Resenhas

Comentários sobre Sherlock Cat



"Sherlock Cat. O que falar desse livro que mistura a fantasia com o aconchego e o conforto de uma leitura criativa e bem escrita?

Como uma pessoa que leu este livro adorável duas vezes, em duas línguas diferentes, posso sim, dizer que sua leitura é uma das leituras mais tranquilas que eu já li.
A história de Sherlock Cat é cativante e ela não apenas irá te entreter, a mesma irá te convidar a ler e fazer com que você se sinta como parte daquela história e de seu contexto. Esta história escrita pela escritora Sinara Foss não se trata somente de uma obra literária infantojuvenil, mas sim de um conto excelente que irá levar você até o final da história com muita qualidade de leitura e aventuras que devem ser desbravadas ao longo do conto pelo próprio leitor.

Sherlock Cat é um livro excelente com uma história muito criativa e bem pensada, e como um excelente conto infantojuvenil de aventura ficcional, é uma excelente história para aqueles que querem ter introduções literárias na língua inglesa ou então para crianças que querem estudar um novo idioma ou então, simplesmente se entreter e se divertir.

Sherlock Cat. What to say about this book that blends fantasy with the coziness and comfort of creative, well-written reading?

As a person who has read this lovely book twice, in two different languages, I can say that its reading is one of the easiest and calmest readings I have ever read.
Sherlock Cat`s story is captivating and it will not only entertain you, it will invite you to read and make you feel part of that story and its context. This story written by the writer Sinara Foss is not only a children’s/teenage book, but an excellent story that will take you to the end of the story with a lot of reading quality and adventures that must be explored throughout the story by the reader itself.

Sherlock Cat is an excellent book with a very creative and well thought-out story, and as a great children’s/teenager book of fictional adventure, it`s a great story for those who want to have literary introductions in English, or for children who want to study a new language or, simply entertain themselves and have fun."

Luis Pedro Guimaraes, 15 anos


"É impossível negar as inúmeras vantagens oferecidas por uma boa leitura. O que falar, então, sobre uma boa leitura feita na língua inglesa? Seria juntar o útil de praticar uma língua adicional com o agradável de aproveitar uma nova história, certo? É isso que a nova edição de Sherlock Cat, livro da autora Sinara Foss, oferece. Tiger e a turma agora fazem parte de uma história toda em inglês que pode, além de encantar quem a lê, ser usada para fins pedagógicos, dentro ou fora da sala de aula.

Com uma escrita pensada para crianças, o livro pode servir como uma boa ferramenta pedagógica para professores de inglês que queiram trabalhar a literatura nas aulas de língua adicional. Além de servir como suporte para apresentar vocabulário aos estudantes, a autora preocupou-se em apresentar curiosidades sobre alguns dos bichinhos que fazem parte da história e que poderiam, inclusive, ser objeto de um trabalho interdisciplinar nas escolas.

É com uma narrativa bem elaborada e personagens cativantes que Sherlock Cat cumpre a tarefa de envolver o jovem leitor na trama, criando expectativas e surpreendendo-se com o desenrolar da história. Além de todas as vantagens de se ler o livro, as maiores delas é poder conhecer um pouco mais a turma que a Sinara nos apresenta e a possibilidade e ensinar o respeito aos animais às crianças. Sherlock Cat continua o legado de Memórias de um cachorro velho e as várias aventuras de Sissi, agora em inglês!"

Mateus Santos de Carvalho - estudante do curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Sinos


"O quão envolvente pode ser um livro sobre um gatinho detetive? Muito e não vou fingir que não fiquei surpreso. Logo no início, ao saber que a história teria na verdade seis gatos - e mais alguns cachorros, logo me perguntei se eu não teria dificuldade em lembrar quem era quem, mas a personalidade de cada personagem é tão bem desenvolvida que após algumas páginas você jura que os conhece de verdade. A química entre todos é encantadora e a história não é menos empolgante, dando vida ao mundo como só nossos bichos enxergam. Para não deixar de comentar sobre o texto em inglês, basta dizer que é uma leitura com expectativas sobre o leitor - que se correspondê-las, será recompensado com um livro que você não quer fechar na última página."

Felipe Schoenardie, professor de Inglês, graduado em Letras Português Inglês e pós-graduado em Educação Bilíngue e Cognição


"Quando estamos crescendo, aprendendo as lições da vida, sempre há os que defendem o ponto de vista de que é necessária certa dose de esperteza ou até mesmo maldade para que a gente "se dê bem". Assim como os que dizem que pensar nos outros é desgaste de energia e que a gente deve tratar unicamente de resolver os nossos próprios problemas.

De repente, não mais que de repente, os gatinhos da aventura Sherlock Cat tocam a nossa mão de uma forma muito pacífica, tão pacífica que a gente pode acabar não notando se não tiver um pouco de sensibilidade. E nesse suave convite, num ritmo carinhoso como o ronronar de um gatinho, nos convida a ver o lado da nossa existência nesse mundo que no fundo no fundo a gente sabe, mas muitas vezes esquece: de que vale a pena sim exercer bondade, gastar um pouco de energia, mesmo que isso signifique sair do nosso problema, para ajudar e alegrar os outros que precisam.

A frase não é minha, mas acho que cabe muito bem para falar das aventuras de Sherlock Cat: é bom ser importante, mas importante mesmo é ser bom."

Eduardo Souza de Andrade, graduado em Letras pela Facos - Osório e pós-graduado com especialização em docência em língua inglesa pela Unicid de São Paulo


"De início o livro se apresenta com uma característica distinta: é bilíngue, fator determinante para enxergá-lo em meio à leitores que gostam e querem aprimorar a língua inglesa. Pelo fato da autora ser uma professora de inglês, ao abrir o livro pela primeira vez, tem-se a impressão de que ele foi escrito unindo suas paixões: seus animais e seus alunos. Mas ele vai além. Trata-se de uma obra extremamente terna; mas atual. Inicia com um dos principais problemas que enfrentamos: a adaptabilidade à mudanças, ao enfrentamento do desconhecido, ao que será visto nos próximos capítulos. Trabalha a confiança e, de uma forma bem humorada, a liderança de Maggie, um dos seis felinos, frente aos seus companheiros e, de forma bem clara, a personalidade de cada um. Dá para entrar na história e fazer todos os questionamentos e se empenhar em todas as investigações com eles. Esse é um fator que faz da obra uma delícia. Os “grandes” também a curtem. Nos meandros da curiosidade encontra-se um ato de amor, quando um gambazinho é encontrado e os gatinhos buscam investigar aonde está sua mãe. Com o final feliz, Tiger “entende” que pode ir além e, junto certamente terá que levar seus companheiros, que já encontram-se animados com o novo desafio."

Rosalva Rocha - Turmismóloga e Escritora, Associada do Grêmio Literario Patrulhense


"Com abordagem leve e instrutiva, Sherlock Cat conta a aventura dos PETs da escritora Sinara Foss, após a mudança para um lugar diferente, onde a característica natural dos gatos de serem exploradores e curiosos é muito bem representada pelo protagonista Tiger, em uma jornada de descobertas com ajuda de seus irmãos de adoção.

Um dos aspectos mais legais do livro é que através da forte conexão com os seus "filhos de quatro patas" e interpretação da linguagem corporal deles, a autora consegue com muita sensibilidade e criatividade expressar e traduzir o ponto de vista dos bichinhos para as nossas palavras em português e inglês.

O livro que foi lançado em versão bilíngue é um ótimo material para estudos da língua inglesa, especialmente se você já estuda inglês com a professora Sinara, tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente em sala de aula alguns dos seus queridos personagens."

Cristiam Tomazelli

 

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "490809" no campo.