artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Livro digital, literatura universal
Mauro Paz

No último dia 02, a Amazon lançou o Kindle 2.0. O novo leitor de e-books, disponível para compra a partir de 24 de fevereiro, tem capacidade de armazenar aproximadamente 1.500 títulos. Atualmente, o site da Amazon dispõe de 90 mil títulos para venda, sistema parecido com o Itunes. O usuário do Kindle tem a possibilidade de conectar o leitor à rede sem fio e adquirir os títulos preferidos.

O pensamento de que tecnologias como a do Kindle acabarão com o velho e bom livro anda no ritmo da atual angústia desenfreada pelo novo. O último modelo de Televisão ultradigital, a última palavra em celulares que cozinham pipoca, a superinovação em transmissão de dados. Besteira. Boa parte do que nos é oferecido não passa de besteira. Portanto, se, no futuro, as pessoas lerem histórias inteiras sobre lâminas de cristal líquido, a verdadeira diferença deverá estar no conteúdo. Grandes histórias, cheias de hiperlinks, existem antes mesmo da escrita, Homero que o diga. O que sustenta a boa literatura é o texto , não o meio.

Dessa forma, acredito que “atual” é saber transitar pelo novo sem falar em nome da novidade. Tem que soar autêntico, natural. Um ótimo exemplo disso é o livro de contos Trocando em Miúdos, lançado por Luiz Paulo Faccioli no fim de 2008. Na antologia, Faccioli apresenta quinze contos livremente inspirados nas músicas de Chico Buarque. Mesmo tratando-se de prosa, o leitor percebe o ritmo da lírica suburbana de Chico em belos contos, como Coração Suburbano II, no qual a protagonista apenas busca um amor para lhe acompanhar. Leitura que tem encontro marcado com a trilha sonora.

Misturar literatura e música também é a proposta da Mojo Books (http://mojobooks.virgula.com.br). Desde 2006, a editora disponibiliza aos internautas e-book de ficção inspirada em música. Hoje, a editora soma 112 livros lançados, 115 singles e mais 5 quadrinhos. Entre os autores, nomes de todos o país como o Marcelino Freire, que emplacou na Mojo com uma livre versão de minicontos inspirados no genial disco de Stan Getz e João Gilberto. A Mojo não tem preferências por estilos musicais, só restringe que a referência ao disco deve ser mantida no campo da inspiração, ou seja, não são permitidas referências diretas às letras das músicas, traduções ou versões.

Criar a partir de outra linguagem, explorando formas, conectando sentidos sem ter a pretensão de soar inovador: creio nesse caminho. Certa vez, Charles Kiefer me falou: há autores que inovam e há os que são lidos. Não prego para que se deixe de lado a tecnologia, muito menos as inovações estéticas. Porém, acredito plenamente que, mesmo com tanta tecnologia, só o conteúdo transforma o homem. Tanto no Kindlen quanto nos aedos, boa literatura é universal.


25/02/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "433203" no campo ao lado.
 
  

 

  Mauro Paz

Nascido em 1981, Mauro Paz tem formação em Letras pela Uniritter e em Criação Publicitária pela ESPM. Atualmente, trabalha como redator publicitário. O autor tem contos publicados nas antologias 103 que contam e Novos Contos Imperdíveis, ambas organizadas por Charles Kieffer, além de participação em diversos sites literários.

mauro.paz@hotmail.com
velhopituca.blogspot.com


Colunas de Mauro Paz:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na