artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Save the Date
Clara Pechansky

Que fique esclarecido que sou totalmente a favor da Bienal do Mercosul, e que este artigo não tem a pretensão de se colocar contra ou a favor, já que essa é uma discussão superada. A Bienal é um fato bom para a cidade: é importante, incrementa o turismo, faz pensar, divulga a arte e, principalmente, amplia o público de interessados em cultura.
Este artigo se refere a uma mensagem que recebi por email. Um lembrete para as exposições da Bienal.

A chamada é SAVE THE DATE. Em seguida, há informações práticas sobre as datas das exposições da Bienal do Mercosul, a relação completa de artistas participantes, curadores e patrocinadores.

A pergunta é: por que a chamada está em inglês?

Como a dominação da língua inglesa é uma verdade global, sempre que se quer chamar atenção para algo no Brasil, a chamada é em inglês. Assim, as lojas dos shoppings anunciam sale nas vitrines, com tantos % off, e roupa casual, com um look muito fashion. Tudo bem quando se trata de moda. A tendência, ou trend, é essa mesmo. Quem não está in na moda, está out, e tem grande possibilidade de ficar old fashioned: manda o lifestyle que o jeans para streetwear seja skinny, porque T-shirts e camisas estão mais slim. As cores são off-white, rosa marshmallow, e o shape é boyish, em estilo used.

Não há purismo neste artigo: eu também uso o mouse, faço downloads, deleto o que não quero. Só não entendo a razão da chamada em inglês para lembrar a data da Bienal. O público que vai visitar as exposições não é composto somente por gente que entende inglês, ao contrário: o evento se torna, felizmente, cada vez mais popular. As pessoas, a cada edição em maior número, os escolares e universitários que vão ver a Bienal, precisam salvar a data das exposições, ou somente ser lembrados delas através de uma boa divulgação, de preferência em português?

O Mercosul abrange países onde se fala português e espanhol. Aqui não se fala inglês. Por que utilizar uma expressão que soa esnobe para uma exposição aqui nos pagos? Será que não há outra maneira de chamar a atenção? Bastava colocar um não esqueça. Ou guarde bem esta data, já que querem nos impor uma tradução direta.

Estamos às vésperas da inauguração da 7ª Bienal do Mercosul – cujo mote este ano é GRITO E ESCUTA. Alguém nos salva do excesso de americanismo, anglicanismo, ou o que seja? Help!


Publicado originalmente na Zero Hora e reproduzido aqui por sugestão da autora


22/10/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "392704" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na