artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Um pouco além
Marcelo Spalding

Se Saramago fosse chamado para sugerir um título ao mais novo livro de Cleci Silveira, talvez cravasse “Ensaio sobre a nostalgia”. E em poucas palavras captaria bem a sensação deste primeiro romance da já premiada autora.

Além da porta (Movimento, 2008), narra a história de uma descendente de alemães, Valquíria, desde o nascimento, passando pela infância e a ida para a Capital em busca de oportunidades profissionais. Muito ligada à terra e à família, especialmente à avó, recorda com saudades dos tempos de infância e lamenta a urbanização de sua antiga terrinha, por vezes lamenta também estar longe de casa apesar da paixão pela enfermagem. E essas saudades de Valquíria simbolizam toda a saudade de uma geração por tempos menos corridos, com menos carros, dinheiros e urgências circulando.

Franklin Cunha, médico e escritor, na contracapa destaca que a obra “se passa num tempo e numa estrutura social quase pré-capitalistas, nos quais os afetos, os laços familiares eram mais importantes do que a posse e a fruição de objetos e coisas inúteis previamente obsolescentes”. Fernando Neubarth, também médico e escritor, na orelha saúda o livro e lembra: “o tempo é o nosso, o que se viu e o que se vê”. Não por acaso ambos salientam este aspecto nostálgico, quase melancólico, mas natural e necessário diante de uma sociedade tão transformada.

“Nas noites de sábado, os imperdíveis bailes da Reitoria. Dançava-se ao som de Norberto Baldauf e seu conjunto, em épocas de “amasso” musicado, virgindade e muito romantismo. Buscava-se o par ideal e, quando se achava, a música era a condutora do espetáculo, e os pares se deixavam levar, juntinhos, rostos colados. Uma dessas noites, Valquíria nunca mais esqueceu. Foi quando conheceu Sérgio, Sig, como o chamavam os amigos. Estava no último ano da Faculdade de Economia. Dançaram juntos. Ele gostou dela, ela gostou dele, de seu jeito, de sua voz, de seu cheiro. Gostou como jamais gostara de alguém e tampouco viria a gostar. Foi assim, tudo muito rápido.”

Não que Cleci, hábil narradora, caia no jogo fácil do saudosismo, exaltando o passado ou os que estão na terra (em oposição aos urbanos). De forma alguma: ao longo da narrativa as personagens mostram-se nada planas e a maldade revela-se onde haja inveja, perfídia, ambição, seja na cidade ou no campo, seja no passado ou no presente. Mais do que a perda de sua terra, Valquíria terá de lidar com a perda de seus laços afetivos, quase todos, e a ruína da casa é apenas um símbolo da ruína familiar (lembrando um pouco, neste aspecto, o maravilhoso Dois Irmãos, de Milton Hatoum).

Outro nome de peso que assina orelha do livro, Luiz Antonio de Assis Brasil, prefere saudar a autora, afirmando que “estamos perante uma escritora que merece colher todos os frutos de seu trabalho”. Palavras de mestre, pois Cleci iniciou sua vida literária em 1994 na Oficina de Criação Literária do Assis, e de lá para cá amadureceu o texto e solidificou uma carreira respeitável: duas coletâneas de contos, uma de crônicas e indicação como finalista ao Prêmio Jabuti. Este é, pois, seu primeiro romance, um dado que de certa forma interfere na própria estética do livro.

Ocorre que assim como o próprio Assis Brasil desde O pintor de retratos e muitos contistas que publicam romances, como Cíntia Moscovich e Jacira Fagundes, só para citar duas mulheres, Cleci produz novela com feitio de conto, utilizando uma linguagem extremamente concisa e, acima de tudo, valendo-se sobremaneira do subtexto. Entre sobrar algo desnecessário ou faltar algo importante, a opção é pela concisão, pelo subtexto, o que de um lado exige mais do leitor e, de outro, a ele abre um universo enorme de possibilidades.

E é além das palavras, além do tempo, além da porta que está o real significado das palavras, do tempo e das portas.


29/10/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "000305" no campo ao lado.
 
  

 

  Literatura Gaúcha

Resenhas e comentários publicados no portal sobre livros de autores do Rio Grande do Sul. Se você deseja enviar uma resenha ou uma obra para ser resenhada, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial. As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos autores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Literatura Gaúcha:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações