Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Artistas

Adair Philippsen

Juiz de direito aposentado. Autor de "Vitral de Letras", poemas, pela WS Editor. Participou de dezenas de coletâneas de poesias e contos. É membro da AGES-Associação Gaúcha de Escritores e presidente da ALMA-Associação Artística e Literária Mario Quintana, de Santo Cristo-RS.

Cidade Santo Cristo
Telefone(s) 55-3541-1017
Celular 55-9607-0705
E-mail aphilippsen@tj.rs.gov.br

   

Alcir Nicolau Pereira

Em alguns lugares é conhecido por Alcir, em outros por Nicolau. Enfermeiro no Hospital Ernesto Dornelles, formado pela UFRGS. Tem Licenciatura Plena, pela Faculdade São Judas Tadeu e Administração Hospitalar, pela FAPA. Tem vários prêmios literários, sendo os mais importantes: Bienal Nestlé de Literatura (1991) quando meu conto “TRÈS AMIGOS CAMPEREANDO” foi classificado entre os dozes melhores, na área infanto-juvenil; Troféu Pandorga da TV Educativa, na 48º Feira do Livro de Porto Alegre, com o livro Infantil“AGUERRA DAS LETRAS” – Editora Alcance; Histórias de Trabalho, em 2002, 2003 e 2005, 2008 e 2010 pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre; Prêmio Habitasul, em 2003, 2005, 2006 e 2007 e Poema no Ônibus, em 2006, 2008 e 2010 pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

http://www.alcirnicolau.com/

   

Ana Mello

Nascida em São Leopoldo, Ana Mello é licenciada em Ciências e Matemática pela Unisinos. Atua profissionalmente como téc. Química. Iniciou suas publicações em 2002 quando foi uma das classificadas no concurso da Carris, Relatos da História e outras Memórias, tendo conto publicado em livro com esse título.  Publica em diversos sites na internet e é colunista do site SORTIMENTOS.NET desde 2003. Coordenadora do Movimento Poetrix no RS.  Publicou em 2009 seu primeiro livro em papel, MINICONTANDO, pela editora Casa Verde.

   

Ana Paula Caruso

“Uma gaúcha que por acaso nasceu em São Paulo”.
Uma artista que por acaso virou publicitária, que por acaso decidiu voltar a ser artista.
Simples assim.
Ou nem tanto.

Ana Paula mora em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul; filha de mãe como artista e pai professor de matemática herdou a arte com certeza, já a matemática...
Apesar de ter seu terreno seguro na ilustração, arrisca-se sem medo pela escrita, pela música, pintura e onde mais puder colocar sua criatividade.
Publicitária por formação, Ana Paula foi uma das fundadoras da agência Outra Comunicação na qual trabalhou como Diretora de Criação por sete anos, deixando a publicidade para realizar seu verdadeiro sonho: trabalhar com ilustração e animação.
Atualmente trabalha como freelancer de ilustrações e design e desenvolve o projeto Azul Alice, que dá nome a um blog de ilustrações e textos autorais e a uma linha de adesivos de parede exclusiva desenvolvida em parceria com a Loja Cacto.
Além disso, tem explorado o mundo da animação vetorial trabalhando e estudando com o Estúdio Laços em Pelotas, sob a batuta de André Macedo.

Para conhecer mais sobre Ana Paula Caruso e seu trabalho acesse:
www.anapaulacaruso.com.br
azul-alice.blogspot.com

 

   

Bianca Pinheiro

É natural de Porto Alegre e cursa o último semestre do curso de Artes Visuais na UFRGS. Possui curso técnico em Design de Moda (SENAI) e integra o NIQ, Núcleo de Ilustração e Quadrinhos da UFRGS.

Alguns de seus trabalhos podem ser vistos em http://www.zuinn.com.br/biancabarrosalmeidapinheiro

E-mail: biancabibs@yahoo.com.br

   

Caetano Cury

Nasceu em 1985, em Caçu-GO, mora em Guaxupé, Sul de Minas e faz charges locais toda semana para o Jornal Correio Sudoeste e Portal Gxp, ambos da cidade onde vive. Tem um blog desde 2006 onde cultiva tirinhas de humor (opanca.blogspot.com).
Em 2010 passou a publicar também quadrinhos geeks no Jovem Nerd, o mais importante site do gênero no país. Em 2011 descobriu que nem tudo é humor e resolveu desenhar quadrinhos mais intimistas, numa linguagem quase que poética.
Cury também ama o rádio. Ele coordena uma Rádio Comunitária em Guaxupé desde 2002, onde fica o dia todo tentando apontar caminhos para uma cidade melhor.

   

Caio Riter

É professor e escritor. Mestre e doutor em Literatura Brasileira, ministra oficinas de criação literária e possui vários livros publicados, entre infantis, juvenis e contos. Recebeu os prêmios Açorianos (2004, 2006 e 2009), 1º Barco a Vapor (2005), Ages - Livro do ano (2005 e 2006), Orígenes Lessa (2007), além do Selo Altamente Recomendável (2007) e de participar dos Catálogos de Bolonha e White Ravens.

Participa de vários projetos que tem por objetivo aproximar o leitor do escritor. Entre eles, Divulga Leitura (Artes e Ofícios), Adote um escritor (CRL/SMED), Autor Presente (IEL), Fome de Ler (ULBRA/CRL).

http://caioriter.com/

   

Carla Pilla

Ilustradora, animadora e designer, Carla Pilla é formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e especializada em Expressão Gráfica pela PUCRS. Desde 2008 ilustra diversos livros infantis e infanto-juvenis. É diretora de arte do projeto de série de animação para TV Bolota e Chumbrega e criadora das tiras de humor felino Filé de Gato. Gaúcha, hoje vive no Rio de Janeiro.

Links
Portfolio / blog / humor felino

   

Cármen Neves

Nasceu em Porto Alegre RS, reside em Criciúma SC. Autora de quatro livros editados de forma independente.
Pensando em ti - livro de poemas (2000 - edição esgotada);
A Magia do Farol – romance ambientalista - ( 2002 – edição esgotada);
Castelo dos Desejos – romance ( 2008 – edição esgotada);
O sapo, a bruxa e a corrente do bem - infantil (2010 - poucos exemplares à venda) e dois livros inéditos.
 Participou de algumas Feiras do Livro como a de: Porto Alegre, Gramado, Gravataí, Criciúma e de Urussanga. Uma participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e eventos literários como em 2005, na Academia Brasileira de Letras e Alguns Café Concerto, da Fundação Cultural de Criciúma. E, diversos convites de escolas para incentivar a leitura. Membro da Academia Virtual Brasileira de Letras – cadeira 263
http://www.avbl.com.br/website/c.htm
Site : www.carmenneves.prosaeverso.net
Blog: http://soparadizerquetenhoumblog.blogspot.com/
E-mail: carmen.neves@yahoo.com.br

   

Christian David

Formado em Ciências Biológicas com ênfase em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2008 lançou o livro “Mão Dupla” (escolhido pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil para integrar o catálogo da Feira de Bolonha), também com temática jovem, pela Artes e Ofícios Editora. Tem participado de mesas-redondas abordando a literatura infanto-juvenil e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.

Site: http://www.christiandavidescritor.com/

   

Dane D’Angeli

Artista plástico, ilustrador,  músico e compositor.  Trabalha em eventos e projetos socioculturais  e atua em organizações não governamentais utilizando a arte como instrumento para desenvolver processos de educação e crescimento dos indivíduos.

http://usearteartesvisuais.wordpress.com/

   

Edgar Borges

É um índio nascido e criado acima da Linha do Equador. Aprendeu a ler e falar português lendo quadrinhos de todos os tipos. Há um tempão mora no Brasil e um bocado desse espaço escreve no blog Crônicas da Fronteira (www.edgarb.blogspot.com) e outros lugares por aí, inclusive no twitter: www.twitter.com/borgesedgar

Blog Crônicas da Fronteira: www.edgarb.blogspot.com
Projeto Caminhada Arteliteratura www.caminhadaarteliteratura.blogspot.com
Coletivo Arteliteratura Caimbé: http://caimbe.blogspot.com
Blog Cultura de Roraima: www.culturaderoraima.blogspot.com

   
Fábia Barbosa Pedro
   

Isiara Caruso

Gaúcha nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul em 7 de janeiro, por profissão pedagoga, psicopedagoga clínica e escritora por inspiração.

Livros:
1987 participei da Antologia dos 250 anos da Cidade do Rio Grande
1988 publiquei Gato e Sapato (Editora Sagra ISBN 85-241-0204-7), livro contendo poesias que escrevia para trabalhar com meus alunos das séries iniciais.
2009 participei das coletâneas da Editora Novitas:
I Coletânea Scriptus - Baú de Ideias
II Coletânea Scriptus - A Livre escrita
2010 Antologia Poetrix 4 Terra da editora Scortecci
III Coletânea Scriptus - Palavração
Faço parte do Movimento Internacional Poetrix.

Mantenho blog onde posto minhas produções literárias:
www.jugandoconlaspalabras.blogspot.com
www.cachinhos-morochos.blogspot.com
http://isimieres.wordpress.com

 

   

Letícia A. Ucha

Gaúcha, nascida em Porto Alegre. Advogada, formada pela PUC/RS, pós-graduada em Direito Público. Participou em 2011, da Antologia “ Entre Palavras” – SINTRAJUFE/RS, com dois contos “ As gêmeas” e o “Preço”. Integrante da Antologia Especial Bienal de Minas Gerais 2012, com o conto “Você!”. Considera a literatura como a arte do encontro da palavra com a emoção.

E-mail: leticiaucha@bol.com.br

   

Mário Feijó

Professor de Oficina de desenho artístico em Capão da Canoa-RS, desde 2006. Também foi o presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Capão da Canoa, na gestão 2006/2007, até julho deste ano. Mário Feijó além de artista plástico também é poeta e lançou este ano o Livro de poesias pela Ed. Secco, PERMITA-SE...

   

Monika Papescu

Nasci em São Paulo, em 1969, numa família de artistas de todos os sabores: meu pai é artista plástico, minha mãe tocava piano e a família Papescu vem de uma longa tradição de livreiros. É associada da AEI-LIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) e da ABIPRO (Associação brasileira dos ilustradores profissionais).

Acesse o site da artista

   

Naura Sartori

Artista plástica, formada pela UFRGS, com especialização em Pintura e Cerâmica. Trabalha preferencialmente com assuntos da ecologia.

   

Rosane Castro

Atriz, arte educadora e contatora de histórias. Graduanda do Curso de Letras pela Universidade Luterana do Brasil.
Adora ouvir e contar histórias, e foi neste universo de encantamento e magia que acabou encontrando o caminho das pedras amarelas que a faz retornar todos os dias para casa,lá no mundo da imaginação.
Como arte educadora participa de projetos sociais; Como atriz, atua no grupo de teatro voando as tranças; Como contadora de histórias está sempre envolvida em eventos que proporcionem aprendizado.
Participa de Bienais do livro pela Câmara Rio-Grandende do Livro; coordenou o QG dos Pitocos na área infantil da Feira do Livro de Porto Alegre durante cinco anos; Conta histórias em praças, feiras, livrarias...
Montou uma bibliteca para os moradores do bairro onde mora e o acervo conta com 1.500 títulos. Recebeu recentemente o título Cidadâ Legal,da Band Tevê. Já ía esquecendo, ela também organizou o Seminário de Contadores de Histórias "Ao Pé do ouvido",na cidade onde mora, Cachoerinha.

   
 

Suely Braga

Suely Eva dos Navegantes Braga, nascida em Santo Antonio da Patrulha-RS, mora nacidade de Osório. É professora aposentada em Língua Portuguesa e Literatura, pós-graduada em Orientação Educacionl pela PUCRS. É escritora de contos, crônicas e poesias, premiada muitas vezes a nível estadual e nacional. Participou de mais de 40 Antologias. Em 2007, publicou o livro de contos e crônicas "Os últimos acordes do concerto". Pertence à Academia dos Escritores do Litoral Norte. Escreve na internet ,no Recanto das Letras e no site da Academia. É correspondente do jornal RSLETRAS de Porto Alegre.

   

Tiago Braga

É designer, cursa bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade do Valle do Rio dos Sinos. Cursou `Live Design` na Perestroika (escola de atividades criativas) em Porto Alegre. Atualmente trabalha com Design Estratégico no Núcleo de Projetos e Prospecção da Opus Promoções.

   

Tuba

Marcos Ribeiro Mendes (Tuba) é artista gráfico do humor. Desenhista, cartazista,caricaturista e ilustrador, Marcos Ribeiro Mendes nasceu em Cachoeirinha, RS, em 1965, e iniciou na arte da caricatura em 2000. Desde então participa de salões e exposições nacionais e internacionais. É integrante da (GRAFAR), Grafistas Associados do Rio Grande do Sul. Associado da ABIPRO (Associação brasileira dos ilustradores profissionais).

 


Acesse o site do artista
   

Capa | O Projeto | Quadrinhos | Artistas | Notícias | Links | Mural de Recados | Contato

Site desenvolvido pela Rede Artistas Gaúchos

 

Oficinas de Escrita
ONLINE

Oficina de Crônicas Online

Indicado para quem quer escrever crônicas ou textos para blogs. Com Ana Mello.

Oficina de Criação
Literária Online

Indicado para quem é escritor ou quer se iniciar na vida literária. Com Marcelo Spalding.

Oficina de Escrita
Criativa Online

Utilize teoria e técnicas de retórica, jornalismo e criação literária para escrever textos mais eficientes e criativos. Com Marcelo Spalding