No último final de semana participei do evento Papo de Artista, promovido
pelo Portal Artistas Gaúchos, na Farol, em Porto Alegre, com o tema “A
relação do artista com a mídia”. A grande quantidade
de artistas presentes, para uma tarde de sábado, comprovou que este tema
chama a atenção da classe artística. Ficou clara a dificuldade
sentida por eles em conseguir um mínimo espaço junto aos veículos
de comunicação para divulgarem seus projetos, seus trabalhos,
sua arte. São artistas visuais, músicos, escritores, poetas, entre
outros, que batalham e acreditam na sua arte e desejam vê-la reconhecida.
Querem que sua mensagem chegue aos seus públicos e precisam da mídia
para isso.
Sarah participou do 9º Papo de Artista, sobre
a relação dos artistas com a mÃdia |
A questão é essa, uma boa comunicação com a imprensa
também pode ser considerada uma arte. Não uma arte do artista
e sim do assessor de imprensa cultural. Um jornalista formado, preparado para
ajudar o artista a disseminar o conteúdo de seu trabalho. Todo o artista
deveria ter o direito de exercer com plenitude e tranqüilidade o seu talento,
assim como todo o artista tem o direito de ter seu talento divulgado com profissionalismo.
Junto com a jornalista Luciana Thomé, também assessora de imprensa
cultural, conversamos sobre isso, abrindo espaço para que os artistas
presentes expusessem suas dúvidas. Como produzir um bom release? Qual
o melhor horário para fazer uma ligação para a imprensa?
O que rende uma nota exclusiva em alguma coluna? Como agendar uma entrevista?
Quanto tempo antes do lançamento a pauta deve ser encaminhada? O que
é um press kit?
A relação do assessor com os jornalistas (seus colegas de profissão)
facilita esse trabalho e garante melhores resultados. O profissionalismo evita
erros comuns que podem ser cometidos quando a divulgação do trabalho
do artista fica a cargo de alguém não especializado no assunto
(em geral um parente ou um amigo).
Sabemos que nem sempre o artista tem orçamento disponível para
poder custear uma assessoria de imprensa. Não há uma tabela de
valores para isso. Tudo dependerá das demandas de trabalho. O Um lançamento
de livro, por exemplo, é muito mais em conta do que um lançamento
de filme, que geralmente tem financiamento. Essa é outra questão
importante e deve ser abordada. Muitas vezes o artista esquece de acrescentar
ao seu projeto o orçamento para divulgação. Chegada a hora
do lançamento, precisa tirar do próprio bolso, ou fazê-lo
de forma precária.
Uma artista presente afirmou durante o bate-papo ter gasto mais na impressão
de panfletos, do que investiria em um profissional de assessoria de comunicação.
É preciso medir o custo benefício. Um bom relatório de
imprensa, com análises qualitativas e quantitativas da clipagem publicada,
pode ser muito útil, para obter apoios e patrocínios - afinal
quando apóia ou financia um projeto, a empresa e/ou entidade quer dar
visibilidade a sua marca.
Para melhores resultados, o ideal é o assessor acompanhar o projeto
desde o princípio. Ele poderá auxiliar o artista desde as definições
de datas, o que é fundamental em alguns casos, através de um planejamento
estratégico de comunicação, até a elaboração
do relatório final. O assessor redigirá e aprovará com
o artista os releases, notas exclusivas e sugestões de pauta, de acordo
com a linguagem necessária, unificando o discurso. Ele sabe como devem
ser encaminhadas as imagens para ilustrar a pauta – digo e repito, uma
boa foto vende uma nota. Ele tem um mailing completo, com praticamente todos
os contatos dos jornalistas que escrevem sobre arte e cultura em jornal, revista,
rádio, TV, sites e blogs. Mas principalmente, ele tem essa relação,
tão almejada pelos artistas e que fará com que seu projeto se
dissemine.
Sarah Goulart
sarah@mariacultura.com.br
(51) 9108.7621
* Jornalista, atuante na área de assessoria de imprensa cultural.
Entre os trabalhos já realizados, destacam-se a divulgação
local e nacional de importantes projetos culturais de Porto Alegre, como lançamentos
de filmes, espetáculos teatrais, livros, exposições e festivais.
Na área de cinema é responsável pela CineEsquemaNovo –
Festival de Cinema de Porto Alegre, desde sua primeira edição.
Fez os lançamentos dos filmes “Cão Sem Dono”, de Beto
Brant e Renato Ciasca (em Porto Alegre); “3 Efes”, de Carlos Gerbase
(nacional); “Nome Próprio”, de Murilo Salles (na última
edição do Festival de Gramado e seu lançamento no RS e
SC); “Ainda Orangotangos”, de Gustavo Spolidoro (filmagens e lançamento).
Atualmente atende o núcleo de cultura do Instituto Cultural Brasileiro
Norte-Americano. Em abril fez assessoria de imprensa para a segunda edição
da FestiPoa Literária. É a responsável pela implantação
da área de Assessoria de Imprensa na Maria Cultura, empresa gaúcha
que trabalha com comunicação cultural.
gostaria se vc pudesse mandar seu e-mail
para eu poder mandar algumas proposta para vc.
obrigada
tatiane
tatiane moraes, porto alegre rs 21/09/2009 - 17:49
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