artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Respeito aos Direitos Autorais
Jussara C. Godinho

Peço licença para falar de uma preocupação que invade nosso universo na Net há muito tempo: a irresponsabilidade e o desrespeito, no que se refere aos Direitos Autorais.

Neste fim de semana, recebi uma mensagem por e-mail, um PPS, com um poema lindo! Até aí, nada de mais. A questão é que o poema trazia como autor nosso querido e imortal Mario Quintana. Como sou ardorosa fã, antiga e assídua leitora do meu conterrâneo Quintana, percebi imediatamente que aquela obra não era dele, não possuía as características dos seus textos, apesar de ser muito boa e ter o seu valor. Mesmo assim, fui pesquisar e constatei o que já imaginava: tratava-se de alguns provérbios antigos que foram acoplados um ao outro e atribuídos ao Poeta.

Confesso que essa confusão continua gerando em mim uma certa inquietação, que me faz refletir: até onde irá o desrespeito e o descaso em relação à autoria dos textos que circulam em nosso dia-a-dia, nas mais variadas situações? Será que as pessoas repassam dessa forma por desconhecerem seus verdadeiros autores, ou por pura falta de responsabilidade e valores culturais e humanos? Tanto uma coisa quanto outra é deveras muito preocupante!

O mundo virtual é o espaço onde tudo acontece em segundos, é poderoso! Exatamente por isso é que o cuidado com o que é repassado tem de ser redobrado. Usando um lugar-comum, é uma “faca de dois gumes”, um instrumento extremamente útil para divulgar, mostrar, abrir caminhos para o conhecimento, mas que poderá ser aquele que promoverá ou facilitará a existência de um “caos”, no caso, um “caos literário”, talvez, até irreversível.

Para os Poetas, um alerta! Registrem seus textos na *Biblioteca Nacional. É um procedimento legal, eficaz, seguro. O registro chegará em sua residência em pouco tempo, garantindo o direito sobre seus escritos.

Aos leitores, um pedido! Acredito que todos devemos levar a sério esse assunto e assumir o compromisso de, ao divulgarmos textos, atribuir a autoria a quem tem direito, e isso é responsabilidade de cada um.

Portanto, ao repassarmos textos, quaisquer que forem os objetivos e circunstâncias, vamos conceder os créditos a seus devidos autores e editoras, respeitando os **direitos autorais, apresentando, sempre, o nome do autor e as fontes bibliográficas.


*(Site da Biblioteca Nacional) www.bn.br

**(Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610 de 19/2/98. Violá-los é crime estabelecido pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro).

Site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm


18/11/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "455605" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na