julho e do 1º ao 5º anos da Escola Décio Martins Costa no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
13h30min às 14h30min – Palestra para Educação Infantil com a escritora Marô Barbieri na EMEI Amiguinho
15h às 16h – Palestra para Educação Infantil com a escritora Marô Barbieri no Centro Dona Martha
19h30min – Abertura Oficial da Feira do Livro no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
20h – Show de Abertura com o Espetáculo Raça Pocket – Cisa do Riso no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn

07 de outubro – Sábado
9h às 18h – Venda de Livros no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
9h às 11h – Oficinas com inscrição prévia (links abaixo) no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
13h30min – Show “O Gato de Botas” no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
15h30min às 17h – Apresentações Culturais das escolas “Nossos Talentos na Feira” no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
16h às 17h – Roda de conversa com o Professor Sérgio Schneider – UFRGS “O potencial das cadeias curtas para sustentabilidade e o abastecimento da sociedade atual”, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn

 

Data: 29/09/2017

Fonte:

Mais informações sobre AGES - Associação Gaúcha de Escritores

 

A presença de AGES - Associação Gaúcha de Escritores no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações