artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

PoETs no telefone, no ipod e na minha casa
Isabel Bonorino

Harmonia, melodia e letra. Essa é a receita das músicas criadas pelo grupo Os PoETs. Um ritmo dançante, totalmente pop, capaz de empolgar o público desde a primeira até a última música do show.

A estréia do trio foi em 2001, na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e, desde então, não pararam mais. Os Poets, leia-se poetês, trabalham em conjunto. Dividindo a criação de letras e melodias, já compuseram cerca de 40 músicas. Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto além de poetas são também amigos, músicos e compositores. Suas canções são compostas e executadas em parceria, variando apenas os músicos que os acompanham.


O ET dentro dos poetas

“não importa
como todo oceano se resume numa gota
todas as mulheres se resumem em você”

Apesar de, contraditoriamente, não considerar como poesia as letras das músicas que cantam, Silvestrin, admite que há um cuidado especial na hora da composição. Para ele, “Música legal com letra bacana”, mais do que o nome do primeiro cd, é a proposta do grupo: uma música que seja boa de ouvir, de cantar, de dançar e que tenha uma novidade, alguma surpresa sonora. As letras das músicas dOs PoETs são simples e a mensagem mais simples ainda. Algo meio filosofia de botequim, misturado com o estilo carpe diem, aproveite o dia, a vida, pois ela pode ser ruim, mas mesmo assim é boa. E assim, o grupo trata de temas triviais da nossa vida, da forma como qualquer bom poeta é capaz de tratar. “As letras são dificilmente simples, é o mais difícil de fazer”, constata Silvestrin ao lembrar da hora da criação. E assim é o trabalho limado, (como talvez diria o poETa Olavo Bilac), bem-humorado, debochado e, por que não, comercial, dOs PoETs.

O musical que ninguém viu (porque ainda não tiveram a idéia de fazer, é claro..)

A mistura de ritmos variados (pop, surf rock, chorinho?) e a escolha das músicas dos shows revela uma unidade que nos dá a sensação de estarmos ouvindo algo contínuo. No show realizado Ocidente, dentro do Porto Verão Alegre 2009, a impressão foi que as melodias eram lineares, formando uma grande composição. Bastava apenas reordenar os temas para chegarmos a um formato que poderia até se aproximar de um musical daqueles bem animados. Aliás, a animação se estendeu à grande parte do público, composto em grande parte por fãs da banda, que pediu e ganhou bis em formato acústico.

Conforme Silvestrin, os arranjos vocais são feitos para até três vozes; porém, apesar da divisão, que teoricamente coloca um dos três cantores como a 1ª voz e os outros como backing vocals, uma (possível, será?) “abdução” do técnico de som no show impediu que se escutasse claramente o efeito vocal desejado pelo grupo. Destaque, no acústico, para a bela voz de Ronald Augusto, mais grave e menos afetada pelo “pequeno detalhe” que faz a grande diferença em qualquer apresentação.

Redondo com um buraco no meio

Os poETs – o disco – deve ser lançado em cerca de 3 meses, conforme conta Ricardo Silvestrin. Marcelo Fornazzier, ex-guitarrista do De Falla e conhecido dos cinéfilos pelos curtas “O 8º selo” e “O velho do saco”, assina a produção. A seleção das músicas para o cd foi literalmente testada nos shows da banda, quando foi verificada a receptividade do público a cada canção. Apesar de relevante, o gosto da platéia não é o critério mais importante para as escolhas, revela o músico. Os poETs não abrem mão do que gostam de cantar. “O primeiro público somos nós, o grupo tem que gostar”, conta divertido Silvestrin.

No youtube, já se pode conferir algumas músicas dos PoETs, como Só você e Nostradamus.


13/02/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "573411" no campo ao lado.
 
  

 

  Isabel Bonorino

Isabel Bonorino é jornalista, radialista e relações públicas. Musicista, dedicou-se ao canto lírico de 1995 a 2005, atuando como soprano nos corais da Ospa e PUC. Foi colaboradora da Revista Literária Blau e produtora/apresentadora na Rádio da Universidade, onde criou o programa "UFRGS em Canto". Atualmente é produtora e repórter da TV Assembléia.

isabel@artistasgauchos.com.br
twitter.com/ISAbonorino


Colunas de Isabel Bonorino:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na