artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Gaúcha participa de seminário literário em Roma

A escritora gaúcha Berenice Sica Lamas participou do Seminário Literário “Machado de Assis e Joao Guimaraes Rosa: um século de historia”, em Roma (IT), na sede da Embaixada do Brasil, que homenageou o centenario de morte de Machado de Assis e o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, dois grandes escritores brasileiros. O evento ocupou uma manha e uma tarde e constou de tres mesas com tres palestrantes cada uma, entre escritores e estudiosos brasileiros e professores de varias universidades italianas. Dentre os palestrantes brasileiros, quatro escritores/as e membros da Academia Brasileira de Letras, cujo fundador e primeiro presidente foi Machado de Assis: Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Ivan Junqueira e Marcos Vinicios Vilaça. O próprio embaixador Adhemar Gabriel Bahadian coordenou os trabalhos, todos evidenciando múltiplos ângulos da obra dos dois escritores em foco, as vezes efetuando paralelos em ambas as literaturas, mostrando pontos de convergência e semelhanças e analise de contexto socio-político-cultural da época dos dois, separados no tempo por 80 anos, ou seja, mais de duas gerações. Exemplos de pontos abordados nas obras pelos apresentadores: diálogos, cotidiano político, arte do conto, formas breves, medicina, traduções italianas, escritura e distancia, alquimia da palavra, trauma e representação.

O dia transcorreu em um clima de cultura, confraternização e saudade da terra, muitos contatos puderam ser estabelecidos, se conheceram muitas pessoas que estão radicadas ou estudando ou trabalhando na Itália, intercâmbios com professores italianos estudiosos de literatura brasileira. O nível alto e aprofundado da literatura apresentado, bem como os debates foram o ponto fulcro do seminário. A escritora Berenice presenteou a Biblioteca da Embaixada com alguns exemplares de seus livros, incluindo os publicados pela Editora Casa Verde, bem como algumas antologias de contos breves da mesma.

Os trabalhos finalizaram com um impecável coquetel nas belíssimas dependências do Palazzo Pamphilj – sala Palestrina, que sedia nossa Embaixada naquele pais – em plena Piazza Navona, conhecida por suas três lindas fontes.

 

Mais informações sobre Berenice Sica Lamas

 

A presença de Berenice Sica Lamas no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na