Biografia

> english version

Sinara Foss nasceu no interior do município de Santo Antonio da Patrulha. Teve  uma infância difícil  com brigas e separação dos pais, mas aliviada pela convivência com seus primos e irmã.  Com os primos  por parte de pai descia morros com canoa de coqueiro, subia em árvores, construía casinhas nos galhos,  comia frutas e verduras direto do pé, tomava banhos de arroio, criava histórias de fantasmas na morada “mal assombrada” dos avós Ana e Valdomiro.  Com os primos maternos, jogava muita bola. Dividiam-se em dois times de futebol e caçador.  Tomavam banho nas sangas que aguavam as plantações de arroz da região.  O sono chegava  enquanto ouvia as histórias inventadas pelos primos mais velhos, e observava a dança das chamas das velas ou dos lampiões de querosene.

Por ser uma criança um tanto introspectiva desde cedo se interessou por leituras. Antes dos dez anos  decidiu que  ia ser escritora, apoiada por sua mãe Francelina. Na escola destacou-se em inglês. Notou que nesta matéria ganhava elogios. Essa língua estrangeira tornou-se o seu refúgio. Era ali que se sentia bem.

Começou a estudar  Letras na PUC  em 1988. Inglês e Alemão.  Na década de 90 começou a dar aulas  de inglês. Em 1996 publicou seu primeiro livro Memórias de Um cachorro Velho. Não parou mais de se auto publicar chegando a oito ou nove livros. 

Em 2012, fez Oficina Literária na PUCRS  com  o Assis Brasil e participou da Antologia de final de curso. Percebeu que tem muito que aprender e desde então não parou mais  de frequentar oficinas literárias e cursos.  Fez cinco ou seis anos  com Charles  Kiefer.  Em 2018 foi pra Metamorfose fazer a Formação de Escritores organizada pelo Marcelo Spalding.

Vai recomeçar a escrever, agora com mais consciência. 

Pronta, ela ainda não está. O processo de aprendizado continua... até  o fim.