artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Vende-se uma manchete!
Luciana Thomé

Lugar privilegiado do caderno cultural, colunas amplas e com direito a imagens, bela vista do roteiro de eventos e exposições. Os interessados em ocupar esse “espaço” são muitos. Cada vez mais, a concorrência se intensifica em todos os campos de atuação. Na área das artes não seria diferente. Então, vem a pergunta mais importante: há espaço para todos? Como eu consigo uma divulgação para o meu projeto?


Luciana participou do 9º Papo de Artista, sobre
a relação dos artistas com a mídia
A assessoria de imprensa, assim como outras especializações da Comunicação, não é uma ciência exata. Não existe uma fórmula que garanta a publicação em jornais e revistas impressas. Elementos como um release completo (contendo todos os dados sobre o evento ou projeto) e imagens de qualidade (sejam fotos ou vídeos) ajudam muito. No entanto, a assessoria de imprensa profissional ultrapassa o simples redigir de um texto ou escolha das fotografias mais significantes. O assessor age como um verdadeiro representante comercial, que se mune das informações e vai até a redação e até o jornalista “vender” a pauta. O julgamento sobre a utilização ou não do material sempre será do profissional do veículo. E algo deve ser lembrado: a aceitação e o sucesso do projeto sempre virão por parte do público.

Será que você precisa de um assessor de imprensa? Talvez não precise. Sou muito objetiva em apontar, quando consultada, a necessidade ou não da contratação do assessor. Porém, não restam dúvidas de que esse serviço atalha alguns caminhos na direção do objetivo. O assessor de imprensa é útil ao artista porque possui referências nas redações. Ele prepara o material para melhor aproveitamento dos jornalistas e também aconselha sobre diferentes abordagens de divulgação de um evento, atividade ou projeto.

Atualmente, a Internet permite um universo ainda mais amplo para a divulgação, com a utilização de mídias alternativas à grande imprensa para fazer a notícia chegar diretamente ao público consumidor de cultura. E-mail, sites e blogs podem ser as primeiras referências na web. E as redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter permitem ir ainda mais longe.

Por esse motivo é tão essencial privilegiar o profissionalismo, ou seja, o jornalista com comprovada experiência na área. Você pode cortar o valor de assessoria de imprensa do seu projeto (o orçamento deve valorizar o objeto fim: livro, exposição, evento, entre outros) e é claro que a assessoria não significa, diretamente, que o evento terá lotação esgotada ou todos os livros vendidos. No entanto, o aproveitamento institucional para o projeto ou o artista é incontestável quando se consegue, por exemplo, uma matéria numa publicação de grande circulação. Um referencial concreto se forma ao redor do artista, permitindo a divulgação de todo o trabalho que possua qualidade e inovação, bem como abre as portas para outras iniciativas sequentes do mesmo autor.

A discussão pode ser infinita. Mas o trabalho deve ser constante e os resultados não aparecem de uma hora para a outra. Um bom assessor de imprensa atua como verdadeiro parceiro dos projetos culturais. Por isso é importante ressaltar: não tenha medo de avaliar a possibilidade de um jornalista participar e planejar ações de comunicação para sua obra ou projeto.

Luciana Thomé
Jornalista, assessora de imprensa da área cultural e agente literária. Ex-assessora de imprensa da Casa de Cultura Mario Quintana. Entre os clientes atendidos está a Não Editora (www.naoeditora.com.br).
luthome@estudiodeconteudo.com.br


14/05/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "085207" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na